Menu

Pesquisar
Close this search box.

Anúncio de Marcus Alexandre deixa vice fora

A coluna teve ontem a informação de duas fontes privilegiadas dentro do PT de que o nome do prefeito Marcus Alexandre (PT) só deve ser anunciado no próximo dia 1º de outubro, e não mais no próximo sábado. Está em curso uma pesquisa do Vox Populi e o governador Tião Viana achou por bem só tornar público o lançamento após o resultado da pesquisa, que deve estar concluída no fim da semana. A novidade maior fica por conta da decisão de que o nome do vice na chapa ao governo deverá ser oficializado em outra ocasião, para que todo o foco da cobertura da mídia sobre ato fique centrado apenas na candidatura de governo. Há ainda uma discussão que tende no sentido dos candidatos a senadores também só serem anunciados em outra oportunidade. Segundo as fontes que passaram a informação, o lançamento de Marcus Alexandre (PT) deverá ser feito de uma maneira não usual. Haverá uma coletiva na qual Daniel Zen (PT), Emylson Farias (PDT) e Nazaré Araújo (PT) anunciarão a retirada de suas candidaturas ao governo e em seguido, por aclamação, eles apontarão Marcus Alexandre (PT) como candidato único da FPA ao governo. Está certo também que só deixará a PMRB em abril.


JORGE VIANA RELUTA
A coluna tem informação que o senador Jorge Viana (PT) tem fincado o pé para que os nomes dos candidatos a senador e seus suplentes sejam também aclamados na reunião do dia 1º de outubro. Tião Viana defende a tese do Ato do dia 1º próximo ser só para governador.


ATÉ O PIPOQUEIRO SABE
Sobre a composição da chapa de Senado a novidade é zero. A coluna já tinha anunciado na semana passada que, Nazaré Araújo (PT) será a primeira suplente na chapa do Jorge Viana (PT) e Márcia Regina (PSB) a primeira suplente do Ney Amorim (PT). Até o pipoqueiro já sabe disso.


NÃO SE TRATA DE DESCARTE
A informação é privilegiada: o nome do secretário de Segurança, Emylson Farias, não está descartado pelo fato que o vice não será anunciado em conjunto com a candidatura ao governo. Trata-se de uma questão de marketing político de foco total em Marcus Alexandre.


QUASE ENFARTANDO
Ontem, o presidente do PDT, Luiz Tchê, estava quase enfartando com a estratégia petista de não anunciar em conjunto o nome do Marcus Alexandre e seu vice. Como marketing o PT está certo, ao querer centralizar todas as atenções na estrela maior que é o candidato ao governo.


AMEAÇA VELADA
O presidente do PDT, deputado Luiz Tchê, me disse ontem ao saber da estratégia do marketing petista que não existe alternativa: ou o secretário Emylson Farias (PDT) será o vice de Marcus Alexandre ou o PDT lança Emylson ao governo. “E se ele não topar, lançaremos outro nome”, ameaçou.


LEMBRA A VELHA HISTÓRIA
O PDT lembra ao PT, a máxima invertida: se eu não provar do seu pirão, você provará do meu cinturão. O Tchê colocou mesmo o PT nas cordas. Prova que o PT já não é mais o mesmo.


É BOM O TCHÊ CAIR NA REAL
O que está ocorrendo é que o presidente Luiz Tchê acha que, se o Emylson Farias (PDT) for indicado vice será por prestígio e força do seu partido. Nenhuma coisa nem outra. O Emylson foi para o PDT a pedido do governador Tião Viana, que é o padrinho da indicação. E não o colocou no PT para não ficar uma chapa só de petistas. O PDT, portanto, não é o pai da criança.


NÃO CHEIROU COLA
Na conversa política que o prefeito Marcus Alexandre teve com o ex-deputado Walter Prado à luz vermelha, foi feito o convite para que apoie sua candidatura e se filie ao PSB. Se optar pela segunda sugestão, vou imaginar que cheirou cola, porque irá ser apenas bucha de canhão no PSB.


MANOBRAS DE BASTIDORES
Não tratem o candidato ao Senado, Márcio Bittar (PMDB), como burro, repito na coluna. Consta que tirou, junto com o ex-prefeito Vagner Sales, a Procuradora Vanda Denir Nogueira do PP, para se filiar ao SOLIDARIEDADE, e tentar lhe emplacar como vice na chapa ao governo do senador Gladson Cameli (PP). Se a fonte está certa, não deixou de ser uma jogada inteligente. Indicada vice trabalharia na reeleição de Jéssica Sales (PMDB) e ajudaria muito a candidatura do Márcio.


FORA DE TEMPO
Conversei ontem com quem dá as hóstias no PT e deu para sentir não haver nenhuma simpatia para que o deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) venha ocupar a chapa como vice de Marcus Alexandre (PT). “O problema não é o currículo do Moisés, que é bom, é leal à FPA, mas o fato de que para alguém ser vice, ele tem que ter a simpatia dos aliados, e isso o Moisés não tem”.


PERDEU A VELHA FORÇA
O PCdoB perdeu aquela força que tinha com uma aguerrida militância política. O partido encolheu e não é mais protagonista na FPA. Perdeu até a indicação para vice do Marcus


Alexandre quando disputou a reeleição. Depois do PT, o partido mais prestigiado no poder é o PSB e depois do PDT. E pelo que ouvi ontem, dificilmente, ocupará a vaga de vice na chapa majoritária da FPA.


FICARIA UM BRINCO
A EMURB está revitalizando as avenidas por onde passará a comitiva do presidente Temer, para impressionar os visitantes. Temer deveria repetir a visita mais cem vezes, por trajetos diferentes, porque somente assim se teria a cidade um brinco de urbanização.


CONVIDADO ESPECIAL
O senador Sérgio Petecão (PSD) e o senador Gladson Cameli (PP) deverão vir no avião presidencial a convite do presidente Michel Temer, na sua visita institucional ao Acre.


CADÊ A CARTA?
Um amigo dirigente de um partido da oposição diz que está só esperando a propalada reunião para discutir a formação de uma chapa única para deputado federal na FPA, para perguntar: “cadê a Carta Compromisso do PPPS, PTB e SOLIDARIEDADE de que estarão na coligação”?


CALDO GROSSO
O DEM está decidido quanto a ter candidatos próprios para deputado federal. Depois do que ouvi do presidente Tião Bocalom (DEM) isso é ponto pacífico. Sobre o Coronel Ulisses ser o candidato a governador do grupo, não se pronunciou, mas se isso ocorrer, o caldo fica grosso.


O MESMO CLIMA
Pelo que já ouvi do presidente do PP, José Bestene, do deputado Gehlen Diniz (PP) e do deputado Nicolau Junior (PP) há uma convicção firmada no partido de que deverá também ter chapa própria para a ALEAC e Câmara Federal. Também não vi uma esperança de recuo.


CHAPA PRÓPRIA
O PMDB é o maior partido da oposição. Com vários deputados, vereadores, prefeitos, e não consegue ter a sua chapa para deputada federal? Ainda dá tempo, não entramos no ano eleitoral. A questão é que o PMDB nunca se prepara por contar com o “chapão” salvador.


CANDIDATURA PARA VALER
Político do PT do grupo do deputado Lourival Marques (PT) me garantiu ontem numa rápida conversa que, a candidatura a deputado federal é para valer, não foi um balão de ensaio.


É MUITA INGENUIDADE
É preciso ser muito ingênuo em política para ficar se imaginando que o vice na chapa do Marcus Alexandre não venha ser indicado exclusivamente pelo governador Tião Viana, que será o grande comandante da campanha. E acho que não está errado em tomar a posição.


QUE CONSELHO POLÍTICO?
Ontem, um dos dirigentes de partido nanico defendia num papo no térreo da ALEAC, que fosse convocado o “Conselho Político da FPA” para decidir a questão do nome do vice. Me restou rir. Quem decide o tom do baião na FPA são os irmãos Vianas, os demais são coadjuvantes. E ponto. Quando foi que este “Conselho Político” decidiu na escolha dos candidatos majoritários?


FARTOS ELOGIOS
O senador Jorge Viana (PT) tem se referido ao presidente do PT, Daniel Zen (PT), com os maiores elogios. O aponta como um dos quadros mais lúcidos e preparados do PT para futuros embates políticos e enaltece sua conduta como líder do governo na ALEAC. Também já ouvi este mesmo tipo de salamaleques de assessores próximos do prefeito Marcus Alexandre. Numa breve conversa ontem, Viana avaliou que Zen crescerá ainda mais na próxima eleição. Como o deputado Daniel Zen (PT) integra o grupo dominante do PT, não será demais depois de tudo o que se ouviu ao seu respeito, que seja reeleito com uma votação altamente expressiva. E se as urnas confirmarem isso e o Marcus Alexandre ganhar o governo, não me causará surpresa se for guindado à presidência da Assembléia Legislativa.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.