Conecte-se agora
Fechar

Mês da Criança: arte e leitura movimentam rotina das creches de Rio Branco; programação vai até novembro

Publicado

em

No mês de outubro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Educação (SEME) e Centro de Multimeios, preparou uma programação especial dedicada às crianças. O principal foco são os alunos das creches da rede municipal. O Show “Andoleta” é o carro chefe da programação. “O musical tem um repertório de domínio público, selecionado especialmente para as crianças com muito carinho. Andoleta conta com rico aparato cênico-musical que trabalha brinquedos cantados, ritmo, sequência numérica, corporeidade, lateralidade e percussão corporal”, explicou a coordenadora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim.

Além da música, números de malabares e mágica complementam a programação. “Tudo foi pensado para surpreender e emocionar as crianças. A interação é o forte do espetáculo. Adultos e crianças são envolvidos, e o resultado é sempre surpreendente”, completou Marília.

Na Creche Sorriso de Criança, no bairro Sobral, a pequena Luíza, de 3 anos, não escondeu a emoção. Animada, deixou o colo da professora para expressar o sentimento de participar da atividade. “Gostei muito. Estou feliz”.

Em atividade desde 1994, o Centro de Multimeios já faz parte da rotina das unidades educativas da rede municipal. “Inicialmente, o Centro foi criado para dar suporte tecnológico às escolas. Fornecíamos equipamentos como televisão, vídeo, computadores, para dar suporte e tornar as aulas mais atrativas à faixa etária que atendemos. Com o passar dos anos, as escolas foram se equipando e o Centro de Multimeios se reinventou para continuar cumprindo com a missão de, forma lúdica, garantir o brincar e o aprender aos alunos município. Então é o que fazemos todos os dias e, neste mês, o trabalho é intensificado, com foco na educação infantil” explicou Marília Bonfim.

Metodologia complementa a formação de estudantes da capital
Fundamentada na concepção sociointeracionista baseada em estudos de Vigotski, Piaget e Wallon, que concebem a criança como ser em desenvolvimento e o ambiente lúdico como possibilidade para a aprendizagem prazerosa, a metodologia aplicada na rede municipal de educação complementa o currículo de muitos estudantes. Com frequência, as unidades municipais recebem estagiários para compartilhar boas práticas educativas.

Ao acompanhar a rotina da Creche Sorriso de Criança e conhecer o trabalho do Centro de Multimeios, a estudante do 4º período de psicologia Ana Clara Moreno falou sobre a experiência de aprender com as crianças. “Agora posso ver na prática como é que se aprende brincando. Em meio às brincadeiras, as crianças expressam emoções, desenvolvem a coordenação e a criatividade. É lindo. Estou fortalecendo meus vínculos”, disse.

De acordo com o secretário municipal Educação Márcio Batista, “todas as nossas atividades consideram que é necessário respeitar as especificidades e a necessidade da criança. O brincar potencializa a imaginação. Com o lúdico asseguramos a situação de aprendizagem. É isso que fazemos durante todo o ano e intensificamos neste mês dedicado às crianças”.

Aberta no último dia 02, a programação em homenagem às crianças segue até o dia 07 de novembro.

Agenda do Centro de Multimeios em outubro
11/10 – (quarta-feira)
Projeto Sonho dos Pequenos – Estrada do São Francisco – 14h
Parque Chico Mendes – Espaço de Leitura e Contação de Histórias – 8h e 14h

12/10 – (quinta-feira)
Inauguração da Creche no Residencial Jenipapo

16/10 – (segunda-feira)
Creche Willy Viana – Bairro Cidade Nova – 9h e 15h

17/10 – (terça-feira)
Creche Mauro Lima – Bairro Abraão Alab – 9h

18/10 – (quarta-feira)
Creche Maria Auxiliadora Soler – Bairro Santa Cecília – 9h
Creche Coração de Jesus – Bairro Airton Sena – 15h

19/10 – (quinta-feira)
Creche Sagrado Coração de Maria – Centro – 9h

20/10 – (sexta-feira)
Creche (Anexo) Chico Mendes– Bairro Santo Afonso – 9h

23/10 – (segunda-feira)
CEI Luiz Roberto Pedron – Bairro Rosalinda – 9h

24/10 – (terça-feira)
CEI Kauã Kennedy – Bairro Aroeira/Calafate – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h

25/10 – (quarta-feira)
CEI Maria Silvestre – Bairro Carandá – 9h

26/10 – (quinta-feira)
CEI Jorge Luiz Venâncio – Bairro Bahia Velha – 9h

30/10 – (segunda-feira)
CEI José Anacleto – Bairro Andirá – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h

31/10 – (terça-feira)
Creche Pequena Taysla – Bairro Montanhês – 9h

Cidades

Instituto Federal do Acre oferta Ensino Médio diferenciado e garante aprovação de estudantes no Enem

Publicado

em

Com a proposta de garantir uma educação pública de qualidade e com foco voltado ao mercado de trabalho, visando ainda as áreas de ciência e tecnologia, o Instituto Federal do Acre (Ifac) oferta centenas vagas, anualmente, para que estudantes possam realizar o Ensino Médio e ao mesmo tempo ingressar em um curso técnico.

Este tipo de formação, que leva o nome de “Ensino Integrado” e faz parte da Rede Federal de Educação, tem sido realizada no Estado há oito anos, graças a instalação do Instituto Federal do Acre nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Com o auxílio de aproximadamente 300 professores, os jovens diariamente vão construindo seu futuro escolar e profissional dentro e fora dos cinco campi do Ifac.

Atualmente, os estudantes do Ensino Médio do Ifac, além de contarem com as aulas diárias, têm oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa, integrar ações culturais e esportivas, concorrer a bolsas estudantis, participar de eventos científicos e tecnológicos nacionais e ainda realizar intercâmbios.

O ensino diário, somado às diversas atividades ofertadas aos estudantes, tem garantido bons resultados. Exemplo disso, são os mais de 50 alunos do Ifac aprovados, somente este ano, em cursos superiores de diversas instituições federais do país, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre estes jovens está o ex-aluno do Ifac André Alfonso Peixoto, que concluiu o Ensino Médio em conjunto com o curso técnico em Informática, no campus Rio Branco, e foi aprovado em primeiro lugar no curso de Sistemas de Informação, da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Segundo ele, o ensino integrado no Ifac contribui para que pudesse alcançar seus objetivos e participar de experiências diferenciadas. “O dia a dia com os colegas de sala de aula, com os professores, a participação em projetos e demais atividades, me proporcionou amplo conhecimento”.

André Alfonso, além de ter sido membro do coral do Ifac, também conquistou medalhas e menções honrosas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, de Física das Escolas Públicas, de Astronomia e Astronáutica, e de Robótica. A participação nos eventos locais e nacionais é resultado do investimento que a instituição tem feito das áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Para a mãe de André, Elisabet Rodrigues, o ensino no Instituto Federal do Acre foi muito importante para que ele obtivesse uma boa formação intelectual, como também social. “Através dos projetos, ele (André) pode desenvolver habilidades que não seriam possíveis apenas com as atividades vivenciadas em sala de aula. Agradecemos a instituição e os docentes que desenvolveram projetos acreditando no potencial de todos os alunos”.

Conforme explica a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, por ser uma instituição que oferta mais do que o ensino básico, o Instituto Federal do Acre garante aos alunos uma educação diferenciada, além de ser pública e totalmente gratuita. “Queremos cada vez mais que nossos estudantes tenham boas experiências, que participem de atividades diferenciadas e, assim, possam ter um futuro e uma educação de qualidade”.

Continuar lendo

Cidades

Jovem de 22 anos do Rio de Janeiro desaparece no Acre e família está desesperada

Publicado

em

O jovem Rodnei da Silva Junior, de 22 anos, está desaparecido desde o mês de janeiro passado. Natural do Rio de Janeiro, o jovem teria vindo ao Acre para trabalhar e após chegar em solo acreano só deu notícias à família por três dias seguidos. Desde então, desapareceu.

Adriely Silva, prima do rapaz, diz “ele saiu do Rio no dia 06 de janeiro dizendo para a família que iria ao Acre a trabalho, e depois iria para a Bolívia. Ele não usa nenhum tipo de droga, remédio, e nunca tinha desaparecido. A família toda está desesperada com o sumiço dele, e estamos pedindo ajudar para encontra-lo”, comenta.

Familiares também afirmam que o telefone de Júnior está desligado, e as redes sociais do jovem foram desativadas. Uma localização do telefone de Rodnei mostra que ele esteve com o aparelho na região da Gameleira, em Rio Branco, onde também nas proximidades estava hospedado.

Procurada, a Polícia Civil ainda não repassou informações sobre presos ou corpos que possam estar no Instituto Médico Legal (IML) com as mesmas características de Rodnei. Quem tiver informações sobre o rapaz pode fazer contato com a prima dele, Adriely, pelo telefone (22) 99845-8876 (Whatsapp) ou ligar para a polícia, gratuitamente, no 190.

Continuar lendo

Cidades

Mais de 200 pescadores e beneficiários do INSS se reúnem para pedir explicações em atrasos de benefícios

Publicado

em

No final da tarde dessa sexta-feira (16), cerca de 200 pescadores se reuniram na frente da sede da Colônia de Pescadores no município de Cruzeiro do Sul para pedir explicações do gerente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) sobre atrasos de benefícios e problemas com os beneficiários.

De acordo com o gerente do INSS, Fernando Junior, existe um empenho grande dos servidores para garantir a celeridade dos processos. “Informamos a todos que estaremos realizando a atualização dos cadastros por que temos um número reduzido de funcionários”, destacou o gerente.

O gerente explicou ainda que mesmo com a agilidade dos servidores somente vinte procedimentos serão realizados sem data estabelecida para finalizar os trabalhos.

Fernando Junior disse ainda que realmente existe uma defasagem de servidores, mas que todos os beneficiários serão atendidos. “O grande problema é o recadastramento, mas vamos realizar todos”, finalizou.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.