Menu

O período de estiagem castiga a maioria dos municípios e ajuda de caminhão-pipa vai chegar a mais três cidades

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O período de chuvas chegou, mas isso não foi o suficiente para os níveis dos reservatórios d’água de Brasiléia, Rio Branco, Porto Acre e Bujari, esta última que passa pela pior crise hídrica de toda a história recente. Com isso, caminhões-pipa vão ajudar no abastecimento dessas cidades.


Bujari, que já vinha recebendo o apoio dos veículos, serviu como exemplo de trabalho pra o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Agora, com a liberação de R$ 420 mil, dinheiro enviado pelo Ministério da Integração Nacional, os trabalhos correrão com mais agilidade.

Publicidade

O prazo de execução é de 180 dias, a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU). Findado esse prazo, o Acre tem até 30 dias para prestar contas dos gastos. Esse é o reconhecimento da situação de emergência em que estão as cidades acreanas.


Como destacou o Depasa, outubro é o primeiro mês do inverno amazônico, caracterizado pelas chuvas torrenciais, mas até agora a precipitação pluviométrica só tem ocorrido em áreas isoladas e aquém do esperado.


Por dia, os caminhões-pipa realizam 32 viagens para levar água ao Bujari. Agora, o serviço será ampliado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido