Menu

Terceirizados da Secretaria de Saúde do Acre estão sem salários desde outubro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dezenas de funcionários terceirizados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) estão com os salários atrasados desde outubro. Os funcionários entraram novembro com o drama de não ter dinheiro nem para colocar comida na mesa. O medo é que chegue dezembro e o ano feche sem os pagamentos.


Os trabalhadores são ligados à empresa Red Pontes que, para se defender, alega não ter recebido nenhum centavo da Sesacre desde o mês de setembro. Essa não é a primeira vez que a empresa atrasa salários. Em novembro e dezembro do ano passado, por exemplo, a situação foi a mesma.

Publicidade

Uma funcionária foi informada que os pagamentos dela e dos colegas só serão feitos quando o poder público pagar o que deve à empresa. Enquanto isso, a sensação já margeia o desespero de quem tem filhos para alimentar e contas vencendo para pagar.


“A gente trabalha o mês todo, então o que esperamos é que a empresa nos pague. Mesmo que a empresa não receba, eles tem que nos pagar. Se não tem dinheiro, por que nos contrata? Eles ficam esperando sempre pelo governo, mas a empresa tem que ter dinheiro também. Estou cansada disso”, reclama.


Procurada, a Sesacre negou que haja qualquer débito atrasado com a empresa. Muito pelo contrário, a secretaria diz que todos os pagamentos foram feitos e que apenas o mês de outubro, a ser pago em novembro, é que está pendente. O pagamento deve ser feito até a próxima semana.


“A gente tem que chamar a atenção do Ministério Público, porque quando a gente recebe, eles mandam assinar com a data que tem que ser, tipo o dia três ou quatro do mês. Eles fazem isso para depois a gente não ter como processar a empresa, ou denunciar eles pro Ministério do Trabalho (sic)”, denuncia um dos funcionários.


O gerente da empresa, Emerson Feitosa, esclareceu que já conversou com os funcionários. Ele destaca que o atraso só ocorreu agora porque não há mais recursos para manter a folha em dias. Mesmo com atrasos, a Red Pontes estava mantendo os pagamentos.


“Essa galera é complicada. Foi feita uma reunião com cada funcionário explicando que o pagamento de outubro ainda não tinha sido pago porque os empenhos da Sesacre atrasaram por falta de orçamento. Foi explicado um a um, e ficou certo que até o dia 23 estaria tudo sanado”, destaca.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido