Menu

Pesquisar
Close this search box.

Emylson diz que não “acha justo” divulgar dados de mortes violentas no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos bastidores da gravação do Bar do Vaz, tive a oportunidade de questionar o secretário de segurança, Emylson Farias, sobre o fato de sua gestão esconder – foi esse o termo que usei – os números de mortes violentas ocorridas de janeiro até este mês de outubro. Perguntei se isso ocorria devido a chegada do presidente Temer para encontro de governadores. A resposta foi surpreendente: “Não acho justo”.


Farias defendeu seu ponto de vista alegando que não acha justo divulgar os números e não ter um comparativo com outros Estados que não divulgam esses dados. Ele não disse o número exato, mas revelou por cima que mais de 300 pessoas foram mortas violentamente no Acre neste 10 meses de 2017. O gestor da SESP afirmou ainda que o número de mortos é maior em relação ao mesmo periodo do ano passado, mas frisou que ainda não ultrapassou a marca das 350 mortes de 2016.

Anúncios


O fato é que faltam pouco mais de dois meses para o ano terminar e a sensação é que os números do “mortômetro” não vão parar de subir, infelizmente, tendo publicidade ou não dos dados.


Para não ser injusto, registro uma colocação do assessor do secretário, o jornalista Pedro Paulo, que acompanhou o gestor durante a gravação. O comunicador revelou que uma equipe do Ministério da Justiça está no Acre visando instalar e integrar os sistemas de informações com os demais Estados do país, por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp). A ideia é que todos as estatísticas relacionadas a segurança pública sejam atualizadas em tempo real a partir do ano que vem e com a efetivação desse serviço a transparência seja mais efetiva. O secretário e seu assessor não negaram que nos últimos dois anos os números da violência de fato extrapolaram todos os níveis.


Registro feito!


E para quem não assistiu, sugiro que confiram a entrevista do secretário ao jornalista Roberto Vaz, no Bar do Vaz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido