Menu

Pesquisar
Close this search box.

Tema de Redação do Enem surpreendeu e deixou muita gente sem saber o que fazer

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O tema da Redação do Enem 2017 com certeza surpreendeu e deixou muita gente sem saber o que pensar, ou melhor sem saber o que escrever. O tema “Os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” é pouco debatido em sociedade, o que trouxe um grau de dificuldade maior para uns, como é o caso da candidata Sâmia Cristina, 36 anos, que considerou difícil escrever sobre algo que ainda não havia despertado seu interesse.


“Eu apostei em outros temas e polêmicas da atualidade como o suicídio, a violência, redes sociais, atentatos terroristas e transgênero. Fui pega de surpresa e acabei prejudicada, pois perdi muito tempo tentado montar um argumento dentro da proposta da Redação. Infelizmente tô bem desanimada”, disse Sâmia Cristina ao fazer pela primeira vez o Enem.

Anúncios


Já a adolescente Juliana de Oliveira, 16 anos, que fez o Enem como teste, disse que conseguiu fazer a prova de Redação com tranquilidade. O tema, segundo ela, foi inesperado mas não provocou dificuldades, já que conhece um pouco as dificuldade de quem enfrenta tal problema. Enquanto que nas demais questões de linguagens e ciências humanas disse que não conseguiu um bom resultado.


“Eu já tive um colega de sala que era surdo e eu pude ver o quanto era difícil para ele. Nossas escolas e professores não têm condição alguma de ofertar ensino especial, tampouco criar mecanismo para que eles possam ingressar numa faculdade. Realmente esse tema é um problema social que precisa ser reparo pelo Poder Público. A deficiência auditiva ou qualquer outra jamais pode ser encarada como obstáculo para quem deseja estudar e ter uma vida de oportunidades. Acho que nas demais questões não fui tão bem, achei a maioria das perguntas com um grau de dificuldade muito alto”, lamentou.


Eliane Melo, 38 anos, considerou o tema fácil, mas disse ter dificuldade para colocar no papel suas ideias. “O tema esse ano estava fácil, mas deixei para fazer a redação por último e acabei não fazendo bem feito. No geral achei bem difícil as perguntas. Eu estou a muito tempo longe da escola e percebo que preciso me preparar melhor. Seja o que Deus quiser!”, disse.


Neste domingo (5 de outubro) foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas e meia. A segunda etapa do Enem será realizado no próximo domingo (12) e incluirá as disciplinas de exatas: matemática (códigos) e ciências da natureza (Biologia, Física, Química) . A duração da prova será de quatro horas e meia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido