Conecte-se agora
Fechar

Rio Branco comemora Dia Mundial do Hip Hop com música, dança e graffiti

Publicado

em

União. Esse foi o sentimento que deu o tom do Dia Mundial do Hip Hop na noite de domingo, 12, em Rio Branco, quando os diversos movimentos da arte urbana subiram no mesmo palco, embaixo da Ponte Metálica, no Centro, para celebrar a data. Estiveram lá os manos do rap, graffiti, break e DJ – todos os elementos que constituem a cultura do hip hop.

As atrações musicais ficaram por conta do Rap Conexão Interna, T.H.L. Ratazanas, Unidade Popping, N.P.C. e Distrito 068. Dois grupos de 5 pessoas, cada, disputaram a Batalha de Breaking (dança urbana) e animaram o público, formado tanto pela velha guarda do hip hop quanto pelos mais jovens. Durante toda a programação, grafiteiros do Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua) mostravam sua arte ao vivo em painéis distribuídos pelo evento.

Kinho Dubasse é DJ e um dos veteranos do hip hop em Rio Branco. Ele conta que no começo dos anos de 1990 só havia o breaking pelas ruas da cidade e que o seu sonho era ver os demais elementos acontecendo e coexistindo. “Quando nós, que estamos há mais tempo no movimento, nos deparamos com um evento como esse, com todo mundo unido celebrando o hip hop, a sensação é de conquista”, comemorou o músico.

O Caua, grupo que reúne grafiteiros da cidade, tem ajudado a pintar esse novo momento para o hip hop local. Junior TRZ, membro do coletivo, saiu satisfeito do evento e homenageou os representantes dos grupos com pinturas. “O Dia Mundial do Hip Hop em Rio Branco foi uma data muito especial, cuja mensagem principal foi a de que juntos somos mais fortes. Onde tiver hip hop, os grafiteiros do Caua estarão lá mostrando sua arte”, completou.

As celebrações do Dia Mundial do Hip Hop foram incluídas no calendário oficial de Rio Branco após projeto de lei de autoria do ex-vereador Marcelo Macedo, sancionado pelo prefeito Marcus Alexandre em 2013. Elas foram apenas um aperitivo para a 4ª Semana Municipal do Hip Hop, que acontece entre os dias 20 e 26 de novembro em diversos pontos da cidade. Neste ano, a programação tem como tema “Na Resistência Pela Paz”, em alusão aos índices de violência registrados nos últimos meses na capital acreana.

O Dia Mundial e a Semana do Hip Hop são uma realização dos movimentos de arte urbana da cidade e têm o apoio cultural da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB). O presidente Sérgio de Carvalho participou da celebração no domingo e ressaltou a importância do hip hop para frear problemas como violência e censura à arte. “No Brasil, que vem criminalizando diversas manifestações artísticas, é muito importante que os movimentos se unam em prol da cultura. Fiquei feliz de presenciar diversos grupos de hip hop unidos e coloco a gestão cultural à disposição do movimento. Contem com a FGB”, reafirmou Sérgio de Carvalho.

Propaganda

Destaque 2

Com Marcus fora da prefeitura, processo da “Operação Buracos” sai de Brasília e retorna ao Acre

Publicado

em

Com a renuncia de Marcus Alexandre Viana ao cargo de prefeito de Rio Branco, o processo da “Operação Buracos”, desencadeada pela Policia Federal no final do ano passado, que teve origem na Justiça Federal de Brasília passa a ser de jurisdição da Justiça Federal do Acre. A movimentação na ação ocorre devido o ex-prefeito ter perdido o foro privilegiado para processos criminais, ou seja, o processo retorna a primeira instância.

O despacho foi disponibilizado na movimentação processual da Justiça Federal de Brasília e é assinado pela desembargadora federal Monica Sifuentes. “Verifica-se que o aludido investigado não mais ostenta a condição de Prefeito do município de Rio Branco/AC, tendo renunciado ao cargo em 06/04/2018, fato que lhe retira a prerrogativa de foro perante esta Corte; acrescento, ainda, que não se tem noticia de que seja ele ou outro réu presente nos autos ocupante de qualquer outro cargo que lhe assegure o prosseguimento do feito neste Tribunal. Pelo exposto, cessada a prerrogativa de foro neste Tribunal Regional Federal da 1ª Região, declino da competência para processar e julgar a presente ação, em favor da Seção Judiciaria do Estado do Acre, nos termos do art 29, XIX, do Regimento Interno desta Corte”, consta no documento.

Os demais citados na ação, beneficiados com a renuncia, também passarão a responder pelo supostos crimes no Acre.

A polícia Federal e o Ministério Público Federal suspeitam de que o desvio de recursos públicos no Deracre pode chegar à casa dos R$ 700 milhões na gestão de ex-diretores responáveis pela construção e manutenção da BR-364 desde 2009. Marcus Viana na tramitação do processo é ainda considerado investigado. O Ministério Público Federal ainda não apresentou denuncia contra ele e nem os demais envolvidos.

Continuar lendo

Destaque 2

População madruga na OCA de Rio Branco para atendimento após redução de horário

Publicado

em

Implantado com “o objetivo de democratizar ao cidadão o acesso à informação e execução de serviços públicos”, a Organização Central de Atendimento (OCA) parece entrar numa fase de retrocesso dos atendimentos ofertados à população acreana.

Na manhã desta quarta-feira, 18, assustava o número de pessoas na frente da OCA que se aglomeravam para obter uma ficha para os diversos atendimentos ali prestados. O Governo do Acre, por meio da Secretária Gestora (SGA), afirmou, em nota, que a redução não traria prejuízos à população, mas a mudança para fazer toda diferença para os cidadãos que agora tem que chegar de madrugada.

A cena relembra às intermináveis filas nas unidades de saúde e hospitais do Acre na busca por atendimento e agendamento e remarcação de consultas e exames.

Desde esta segunda-feira, 16, passou a vigorar o horário de atendimento reduzido de 8 para 6 horas. Vale lembrar ainda que a OCA foi criada com a “missão de expandir a política de atendimento ao cidadão às demais instituições do Estado”. Em nota da SGA alegou que a redução do atendimento não traria prejuízos aos serviços prestados na central, que continuam sendo disponibilizados com qualidade e eficiência”, alegaram em nota divulgada dia 20 de março.

Continuar lendo

Destaque 2

Socorro Neri empossa novo secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Elyson

Publicado

em

A prefeita Socorro Neri deu posse nesta terça-feira, 17, ao novo secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Elyson Ferreira de Souza. Realizada na sede do Centro Administrativo da Prefeitura, a solenidade reuniu gestores, servidores e convidados.

Graduado em Economia Elyson é Especialista em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Acre – UFAC, Mestre em Economia Doméstica pela UFV/MG, com doutorado em Desenvolvimento Econômico, e Pós-Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Professor do Magistério Superior da UFAC, ocupou cargos técnicos no Governo do Estado do Acre nas gestões de Jorge Viana e Binho Marques e na Prefeitura de Rio Branco, durante o primeiro mandato prefeito Raimundo Angelim.

“O secretário Elyson vem nos ajudar a dar continuidade ao legado de probidade administrativa de cuidar da gestão pública implantado pelo ex-prefeito Raimundo Angelim e que teve sequência na gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre. Cabe a mim dar continuidade a esse bom trabalho que vem dando certo, acompanhando ainda mais de perto os gastos, visando a otimização dos nossos recursos”, disse Socorro Neri ao assinar o termo de posse do secretário de Administração e Gestão de Pessoas.

Ao falar aos presentes, Elyson Souza agradeceu o convite e assumiu o compromisso de trabalhar para a garantia de serviços públicos de qualidade. Não faltará esforço e dedicação. Num momento em que nosso país passa por tantas dificuldades, me coloco a disposição para ajudar como um soldado na batalha. Não faltará empenho e dedicação para que juntos possamos dar respostas, encontrar soluções para continuar garantindo serviços públicos de qualidade”.

A solenidade de posse do secretário Elyson Souza contou com a presença da secretária de Diretos Humanos e Políticas Afirmativas, Núbia Musis, da secretária Adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elza Lopes, da secretária Adjunta da Mulher, Lidianne Cabral, do secretário Adjunto de Juventude, Daniel Alves e do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação de Rio Branco -ITEC, Mafran Almeida.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.