Menu

DEM manda coronel cantar em outra freguesia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Telefone toca. É o presidente do DEM, Tião Bocalom, para descartar qualquer hipótese de aliança com o PMDB, para a disputa de vagas de deputado federal e deputado estadual. Desmonta assim o plano do Coronel Vagner Sales (PMDB), ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, de montar uma coligação com PMDB-DEM-PSDB para salvar as candidaturas dos deputados federais Jéssica Sales (PMDB) e Flaviano Melo (PMDB), já que o PMDB só tem ambos como candidatos, o que os deixaria sem legenda para a reeleição. Tião Bocalom nega ter acontecido alguma reunião da executiva do DEM para tratar do assunto. “Sei que apenas o Vagner falou com o Frank Lima, numa conversa individual”. A minha posição é que disputemos a eleição com chapas próprias para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Defendo ainda que cada partido tenha a sua chapa. Bocalom diz que o DEM não se furtará a uma conversa com o PMDB, mas com a posição fechada de candidaturas próprias. O DEM está trabalhando sério para ter chapas competitivas à ALEAC e Federal. A posição de Bocalom empurra o PMDB para uma situação difícil.


A POLÍTICA É DINÂMICA
A política é dinâmica, já dizia o filósofo do Abunã, Rapirã e cercanias, ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira. A pensar que, na última disputa da PRB, o PMDB vetou Tião Bocalom (DEM) para ser o vice da candidata a prefeita Eliane Sinhasique (PMDB), sob o falso argumento de sua rejeição ser alta. Agora está o PMDB de pires nas mãos atrás do DEM, para se salvar.


PP DESCARTA
O PP também tem posição fechada de não aceitar uma coligação com o PMDB. O deputado Nicolau Junior (PP) me disse que, uma aliança com o PMDB para a disputa da ALEAC está fora dos planos do seu partido. E tenho informação do deputado Gehlen Diniz (PP) que, o PP terá chapas próprias para a Aleac e para Federal. O que deixa o PMDB fora do contexto aliado.


VELHA MANIA DO PMDB
O uso do cachimbo deixa a boca torta. A velha mania do PMDB de não trabalhar novas lideranças para formar chapas para as disputas de estadual e federal e chegar no ano eleitoral impondo um chapão, para salvar os seus medalhões, parece que agora está dando errado.


FICA MUITO DIFÍCIL
Esta confusão toda deixa o candidato ao governo, senador Gladson Cameli, (PP), numa situação muito delicada perante o seu partido. Mesmo que imponha uma aliança com o PMDB, os atuais candidatos a ALEAC e Câmara Federal podem se rebelar e retirar seus nomes. E o Gladson não terá como impedir. Se isso acontecer o PP pode ficar sem chapas. Vai deixar?


TESE MAIS CORRETA
A tese que me parece mais correta é a defendida pelo deputado Gehelen Diniz (PP) de que cada partido da oposição teria que ter a sua chapa para a Assembléia Legislativa e Câmara Federal , porque seriam mais candidatos a pedir votos para a chapa majoritária.


UMA PERGUNTA AO PMDB
Antes de pressionar o PP, DEM, PSDB, para fazer uma coligação para a Câmara Federal, os caciques do PMDB não teriam que pressionar primeiro o candidato a senador Márcio Bittar (PMDB), para levar os partidos da sua afinidade, PPS-PTB e SOLIDARIEDADE para a aliança?


Entrando com a cara
E até porque o principal avalista da filiação do Márcio Bittar no PMDB para ser candidato a senador foi o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales. Até aqui o Márcio entrou só com a cara e a coragem no PMDB e não trouxe nenhuma soma com novas lideranças para o partido.


NÃO TEM COMO COMPOR
Um aliado do prefeito de Senador Guiomard, André Maia, revelou ontem num papo que não vê uma luz no fim do túnel para uma composição com o PP para apoiar o seu candidato a governador. Mais de uma dezena de denúncias já teriam sido feitas contra ele pelo vereador do PP, Gilson da Funerária, no MP.


O EXORCISTA ATUOU
A crise entre a Prelazia do Acre na pessoa do Bispo Don Joaquim e o governador Tião Viana, acabou em uma conversa entre ambos. O governo quitou uma parte da dívida com o Hospital Santa Juliana e todos passaram a comungar da mesma ceia. Para a glória do puxador das passeatas do PT, o Padre Asfury.


SITUAÇÃO CURIOSA
O PHS é um partido da FPA. O próximo presidente, Jarbas Soster, é justamente quem está acionando a Peixes da Amazônia em mais de 3 milhões de reais e ameaça pedir a falência da empresa, se a dívida não for quitada. Não deixa de ser uma situação política curiosa.


MELHOR NO CONTEXTO
O senador Sérgio Petecão (PSD) é quem melhor vem se colocando no contexto dos candidatos ao Senado pela oposição e por um motivo muito simples: não tem arestas. Ao contrário do candidato a senador Márcio Bittar (PMDB), que não consegue a simpatia dos aliados.


FESTA POPULAR
O senador Sérgio Petecão (PSD) aonde chega é uma festa popular porque fala a língua da classe C do eleitorado, que é a mais numerosa e essencial em uma eleição majoritária.


PROJETO PESSOAL
Um velho amigo do jornalismo traçou ontem numa conversa o exato papel da oposição, no Acre: “o principal adversário da oposição numa campanha é a própria oposição, porque cada um dos seus dirigentes tem o seu projeto pessoal e não pensa no coletivo”. Perfeito!.


ESPAÇO MAIS AMPLO PARA CRESCER
A candidata a deputada estadual Charlene Lima (PTB) tem muito mais chance de ampliar o seu eleitorado em Sena Madureira de que estivesse sendo apoiada pela prefeitura. É que livre tem muito mais chance de tornar plural o seu eleitorado, do que se estivesse presa a UM esquema fixo.


BOLA OU BURICA
É entendimento do pessoal do marketing do governo de que seria mais prudente a Delegada Carla Brito (PSB) não ser candidata a deputada estadual, porque poderá estar jogando fora uma carreira política. Se ganhar, tudo bem! Se perder, se descredencia de disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul em 2020. É bom lembrar que não terá os apoios que teve para prefeita.


O BURACO É MAIS EMBAIXO
Quem tem uma votação expressiva para a prefeito, geralmente, não consegue repetir a mesma votação para cargos proporcionais. Para prefeito existe todo um esquema pluripartidário de apoio ao seu nome, para deputado estadual é na Lei de Muricy.


E MUITO BEM VOTADO
Falo porque conheço a sua base de apoio: o deputado Daniel Zen (PT) deverá voltar ao parlamento com uma das maiores votações do seu partido. O seu prestígio cresceu muito na cúpula palaciana e na da prefeitura da Capital. E integra o grupo interno mais poderoso do PT.


CHAPA COMPLETA
Salvo algum ponto fora da curva deverá ser esta a chapa a ser apresentada pela FPA, no início do próximo mês: Marcus Alexandre (PT) para o governo, com Emylson Farias (PDT) de vice. Para o Senado, Jorge Viana (PT), com Nazaré Araújo (PT) como primeira suplente e Ney Amorim (PT), tendo Márcia Regina (PSB), na primeira suplência. E o jogo está feito.


TREMENDO EQUÍVOCO
É um erro de amador se partir para o ataque pessoal ao prefeito Marcus Alexandre (PT), como tentativa de lhe desgastar. Baixaria não rende votos. É só lembrar a eleição para o Senado. O que mais deu votos para o Gladson Cameli (PP) se eleger senador foram os ataques pessoais que sofreu no horário eleitoral, com a esquete do “Riquinho”. Transformou-se em vítima e a sua campanha virou um mamão com mel.


NUNCA CRIA IDENTIDADE
Não há que se condenar o DEM, o PP, por estarem trabalhando para terem chapas próprias para deputado estadual e deputado federal. O partido que pretende crescer tem que mostrar a cara na eleição ou ficará sempre na sombra de coligações, como parasita. Não cria identidade.


DEMOCRACIA COMPORTA DIREITOS
Uma democracia comporta direitos. Há quem defenda a direita e o papel de torturadores na Ditadura Militar. Há quem defenda ditadores e figuras cruéis da esquerda. Há quem defenda os ladrões da República. A democracia não pode ser capenga, pender somente para um lado. Se eu vejo um outdoor com uma figura histórica ou política que me causa repulsa, simplesmente ignoro e continuo a caminhar. No momento que parto para danificar ou queira impedir a manifestação estou saindo dos trilhos da democracia. A democracia não pode ser para só nos agradar. Ou então deixa de ser democracia e passa a ser uma ditadura de conduta. Toda a liberdade de expressão tem que ter mão dupla. O contraditório é essencial.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.