Menu

Deputado denuncia desvio em repasses do SUS para contratação de terceirizadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A possível falta de filme no Raio X das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco foi denunciada pelo deputado Nelson Sales (PP), na manhã desta quarta-feira (18) na Aleac. O parlamentar denunciou ainda o desvio de finalidade dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), que deveria ser utilizado para compra de medicamentos e equipamentos para os hospitais, mas estaria sendo usado pelo governo do Acre para contratação de servidores terceirizados.


Para Sales, a proposta de terceiriza a gestão dos hospitais públicos defendida pelo líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) pode ser uma oportunidade para resolver a questão do desvio de finalidade de recursos e melhorar o atendimento nas unidades de saúde. “É uma ideia boa que deu certo no Juruá e deu certo por um determinando período em Sena Madureira. Com certeza é uma ideia que é boa para população”, destaca o oposicionista.

Publicidade

O deputado destaca que a descentralização de recursos é a maneira mais prática para gerir a saúde, principalmente no interior. “A gestão estadual já deu provas que não tem competência para gerir a saúde. É verdade que o governo contratou 300, mas propôs o concurso lá atrás, não está fazendo favor, é uma obrigação, mas em compensação aditiva um contrato e gasta mais R$ 9 milhões de recursos do SUS por ano com uma empresa terceirizada”, afirma Nelson Sales.


Ele afirma que não é contra a contratação de servidores e empresas terceirizadas, “mas que use o recurso 100. Não use os repasses do SUS, porque está faltando filme no Raio X de todas as UPAs e medicamentos e isso tudo é recurso do SUS para comprar, mas o governo desvirtua e usa os recursos do SUS para contratar, enquanto teria que usar recursos próprios para pagar servidores e as empresas terceirizadas que são contratadas constantemente”.


Nelson Sales acredita que há um grave equivoco na gestão da saúde pública estadual. “Há contratação de empresa para ensinar piloto de helicóptero a voar por instrumentos. A gestão é toda equivocada, o negócio é contratar empresa, construir e nunca dar manutenção. Na contratação das empresas, nós sabemos os favores que existem. Por alguma razão se contrata pesquisa quando está entrando o período de eleição. Fato muito curioso”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido