Menu

Assembleia homenageia Odontólogos e ressalta a importância para o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por meio de um requerimento de autoria do deputado André da Droga Vale (PRB) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (26) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado em 25 de outubro.


Na abertura do evento o presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Raimundinho da Saúde (Podemos) saudou a categoria ressaltando que a solenidade é uma forma de reconhecimento da casa aos serviços prestados pelos cirurgiões-dentistas.

Publicidade

“Sejam bem vindos a casa do povo, estamos muito felizes em recebê-los aqui. Essa é uma homenagem justa pelo serviço importante que vocês prestam à população”, disse.


Em pronunciamento o deputado André da Droga Vale destacou a importância da prevenção no contexto da saúde bucal. “Esses profissionais desenvolvem um trabalho muito importante e merecem todo nosso reconhecimento. Sabemos que a saúde bucal precisa ser tratada de forma estratégica, não só para promover uma qualidade de vida melhor, mas também para evitar outras doenças”, afirmou.


A presidente do Sinodonto, Vanessa Rose da Silva, destacou a importância da saúde bucal. A sindicalista pediu o apoio dos parlamentares acreanos para a aprovação de projetos que beneficiam a categoria como a criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários.


“Essa é uma classe muito importante. A saúde do corpo começa pela boca.Sempre venho pedir o apoio a essa classe. O avanço é lento, mas o sindicato não desiste da luta. A nossa profissão é super importante, o Incor, por exemplo, não opera sem antes passar pela avaliação de um cirurgião dentista. Gostaria de parabenizar o deputado André Vale e pedir o apoio para os nossos projetos como a criação de carreira de especialistas”, disse o parlamentar.


Isabele Bastos, presidente Conselho Regional odontologia no Acre, destacou os avanços obtidos pelos odontólogos, e a importância da continuidade de projetos para que a classe conquiste cada vez mais reconhecimento.


“Cumprimento todos os colegas de profissão por esse dia especial. Vejo que nossa odontologia deve ser comemorada, pois somos responsáveis pela saúde todos os dias do ano. Essa categoria tem se alavancado, estamos vivendo um momento ímpar recentemente com a criação de uma frente parlamentar.”


Outro que destacou a realização do evento foi o prefeito de Senador Guiomard, o odontologista André Maia. O gestor sua participação na política e pediu a união da categoria para que mais dentistas possam ingressar na política acreana.


“Fico feliz em estar aqui nessa casa. Assumi uma prefeitura em crise, mas tenho feito a minha parte. Eu estou prefeito de um município pequeno. Sou muito feliz com a minha profissão. Tenho feito o que posso para dar condição de trabalho no meu município. Conclamar a classe para que possamos na dificuldade nos unir. Precisamos incentivar que mais pessoas possam ocupar os espaços de poder”, destacou André Maia.


O deputado Jairo Carvalho (PSD) lembrou a importância do dia 25 de outubro para a categoria. O parlamentar disse que é “preciso valorizar ainda mais esse profissional. Eu quero parabenizá-los por esse dia. É preciso que o Poder Executivo crie políticas públicas voltadas para essa categoria tão importante para a nossa sociedade”, argumenta.


Já o deputado Jonas Lima (PT). O petista disse que “se nos unirmos junto aos sindicatos, conquistaremos cada vez mais benefícios para as profissões. Parabenizo não somente os odontólogos, mas também os parlamentares que estão aqui hoje prestigiando esses profissionais”, salienta.

Publicidade

Finalizando, a deputada Eliane Sinhasique sugeriu aos municípios que padronize o atendimento nas unidades básicas de saúde para que garanta celeridade no atendimento. Ela frisou que as pessoas acabam desistindo do tratamento devido a demora para sua conclusão.


“Sintam se abraçados. Sabemos do significado do trabalho de vocês. Ter uma boca saudável eleva a alta estima da pessoa. A boca é o cartão de visita do cidadão. A gente precisa realmente cuidar da boca das pessoas. Esse cuidado da boca é responsabilidade da Unidade Básica de Saúde. Nesse sentido, queria reivindicar que seja criado o setor de reparos. Muitas pessoas deixam de ser atendidas por ter que esperar meses para se concertar esses equipamentos. Outra sugestão seria a padronização no atendimento às pessoas no sentido de garantir a celeridade no atendimento. É preciso ter esse carinho com os profissionais que cuidam da boca das pessoas”, argumenta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido