Conecte-se agora
Fechar

Mês da Criança: arte e leitura movimentam rotina das creches de Rio Branco; programação vai até novembro

Publicado

em

No mês de outubro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Educação (SEME) e Centro de Multimeios, preparou uma programação especial dedicada às crianças. O principal foco são os alunos das creches da rede municipal. O Show “Andoleta” é o carro chefe da programação. “O musical tem um repertório de domínio público, selecionado especialmente para as crianças com muito carinho. Andoleta conta com rico aparato cênico-musical que trabalha brinquedos cantados, ritmo, sequência numérica, corporeidade, lateralidade e percussão corporal”, explicou a coordenadora do Centro de Multimeios, Marília Bonfim.

Além da música, números de malabares e mágica complementam a programação. “Tudo foi pensado para surpreender e emocionar as crianças. A interação é o forte do espetáculo. Adultos e crianças são envolvidos, e o resultado é sempre surpreendente”, completou Marília.

Na Creche Sorriso de Criança, no bairro Sobral, a pequena Luíza, de 3 anos, não escondeu a emoção. Animada, deixou o colo da professora para expressar o sentimento de participar da atividade. “Gostei muito. Estou feliz”.

Em atividade desde 1994, o Centro de Multimeios já faz parte da rotina das unidades educativas da rede municipal. “Inicialmente, o Centro foi criado para dar suporte tecnológico às escolas. Fornecíamos equipamentos como televisão, vídeo, computadores, para dar suporte e tornar as aulas mais atrativas à faixa etária que atendemos. Com o passar dos anos, as escolas foram se equipando e o Centro de Multimeios se reinventou para continuar cumprindo com a missão de, forma lúdica, garantir o brincar e o aprender aos alunos município. Então é o que fazemos todos os dias e, neste mês, o trabalho é intensificado, com foco na educação infantil” explicou Marília Bonfim.

Metodologia complementa a formação de estudantes da capital
Fundamentada na concepção sociointeracionista baseada em estudos de Vigotski, Piaget e Wallon, que concebem a criança como ser em desenvolvimento e o ambiente lúdico como possibilidade para a aprendizagem prazerosa, a metodologia aplicada na rede municipal de educação complementa o currículo de muitos estudantes. Com frequência, as unidades municipais recebem estagiários para compartilhar boas práticas educativas.

Ao acompanhar a rotina da Creche Sorriso de Criança e conhecer o trabalho do Centro de Multimeios, a estudante do 4º período de psicologia Ana Clara Moreno falou sobre a experiência de aprender com as crianças. “Agora posso ver na prática como é que se aprende brincando. Em meio às brincadeiras, as crianças expressam emoções, desenvolvem a coordenação e a criatividade. É lindo. Estou fortalecendo meus vínculos”, disse.

De acordo com o secretário municipal Educação Márcio Batista, “todas as nossas atividades consideram que é necessário respeitar as especificidades e a necessidade da criança. O brincar potencializa a imaginação. Com o lúdico asseguramos a situação de aprendizagem. É isso que fazemos durante todo o ano e intensificamos neste mês dedicado às crianças”.

Aberta no último dia 02, a programação em homenagem às crianças segue até o dia 07 de novembro.

Agenda do Centro de Multimeios em outubro
11/10 – (quarta-feira)
Projeto Sonho dos Pequenos – Estrada do São Francisco – 14h
Parque Chico Mendes – Espaço de Leitura e Contação de Histórias – 8h e 14h

12/10 – (quinta-feira)
Inauguração da Creche no Residencial Jenipapo

16/10 – (segunda-feira)
Creche Willy Viana – Bairro Cidade Nova – 9h e 15h

17/10 – (terça-feira)
Creche Mauro Lima – Bairro Abraão Alab – 9h

18/10 – (quarta-feira)
Creche Maria Auxiliadora Soler – Bairro Santa Cecília – 9h
Creche Coração de Jesus – Bairro Airton Sena – 15h

19/10 – (quinta-feira)
Creche Sagrado Coração de Maria – Centro – 9h

20/10 – (sexta-feira)
Creche (Anexo) Chico Mendes– Bairro Santo Afonso – 9h

23/10 – (segunda-feira)
CEI Luiz Roberto Pedron – Bairro Rosalinda – 9h

24/10 – (terça-feira)
CEI Kauã Kennedy – Bairro Aroeira/Calafate – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h

25/10 – (quarta-feira)
CEI Maria Silvestre – Bairro Carandá – 9h

26/10 – (quinta-feira)
CEI Jorge Luiz Venâncio – Bairro Bahia Velha – 9h

30/10 – (segunda-feira)
CEI José Anacleto – Bairro Andirá – 9h
Escola em visita ao Centro de Multimeios – 8h e 14h

31/10 – (terça-feira)
Creche Pequena Taysla – Bairro Montanhês – 9h

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cidades

Polícia recaptura na tarde desta segunda, quatro dos 20 presos que fugiram do presídio Moacir Prado

Publicado

em

Policiais recapturaram na tarde desta segunda-feira, 11, quatro dos 20 presos que fugiram durante a madrugada do presídio Moacir Prado, em Tarauacá.

O detentos arrombaram a laje da cela em que estavam no pavilhão D da unidade prisional e fugiram. A fuga ocorreu por volta de 1h da madrugada.

O trabalho de recaptura dos presos é feito pelas polícias Civil e Militar.

Foram recapturados: Romário da Silva Souza, Iago Brinner Barroso, Mauro Gomes Brasil e Geovane dos Santos Vieira.

Continuar lendo

Cidades

Bolsa Família: prazo para acompanhamento em saúde termina dia 22 deste mês, em Rio Branco

Publicado

em

Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm até o próximo dia 22 de dezembro para realizar o acompanhamento em saúde referente ao segundo semestre de 2017, que é obrigatório para as famílias cadastradas no programa. Quem não fizer o acompanhamento pode ter o benefício bloqueado.

Crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 49 anos inscritas no programa devem procurar as unidades de saúde de Rio Branco levando o cartão Bolsa Família, documento de identidade com foto, comprovante de residência, documento escolar, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso.

Em Rio Branco, das 18.877 famílias que devem fazer o acompanhamento, apenas 4.729 compareceram aos postos de saúde para realizar a avaliação. Ou seja: 14.148 famílias ainda não atualizaram seus dados. Das grávidas, 705 de 1.243 já fizeram o acompanhamento.

A diretora do Departamento de Regulação, Controle Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Sulamita Guedes, lembra que o acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma das exigências do Programa Bolsa Família, que prevê a transferência direta de renda, beneficiando pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza no País.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde deve ser realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre, para que as informações sejam enviadas ao Ministério da Saúde.

Continuar lendo

Cidades

Quatro municípios do Estado do Acre serão beneficiados com a instalação de Free Shops para vendas

Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Publicado

em

As cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Santa Rosa do Purus que fazem fronteira com outros países serão beneficiadas com autorização para a criação de lojas francas, conhecidas como Free Shops, para a venda de produtos com isenção de impostos. As regras finais de controle e implantação das lojas francas e serão publicados no site da Receita, em janeiro. Seguindo o cronograma do órgão, em julho de 2018 as primeiras lojas já deverão estar funcionando.

Pelo menos foi o que ficou acertado durante o seminário nacional que aconteceu em Brasília. O evento foi organizado cm conjunto pela Unale, Parlasul, Parlamento Amazônico e Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops. O deputado estadual Heitor Júnior (PDT) foi um dos representantes do Acre. Segundo ele, a instalação das lojas francas tem como objetivo valorizar as cidades de fronteira, gerando oportunidades de trabalho e desenvolvimento.

“Como membro do Parlamento Amazônio e Unale, acreditamos nesse instrumento de transformação e desenvolvimento para o Acre. A instalação de Free Shop vai possibilitar o equilíbrio da economia, além de gerar postos de trabalho e promover o desenvolvimento de pequenos municípios como é o caso de Santa Rosa do Purus. Vencido os trâmites burocráticos tenho certeza que nossos quatro municípios só têm a ganhar a partir do funcionamento dessas lojas”, destaca Heitor Júnior.

Além de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Santa Rosa, o município de Cruzeiro do Sul também ganha uma nova alternativa econômica para região do Vale do Juruá. Os estudos apontam para a possibilidade de instalar uma zona franca na segunda maior cidade do Acre. Cruzeiro do Sul funcionaria como uma mola propulsora do desenvolvimento no interior do Estado, recebendo mercadorias nacionais e estrangeiras sem se sujeitar às tarifas alfandegárias normais.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.