Menu

Governo atrasa pagamentos e Conselho Presbiteral cancela cirurgias no Santa Juliana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um comunicado assinado por Dom Joaquin Pertinez, bispo da igreja católica no Acre, referendado pelo Conselho Presbiteral da Diocese de Rio Branco, informa à comunidade católica local que devido aos atrasos nos pagamentos por parte da Secretaria de Saúde as cirurgias cardíacas estão canceladas desde o dia 09 de outubro, assim, como exames de cintilografia, densitometria e litotripsia, sem previsão de data
para voltar.


“O Hospital Santa Juliana não pode continuar financiando o Estado, como ao longo destes últimos anos teve que fazer em repetidas ocasiões, pois fornecedores de materiais cirúrgicos, anestesistas, cirurgião negam-se a realizar mais procedimentos se não recebem pelos seus trabalhos realizados”, diz o comunicado da igreja.

Publicidade

Segundo o comunicado, houve muitas tentativas de diálogo, nestes últimos tempos, sem resultado nenhum por parte do Governo do Estado.


“A direção e administração do Hospital Santa Juliana não pode ser responsabilizada por nenhuma morte ou prejuízo de vidas humanas que puderem acontecer diante deste impasse. A Secretaria de Saúde é totalmente responsável por tudo o que possa acontecer, sendo o Ministério Público consciente e conhecedor disso tudo”, informa igreja.


O comunicado informa ainda que o Hospital Santa Juliana é o único em todo o Estado habilitado para cirurgias de alta complexidade e o único filantrópico com 60% de atendimento SUS.


O Secretário de Saúde, Gemil Júnior, não foi encontrado na manhã desta quinta-feira, 19, para falar sobre o assunto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido