Menu

Após pôr em xeque documento da OAB, petista Rodrigo Forneck emite nota com ar de arrependimento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O líder do PT na Câmara dos Vereadores, Rodrigo Forneck, emitiu nota de esclarecimento com ar de arrependimento sobre a declaração que deu nesta terça-feira, 14, quando pôs em xeque o chamado termo de compromisso assinado em 2016 entre a OAB e os candidatos à prefeitura de Rio Branco. O termo, em seu item seis, pedia ao candidato eleito que cumprisse o mandato até o final. Mas Forneck disse na sessão de ontem que o documento seria uma estratégia da Ordem para inviabilizar a candidatura de Marcus Viana ao governo em 2018. Ele disse isso depois que o oposicionista Roberto Duarte (PMDB), que também é advogado, afirmou na tribuna da Casa, que Marcus descumpre seu compromisso com a OAB.


Em sua nota, Forneck diz que a oposição faz politicagem com o termo de compromisso da OAB e que, ao contrário do que diz Duarte, “o Decálogo de Compromissos da OAB não impede o pré-candidato Marcus Alexandre de disputar cargos eletivos, mas o proíbe, sim, de assumir função comissionada no Estado”.

Publicidade

No final da nota, o líder do PT aproveita para fazer afagos na OAB. Ao dizer que “lamenta que membros da oposição se utilizem de uma instituição renomada e tão bem conceituada perante a sociedade para propagar desinformação. Por fim, reitera a confiança depositada na OAB/AC e desculpa-se por qualquer eventual mal entendido”, encerra.


O item seis do termo pedia aos candidatos “compromisso de respeitar o mandato recebido nas urnas, não abdicando do cargo para o qual concorreu e foi eleito, para assumir cargo de confiança junto ao Poder
Executivo”.


Ontem, antes da nota emitida, Forneck declarou que “naquele momento a população já dizia que o Marcus, eleito prefeito, seria um excelente candidato a governador. E a gente com a aquele clima, apareceu de uma hora pra outra esse termo de compromisso como uma boa estratégia de tentar inviabilizar esse momento de agora. É uma articulação que pode ser a OAB”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido