Menu

Mês da Criança: arte e leitura movimentam rotina das creches de Rio Branco; programação vai até novembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No mês de outubro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Educação (SEME) e Centro de Multimeios, preparou uma programação especial dedicada às crianças. O principal foco são os alunos das creches da rede municipal. O Show “Andoleta” é o carro chefe da programação. “O musical tem um repertório de domínio público, selecionado especialmente para as crianças com muito carinho. Andoleta conta com rico aparato cênico-musical que trabalha brinquedos cantados, ritmo, sequência numérica, corporeidade, lateralidade e percussão corporal”, explicou a coordenadora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim.


Além da música, números de malabares e mágica complementam a programação. “Tudo foi pensado para surpreender e emocionar as crianças. A interação é o forte do espetáculo. Adultos e crianças são envolvidos, e o resultado é sempre surpreendente”, completou Marília.

Publicidade

Na Creche Sorriso de Criança, no bairro Sobral, a pequena Luíza, de 3 anos, não escondeu a emoção. Animada, deixou o colo da professora para expressar o sentimento de participar da atividade. “Gostei muito. Estou feliz”.


Em atividade desde 1994, o Centro de Multimeios já faz parte da rotina das unidades educativas da rede municipal. “Inicialmente, o Centro foi criado para dar suporte tecnológico às escolas. Fornecíamos equipamentos como televisão, vídeo, computadores, para dar suporte e tornar as aulas mais atrativas à faixa etária que atendemos. Com o passar dos anos, as escolas foram se equipando e o Centro de Multimeios se reinventou para continuar cumprindo com a missão de, forma lúdica, garantir o brincar e o aprender aos alunos município. Então é o que fazemos todos os dias e, neste mês, o trabalho é intensificado, com foco na educação infantil” explicou Marília Bonfim.


Metodologia complementa a formação de estudantes da capital
Fundamentada na concepção sociointeracionista baseada em estudos de Vigotski, Piaget e Wallon, que concebem a criança como ser em desenvolvimento e o ambiente lúdico como possibilidade para a aprendizagem prazerosa, a metodologia aplicada na rede municipal de educação complementa o currículo de muitos estudantes. Com frequência, as unidades municipais recebem estagiários para compartilhar boas práticas educativas.


Ao acompanhar a rotina da Creche Sorriso de Criança e conhecer o trabalho do Centro de Multimeios, a estudante do 4º período de psicologia Ana Clara Moreno falou sobre a experiência de aprender com as crianças. “Agora posso ver na prática como é que se aprende brincando. Em meio às brincadeiras, as crianças expressam emoções, desenvolvem a coordenação e a criatividade. É lindo. Estou fortalecendo meus vínculos”, disse.


De acordo com o secretário municipal Educação Márcio Batista, “todas as nossas atividades consideram que é necessário respeitar as especificidades e a necessidade da criança. O brincar potencializa a imaginação. Com o lúdico asseguramos a situação de aprendizagem. É isso que fazemos durante todo o ano e intensificamos neste mês dedicado às crianças”.


Aberta no último dia 02, a programação em homenagem às crianças segue até o dia 07 de novembro.


Agenda do Centro de Multimeios em outubro
11/10 – (quarta-feira)
Projeto Sonho dos Pequenos – Estrada do São Francisco – 14h
Parque Chico Mendes – Espaço de Leitura e Contação de Histórias – 8h e 14h


12/10 – (quinta-feira)
Inauguração da Creche no Residencial Jenipapo


16/10 – (segunda-feira)
Creche Willy Viana – Bairro Cidade Nova – 9h e 15h


17/10 – (terça-feira)
Creche Mauro Lima – Bairro Abraão Alab – 9h

Publicidade

18/10 – (quarta-feira)
Creche Maria Auxiliadora Soler – Bairro Santa Cecília – 9h
Creche Coração de Jesus – Bairro Airton Sena – 15h


19/10 – (quinta-feira)
Creche Sagrado Coração de Maria – Centro – 9h


20/10 – (sexta-feira)
Creche (Anexo) Chico Mendes– Bairro Santo Afonso – 9h


23/10 – (segunda-feira)
CEI Luiz Roberto Pedron – Bairro Rosalinda – 9h


24/10 – (terça-feira)
CEI Kauã Kennedy – Bairro Aroeira/Calafate – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h


25/10 – (quarta-feira)
CEI Maria Silvestre – Bairro Carandá – 9h


26/10 – (quinta-feira)
CEI Jorge Luiz Venâncio – Bairro Bahia Velha – 9h


30/10 – (segunda-feira)
CEI José Anacleto – Bairro Andirá – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h


31/10 – (terça-feira)
Creche Pequena Taysla – Bairro Montanhês – 9h


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido