Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ruim: Faltam medicamentos básicos nos postos de Saúde da capital Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Rio Branco tem saúde”. Essa é a afirmação que a Prefeitura está veiculando nas emissoras de televisão. Mas a situação denunciada por usuários dos postos de saúde de Rio Branco é bem diferente: faltam medicamentos básicos, até mesmo os de controle das diabetes e hipertensão. A reclamação é geral entre os pacientes do município.


Medicamentos como dipirona, metformina, atenolol, nimesulida e amoxilina, por exemplo, estariam em falta na rede municipal há pelo menos 20 dias, situação que está deixando os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na mão, muitos deles com o tratamento prejudicado, devido à falta de dinheiro para comprar os remédios.

Anúncios


Antonia Menezes é uma das pacientes prejudicadas. Ela conta que esteve em duas unidades de Referência em Atenção Primária (URAP), no São Francisco e Adalberto Sena, mas que em nenhuma delas conseguiu retirar os remédios que toma para o controle da pressão e da diabetes.


“Esses dias eu vi no site de vocês que as empresas de fora estão vendendo os remédios para Rio Branco. Se eles vendem, porque é que não tem? Isso é um absurdo! Eu não tenho mais como comprar meus remédios. Meu filho está com a garganta inflamada, e não tinham anti-inflamatório, nem antibiótico. Nem dipirona eles tinham”, reclama.


A situação foi confirmada pela Prefeitura de Rio Branco, que esclareceu a falta de medicamentos como um problema pontual que deve ser resolvido em até 20 dias, prazo dado à empresa fornecedora para a entrega dos remédios já adquiridos pelo poder público municipal.


A reportagem do ac24horas visitou três das unidades citadas por pacientes: no Vila Ivonete havia apenas diripona e xaropes expectorantes. Já no São Francisco, nem dipirona tinha, segundo uma servidora que atendeu a reportagem. “Se precisar tem remédio para o catarro”, disse ao relatar o problema. Já no bairro Adalberto Sena, a farmácia da URAP Roney Meireles tinha apenas dipirona.


“É sempre essa situação. Faltam remédios rotineiramente. Acontece de eu comprar duas ou três vezes. O atenalol (sic) já tem dois meses que não consigo pegar. Hoje vim aqui para conseguir a metformina, e disseram que o rapaz veio ainda há pouco e retirou tudo que estava na farmácia. Isso é um absurdo”, critica o professor Antonio de Paula que sofre com a diabetes.


“A orientação da Secretaria de Saúde é para que os médicos façam a prescrição por medicamentos com o mesmo princípio ativo que possam atender às necessidades dos pacientes, até que o fornecimento seja normalizado”, diz nota da Prefeitura de Rio Branco.


CONFIRA A NOTA NA INTEGRA


A Prefeitura de Rio Branco oferta para a população da capital 230 itens da farmácia básica na rede municipal de saúde, quando o exigido pelo SUS é de 171 medicamentos, ou seja, o município oferece quantidade superior ao que exige o Sistema Único de Saúde.


Os itens sem estoque na farmácia central já foram adquiridos e terão o prazo de entrega por parte dos fornecedores em até 20 dias.


É importante destacar que todos pagamentos de fornecedores de medicamentos estão regularizados e que a Prefeitura de Rio Branco não possui pendências financeiras com fornecedores. O que ocorreu foi atraso na entrega por parte de algumas distribuidoras, problema vivenciado em todo o Brasil.


A orientação da Secretaria de Saúde é para que os médicos façam a prescrição por medicamentos com o mesmo princípio ativo que possam atender às necessidades dos pacientes, até que o fornecimento seja normalizado.


Rio Branco, 08 de Novembro de 2017


Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio Branco

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido