Menu

Ativista que ajudou Chico Mendes teria sido morto pelo próprio pai em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ativista Manoel Nascimento da Cunha, o Manoel Doido, bastante conhecido por sua luta a favor do movimento dos seringueiros em Xapuri, foi assassinado no último final de semana no município. O pai dele, um senhor de mais de 80 anos, assumiu a autoria do crime. Ele foi detido pela polícia em Xapuri.


Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Daniel Zen (PT), que conhecia Manoel, a morte do ativista é “algo bastante controvertido”.

Publicidade

Zen lembrou que Manoel integrava uma comissão de posseiros que esteve recentemente na Assembleia Legislativa do Acre pedindo ajuda devido a reintegrações de posse movidas por fazendeiros.


“Ele, assim como outros, reside em áreas limítrofes à área da Reserva Chico Mendes, portanto, não acobertados pela desapropriação. Já falei com nosso Secretário Emylson Farias, que está dando toda a atenção que o caso requer, posto que envolto em possível e suposto conflito de terras”, diz. O caso também será levado ao Ministério Público Estadual.


Nas redes sociais, a morte de Manoel foi lamentada. O cineasta Sergio de Carvalho recordou que o ativista foi um dos personagens principais do documentário Empate, que está em produção. “Companheiro de Chico Mendes, participou de diversos Empates, como o da Soberana e foi presença forte no movimento seringueiro e, atualmente, na retomada do Sindicato de Xapuri. Toda a solidariedade a sua linda família.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido