Menu

Pesquisar
Close this search box.

Licitações de medicamentos para o Hospital do Câncer estão dando desertas, diz Sinhasique

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após denuncia sobre a falta de medicamentos no Hospital do Câncer de Rio Branco, publicada em ac24horas, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) realizou uma visita à unidade de saúde e constatou que os problemas não estariam apenas na falta de remédios, mas teria ainda o problema de equipamentos quebrados que estaria forçando os pacientes a buscar tratamento em hospitais fora do Estado por conta própria, ou através de encaminhando do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para fazer radioterapia.


“Diante de informações que foram publicada do ac24horas, da falta de medicamentos no Ucanon, fui fazer um visita e pude constatar que não está faltando apenas um ou dois medicamentos, mas vários. O equipamento de radioterapia também está muito velho e só pode atender poucas pessoas. 90% das pessoas que estão fazendo tratamento de câncer e necessitam fazer radioterapia e têm condições estão indo para fora do estado por conta própria ou por conta TFD para continuar o tratamento”, destaca Eliane Sinhasique.

Anúncios


Segundo a parlamentar, a situação do Unacon é preocupante. “as licitações para aquisição de medicamentos dão desertas por falta de credibilidade do Estado. “Ou o governo não paga ou demora muito tempo para pagar a medicação comprada dos laboratórios. Isso é muito ruim, significa que o crédito do governo está no fundo do poço e tem gerando insegurança dos fornecedores que não querem participar das licitações. Os fornecedores temem o calote e não querem mais vender para o governo do Acre”, destaca Eliane Sinhasique.


Casos de câncer em jovens

A peemedebista alertou para a necessidade de realizar um estudo para saber as causas do aumento de casos de câncer entre jovens. “É preciso realizar um estudo para verificar o que está acontecendo. Um rapaz com 21 anos com câncer no estômago. Antigamente, o câncer atingia pessoas de maior idade. Tem alguma coisa acontecendo no Acre, ou é a alimentação ou algo que está acontecendo diferente. É nossa farinha? É nossa água? Que alimentação estamos comendo que está gerando câncer?”, questiona Eliane Sinhasique.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido