Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Pacientes estão perdendo seus órgãos transplantados por falta de medicamentos no Acre”, denuncia Associação ao MPF

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A falta de medicamentos para pacientes de hemodiálise e transplantados renais na rede pública de Saúde do Acre foi denunciada nesta terça-feira, 21, ao Ministério Público Federal por pacientes que se dizem prejudicados pelo descaso do Estado.


O documento foi encaminhado ao procurador-chefe do MPF no Acre, Ricardo Alexandre Lago. Nele, a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados (Apartac) denuncia a falta de micofelanato de sódio de 360 MG para transplantados e sacarato de ferro para pacientes com insuficiência renal crônica.

Anúncios


Há ainda relato de que pacientes estão perdendo seus órgãos transplantados por falta de medicamentos; unidade de Nefrologia superlotada e operando no limite e “órgãos perdidos e estragados por falta de solução e medicamentos”.


“Estaremos esperando por alguma resposta dessa instituição que deveria proteger e defender o cidadão, mas infelizmente ainda não tivemos apoio da mesma, pois já entramos com uma ação em fevereiro desse ano e a resposta foi que não viram nenhum problema sistêmico e encaminharam o processo para o MPE, quase um ano depois ainda não obtivemos nenhuma resposta do MPE e voltamos novamente ao MPF e relatamos que os problemas que eles não consideram sistêmico se agravou e pessoas estão morrendo e voltando para a máquina de hemodiálise por falta de medicamentos”, desabafa Vanderli Ferreira, presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido