Menu

“Me permita pensar que esse delegado agiu politicamente”, diz líder de Marcus ao lançar suspeição sobre Operação da PF

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Me permita pensar que esse delegado agiu politicamente”, declarou o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Eduardo Farias (PCdoB), na sessão desta terça-feira, 07, na Câmara de Vereadores, ao defender o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, durante debate na Casa com a oposição sobre a condução coercitiva do petista ocorrida na semana passada no âmbito da Operação Buracos, da Polícia Federal.


“Não pode pairar nenhuma dúvida de que as instituições estão de um lado desse ou daquele espectro político. E eu fico com dúvidas. Quando no sábado, dia 30, se lança candidato o prefeito Marcus Alexandre, numa grande e bela festa, no dia anterior nós temos aqui o PIB da política nacional (Encontro de Governadores), e na segunda-feira, por coincidência dessas coisas, de um mandado que já estava desde o dia 27 de setembro na mão desse delegado, no dia seguinte, na primeira hora do dia é cumprido um mandado que já estava há mais de um mês na mão do delegado. Me permita pensar que esse delegado agiu politicamente. Eu não tenho como não pensar isso”, disse o vereador comunista.

Publicidade

“Não há nenhum problema em se investigar. O prefeito mesmo disse que ninguém está acima da lei. Eu lamento muito que a nossa Polícia Federal, que é uma instituição tão séria, reconhecida no nosso país, esteja sendo jogado nessa confusão a partir da ação do seu delegado, que tá confundindo a instituição com indivíduo. Ele tinha que ter respeito com o prefiro de nossa capital. Não teve isso nem por parte da Polícia Federal, do delegado, nem por parte da juíza que emitiu o mandado de condução coercitiva”, completou.


A operação, que cumpriu 23 mandados de condução coercitiva e 26 de busca nas cidades de Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Pimenta Bueno (RO), Ji-Paraná (RO), Cuiabá (MT) e Araraquara (SP), investiga um desvio de R$ 700 milhões no DNIT e em órgãos estaduais responsáveis pela execução de serviços em rodovias e ramais. No caso do Acre, o suposto desvio teria ocorrido no Deracre, órgão em que o hoje prefeito Marcus Viana foi diretor entre os anos de 2007 e 2012.


O vereador Eduardo Farias não citou nomes durante seu discurso.


O delegado Jacob Melo foi o responsável pela condução da Operação Buracos. No mesmo dia da ação policial, em coletiva de imprensa, o delegado afirmou que a PF não tem interesses políticos em suas ações. “Temos interesse em investigar os fatos”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido