Menu

Gladson e Jorge Viana votam contra Aécio; Petecão espera posicionamento do PSD

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No dia marcado para o Senado votar afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), alvo de medidas restritivas impostas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, os senadores do Acre, Jorge Viana (PT), Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD) participam, na Rússia, da 137ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar. Em caso de adiamento da votação por falta quórum, os parlamentares acreanos prometem participar da votação e informaram ao ac24horas como devem votar no caso que envolve tucano acusado de corrupção na Operação Lava Jato.


“Vou votar pela opinião pública. Anteriormente, eu disse que votaria com o STF, mas diante do fato dos ministros colocarem a reponsabilidade nas mãos do Senado, com certeza vou seguir a opinião pública. Nada contra o amplo direito de defesa do senador Aécio Neves, mas precisamos ser coerentes nesse momento de descredito da classe política brasileira, quando a população clama por uma resposta positiva de seus representantes. A questão da independência dos poderes foi debatida e resolvida, o STF nos deu a responsabilidade de decisão nesse caso”, diz Gladson Cameli.

Publicidade

O senador Jorge Viana (PT), que chegou a questionar a decisão do STF, disse que a posição da bancada do PT é clara. “Questionei a legitimidade do Supremo Tribunal Federal de fazer o afastamento sem ouvir o Senado, não fiz a defesa do Aécio. Estamos falando agora de uma decisão judicial e os fatos são evidencias e expostos diariamente pelos veículos de comunicação à opinião pública. O PT vai votar contra o Aécio. Ele vai acertar as contas com a Justiça”, disse o parlamentar petista minutos antes de fazer o discurso principal na assembleia, em nome Eunício e de todos os parlamentares.


O senador Sérgio Petecão disse que ainda não definiu um posicionamento. Ele afirma que analisar o pedido de afastamento do mandato e o recolhimento domiciliar noturno do tucano Aécio Neves, antes de decidir o voto. “Caso a votação não aconteça, quando eu voltar ao Brasil e souber em que pé está a questão, dependendo do posicionamento partidário, vou verificar o andamento do processo. Preciso saber se o meu partido fechou questão, mas acredito que nenhuma decisão tomada no Senado vai interferir nas investigações contra Aécio Neves”, destaca Petecão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido