Menu

Com apoio da prefeitura , grafiteiros entregam maior painel de arte urbana do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Duzentas latas de spray, quatro galões de tinta-base e muito talento de 20 artistas resultaram no maior painel horizontal de arte urbana do Acre. Com elementos da Amazônia, como a biodiversidade e a cultura indígena, o trabalho ocupa 100 metros do muro da escola Glória Perez, no Xavier Maia, e chama atenção de quem passa pela Estrada Apolônio Sales.


As artes foram produzidas pelos membros do Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua) após o apagamento dos grafites pintados no muro da escola, ainda neste ano.

Publicidade

O mutirão, realizado no sábado (14) e domingo (15), contou com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), e do Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE), além de empresas privadas.


Entre os grafiteiros que participaram da atividade estiveram Matias Souza, Junior TRZ, Fred Tattoo, Dedé Stencil, N’Grenn Street, WXLC, Danilo de S’Acre, Tino Txai, Mahatma Mahá e o artista boliviano Rico Bob, entre outros. A programação cultural ficou por conta da Batalha de Rimas entre MC’s, apresentação de grupos de Rap locais e exposição de artes urbanas.


“Mostramos que, com organização, estamos conseguindo mais respeito do poder público e da sociedade acerca desse tipo de arte. A obra apagada acidentalmente desse muro fez com que todos se mobilizassem para refazê-la, inclusive os estudantes”, afirmou Júnior TRZ.


Segundo o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho, o prefeito Marcus Alexandre é amigo da arte urbana e, por isso, a gestão cultural do município não poderia deixar de apoiar o mutirão. “No início do ano nós apoiamos o RB Graffiti [encontro internacional de grafiteiros], onde aconteceram intervenções em diversos pontos da cidade, entre eles na escola Glória Perez. Meses depois essas artes foram apagadas de forma acidental e agora estamos juntos novamente garantindo a pintura do muro e deixando Rio Branco ainda mais colorida”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido