Menu

Daniel Zen defende “terceirização” da gestão do Huerb e das UPAs de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Daniel Zen (PT) defendeu o atendimentos do SUS na manhã desta terça-feira (17) e defendeu que a gestão do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) seja terceirizado nos moldes do que já acontece no Hospital Regional do Juruá, que estaria utilizando “modelo de gestão por intermédio de OS’s (Organizações Sociais) ou OSCIP’s (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), através de contratos de gestão ou termos de parceria”, destaca o petista.


Segundo o líder do governo, não chega a ser uma terceirização, mas “é o modelo que já funciona há anos no Hospital do Juruá. E que tem sido uma experiência bastante positiva”. Na tribuna, Zen destaca que “o melhor modelo é o do hospital do Juruá, que é terceirizado. Tem gente que fala que esse modelo nasceu no governo do PSDB, mas não tem problema, faço aqui um recorte, se for bom, vamos fazer no Huerb, vamos fazer nas upas. Se funcionar, nós podemos estender aos hospitais do interior”, defende o parlamentar petista.

Publicidade

Daniel Zen defendeu ainda o atendimento do SUS. “Quem chega nas portas das unidades de saúde do SUS é acolhido e atendido. É o sistema de saúde mais democrático do mundo. Ele não distingue cor, orientação sexual, atende a todos indistintamente. Não olha para as orientações, foro íntimo das pessoas. O SUS do Acre ao invés de mandar pessoas, recebe. A quantidade de pessoas quem vêm todas as semanas para o Acre é grande. Para fazer cirurgias neurológicas, transplantes. Vem pessoas da Bolívia para ser atendidas no Acre”.


O líder da administração do governador disse que não nega que há problemas, mas que também não é o quadro caótico relatado pelos deputados de oposição em seus discursos na tribuna da Assembleia Legislativas. “Nós temos problemas, mas os investimentos estão acontecendo e estamos evoluindo. Na atenção básica, nossos postos estão com seus médicos. Nosso sistema de imagem resolveu um gargalo na entrega de exames. A obra do resto do hospital está atrasado, mas o centro de imagens está funcionando”, ressalta Daniel Zen.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido