Menu

Sesacre quer fazer compra emergencial de medicamento para o Hospital do Câncer

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após denúncia sobre a falta do medicamento Bleomicina Sulfato 15 UI, o que já ocorre há cerca de um mês no Hospital do Câncer, em Rio Branco, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) resolveu fazer uma compra emergencial do produto, mas aguarda, para isso, um parecer de autorização da Procuradoria Geral do Estado (PGE/AC).


A falta do medicamento está prejudicando o tratamento de quem sofre com uma das doenças mais severas da atualidade, o câncer. Dois desses pacientes conversaram com o ac24horas para relatar o drama que é aguardar pelas reposições de estoque do hospital estadual. O problema é cotidiano na unidade de saúde, segundo contam os usuários.

Publicidade

“Agora, a gente espera que comprem remédio suficiente. Eu já estou com a minha quimioterapia prejudicada. Ontem era o dia de tomar a outra doze e fechar o ciclo, mas não tinha lá e não tenho dinheiro para comprar. Isso que dizer que vou começar tudo de novo, o médico me disse”, reclama uma paciente.


Em nota, a Direção do Hospital do Câncer informou que em duas licitações realizadas, ambas ficaram desertas, ou seja, ninguém apareceu para vender o produto ao Governo do Acre, o que tornou impossível adquirir o medicamento e mantê-lo em estoque suficiente para o repasse aos pacientes.


“Se as autoridades tivessem câncer, ou um parente deles, duvido que deixassem morrer à mingua aqui nesse hospital, esperando um remédio essencial para o tratamento. E se eu morrer? Se esse câncer aqui piorar? Quem vai se responsabilizar? O Ministério Público a gente denuncia e não faz nada”, dia um paciente com câncer no sistema linfático.


A reportagem esteve na Superintendência do Hospital das Clínicas, onde funciona a gestão de todo o complexo hospitalar, mas a chefe do setor, enfermeira Juliana Quinteiro, não estava no gabinete dela. Ninguém da Administração está autorizado a falar sobre falta de serviços ou medicamentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido