Menu

Excesso de sessões solenes esfria debate na Câmara de Rio Branco e afasta presença do público; Vereador pede solução

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A entrega de moções de aplauso e o número excessivo de sessões solenes vem esfriando há algum tempo os debates na Câmara de Vereadores de Rio Branco, que no começo desta legislatura foi bastante elogiada pela opinião pública por causa de discussões acaloradas de interesse público, como o transporte coletivo.


Essas sessões solenes em horários normalmente destinados ao debate no parlamento são, vez por outra, criticadas entre jornalistas que cobrem os trabalhos na Casa e até por alguns vereadores.

Publicidade

Para frear o tempo gasto com essas moções e sessões, o vereador Emerson Jarude (LIVRES) acredita ter achado uma solução. Na manhã desta quarta-feira, 18, ele propôs a regulamentação da apresentação das moções da Câmara. Pela proposta, as homenagens oferecidas teriam uma duração de dez minutos, 5 minutos para o vereador autor da moção e 5 minutos para o homenageado.


“O objetivo da proposta é realmente tornar as sessões da Câmara mais produtivas tendo em vista que já que já tivemos moções com duração de 1h30min que acabam prejudicando o andamento dos trabalhos da Casa”, argumenta o vereador.


O excesso de solenidades, além de reduzir a quantidade de pessoas anônimas na galeria da Casa, também diminui o interesse dos jornalistas pela cobertura das sessões diárias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido