Conecte-se conosco
Fechar

Mês da Criança: arte e leitura movimentam rotina das creches de Rio Branco; programação vai até novembro

Publicado

em

No mês de outubro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Educação (SEME) e Centro de Multimeios, preparou uma programação especial dedicada às crianças. O principal foco são os alunos das creches da rede municipal. O Show “Andoleta” é o carro chefe da programação. “O musical tem um repertório de domínio público, selecionado especialmente para as crianças com muito carinho. Andoleta conta com rico aparato cênico-musical que trabalha brinquedos cantados, ritmo, sequência numérica, corporeidade, lateralidade e percussão corporal”, explicou a coordenadora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim.

Além da música, números de malabares e mágica complementam a programação. “Tudo foi pensado para surpreender e emocionar as crianças. A interação é o forte do espetáculo. Adultos e crianças são envolvidos, e o resultado é sempre surpreendente”, completou Marília.

Na Creche Sorriso de Criança, no bairro Sobral, a pequena Luíza, de 3 anos, não escondeu a emoção. Animada, deixou o colo da professora para expressar o sentimento de participar da atividade. “Gostei muito. Estou feliz”.

Em atividade desde 1994, o Centro de Multimeios já faz parte da rotina das unidades educativas da rede municipal. “Inicialmente, o Centro foi criado para dar suporte tecnológico às escolas. Fornecíamos equipamentos como televisão, vídeo, computadores, para dar suporte e tornar as aulas mais atrativas à faixa etária que atendemos. Com o passar dos anos, as escolas foram se equipando e o Centro de Multimeios se reinventou para continuar cumprindo com a missão de, forma lúdica, garantir o brincar e o aprender aos alunos município. Então é o que fazemos todos os dias e, neste mês, o trabalho é intensificado, com foco na educação infantil” explicou Marília Bonfim.

Metodologia complementa a formação de estudantes da capital
Fundamentada na concepção sociointeracionista baseada em estudos de Vigotski, Piaget e Wallon, que concebem a criança como ser em desenvolvimento e o ambiente lúdico como possibilidade para a aprendizagem prazerosa, a metodologia aplicada na rede municipal de educação complementa o currículo de muitos estudantes. Com frequência, as unidades municipais recebem estagiários para compartilhar boas práticas educativas.

Ao acompanhar a rotina da Creche Sorriso de Criança e conhecer o trabalho do Centro de Multimeios, a estudante do 4º período de psicologia Ana Clara Moreno falou sobre a experiência de aprender com as crianças. “Agora posso ver na prática como é que se aprende brincando. Em meio às brincadeiras, as crianças expressam emoções, desenvolvem a coordenação e a criatividade. É lindo. Estou fortalecendo meus vínculos”, disse.

De acordo com o secretário municipal Educação Márcio Batista, “todas as nossas atividades consideram que é necessário respeitar as especificidades e a necessidade da criança. O brincar potencializa a imaginação. Com o lúdico asseguramos a situação de aprendizagem. É isso que fazemos durante todo o ano e intensificamos neste mês dedicado às crianças”.

Aberta no último dia 02, a programação em homenagem às crianças segue até o dia 07 de novembro.

Agenda do Centro de Multimeios em outubro
11/10 – (quarta-feira)
Projeto Sonho dos Pequenos – Estrada do São Francisco – 14h
Parque Chico Mendes – Espaço de Leitura e Contação de Histórias – 8h e 14h

12/10 – (quinta-feira)
Inauguração da Creche no Residencial Jenipapo

16/10 – (segunda-feira)
Creche Willy Viana – Bairro Cidade Nova – 9h e 15h

17/10 – (terça-feira)
Creche Mauro Lima – Bairro Abraão Alab – 9h

18/10 – (quarta-feira)
Creche Maria Auxiliadora Soler – Bairro Santa Cecília – 9h
Creche Coração de Jesus – Bairro Airton Sena – 15h

19/10 – (quinta-feira)
Creche Sagrado Coração de Maria – Centro – 9h

20/10 – (sexta-feira)
Creche (Anexo) Chico Mendes– Bairro Santo Afonso – 9h

23/10 – (segunda-feira)
CEI Luiz Roberto Pedron – Bairro Rosalinda – 9h

24/10 – (terça-feira)
CEI Kauã Kennedy – Bairro Aroeira/Calafate – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h

25/10 – (quarta-feira)
CEI Maria Silvestre – Bairro Carandá – 9h

26/10 – (quinta-feira)
CEI Jorge Luiz Venâncio – Bairro Bahia Velha – 9h

30/10 – (segunda-feira)
CEI José Anacleto – Bairro Andirá – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h

31/10 – (terça-feira)
Creche Pequena Taysla – Bairro Montanhês – 9h

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Cidades

Inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade encerram nesta sexta (20)

Publicado

em

Encerra nesta sexta-feira, 20, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

As inscrições devem ser feitas pelo responsável pedagógico indicado pela unidade prisional ou socioeducativa. As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Os participantes com mais de 18 anos poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo de acesso à educação superior. Já os participantes menores de 18 anos só poderão utilizar os resultados para autoavaliação de conhecimentos.

Cada unidade prisional ou socioeducativa indicada deverá ter um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição.

O profissional será responsável por realizar e acompanhar as inscrições e também acessar os resultados obtidos pelos participantes e pleitear sua participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior.

Continuar lendo

Cidades

Hemoacre convoca doadores de sangue para abastecer estoque que está abaixo da média na capital; saiba como doar

Publicado

em

Com o estoque de sangue abaixo da média, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) reforça os pedidos de doação de sangue de qualquer tipo sanguíneo.

Para doar, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. É necessário apresentar documento com foto durante a doação. O doador não pode estar em jejum, ter ingerido alimentos gordurosos antes da doação e precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação.

Os interessados devem ainda apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto; ter entre 18 e 60 anos, se tiver 16 ou 17 estar acompanhado do responsável; sentir-se bem de saúde; estar bem alimentado e não ter consumido alimento gorduroso antes de fazer a doação.

As doações devem ser feitas no Hemoacre que fica ao lado do Teatro Plácido de Castro, na Avenida Getúlio Vargas, bairro Bosque, de segunda a sábado, das 7h às 18h15.

Continuar lendo

Cidades

Publicado resultado da prova oral do processo seletivo da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa – SGA e o Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, publicaram na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 20, o resultado provisório da prova oral do processo seletivo da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH.

A publicação é referente a contratação por tempo determinado de profissionais de nível médio e superior. A lista dos aprovados segue a seguinte ordem: nível, cargo, nome do candidato em ordem de pontuação e nota.

Os candidatos poderão interpor recurso contra o resultado provisório em única e última instância, no período de 23 e 24 de outubro de 2017, em petição dirigida ao presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado, no endereço eletrônico do Portal da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa – SGA (www.sga.ac.gov.br).

Os candidatos poderão obter informações referentes a este processo seletivo junto a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, por meio do telefone (68) 3215-2315 ou ainda junto a Secretaria de Estado da Gestão Administrativa – SGA, por meio do telefone (68) 3215-4031 ou por meio do endereço eletrônico: concursos.sga@ac.gov.br.

Continuar lendo
Publicidade

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.