Conecte-se conosco
Fechar

Procurador-geral é recebido por Raquel Dodge e confirma vinda da PGR ao Acre

Publicado

em

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, foi recebido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, nesta segunda-feira, 9, em Brasília, durante reunião promovida pelo Ministério Público da União (MPU) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG).

O encontro faz parte do fórum permanente de diálogo entre os ramos e unidades do Ministério Público, e contou com a participação de todos os procuradores-gerais dos estados brasileiros ou seus representantes. A corregedora-geral do MPAC, Kátia Rejane de Araújo, também acompanhou a agenda.

Na ocasião, Raquel Dodge afirmou que o principal objetivo do encontro era incentivar a união dos ramos do Ministério Público, além de encurtar a distância entre os membros nos estados e estabelecer um diálogo permanente e horizontal na instituição.

“Todos os membros devem ter vez e voz no Ministério Público. Tenho interesse em diminuir a distância entre os MPs e tenho certeza de que todos vocês estão sensíveis a este convite”, afirmou.

Já os procuradores-gerais de Justiça destacaram a importância dessa interlocução, enfatizando a necessidade de uma maior aproximação entre o CNPG e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “Com o diálogo, tenho certeza de que muitas batalhas serão melhor enfrentadas e os resultados serão mais satisfatórios. O trabalho em parceria fortalece a nossa atuação em defesa da sociedade”, comentou o procurador-geral Oswaldo D’Albuquerque.

“Este fórum é importante para discutirmos temas comuns aos ministérios públicos”, ressaltou o procurador-geral de Justiça do Ministério Público em Santa Catarina (MPSC), Sandro José Neis – atual presidente do CNPG.
Nova equipe

A procuradora-geral aproveitou a oportunidade para apresentar parte dos integrantes de seu gabinete e colocar a equipe à disposição dos procuradores-gerais. Ela solicitou, ainda, atenção especial dos estados na atuação eleitoral.

O vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques Medeiros, lembrou que o Brasil está a um ano das eleições e reiterou a necessidade de integração dos membros com as Procuradorias Eleitorais.

Raquel Dodge no Acre

Ainda no encontro, a procuradora-geral da República confirmou ao procurador-geral Oswaldo D’Albuquerque, vice-presidente do CNPG para a Região Norte, sua vinda ao Acre para participar do Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras- Narcotráfico, uma Emergência Nacional. O evento acontece em Rio Branco, nos dias 26 e 27 deste mês.

Também anunciaram participação no encontro, o presidente da República, Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, respectivamente, além dos chefes de estados subnacionais e embaixadores da Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

O CNPG também confirmou presença dos procuradores-gerais no encontro, tendo inclusive anunciado que em razão do encontro, possivelmente, a reunião ordinária do colegiado deverá ser realizada no Acre, dia 25.

Continuar lendo

Destaque 2

Cantor sertanejo Carlinhos já é considerado foragido e pode ser preso a qualquer momento

Publicado

em

A Polícia Civil já está levantando informações sobre o paradeiro do cantor sertanejo Carlinhos, condenado a 17 anos de prisão por estuprar a própria enteada por pelo menos quatro anos ininterruptos. A menina denunciou o crime e Carlinhos acabou condenado pelo juiz Romário Divino, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Carlinhos se aproveitava do momento em que a mãe ia pra faculdade para praticar atos libidinosos com a criança que tinha cinco anos de idade à época dos fatos. A prática perdurou por mais cinco anos até a separação da genitora e o denunciado. O cantor diz que já tem outro relacionamento e que pé perseguido pela ex-mulher.

Uma requisição de prisão foi expedida pelo magistrado no último dia 18, quarta-feira, e remetido à polícia judiciária, órgão responsável pelo cumprimento desse tipo de mandado. Segundo apurou ac24horas, Carlinhos estaria fora da cidade. A polícia já conseguiu informações importantes para a captura do músico, portanto, ele pode ser preso a qualquer momento.

Continuar lendo

Destaque 2

Rua que dá acesso aos bairros Joafra, Tucumã e Rui Lino é fechada por moradores

Publicado

em

A rua Edmundo Pinto, acesso aos bairros Joafra, Tucumã e Rui Lino, foi fechada na manhã desta sexta-feira, 20, por moradores do local que reclamam da falta de iluminação e segurança em trechos que estão sendo constantemente usados para a prática de assaltos.

Os moradores exigem a presença do prefeito Marcus Viana no local para liberarem a via. A comunidade também pede a pavimentação asfáltica de várias ruas transversais que ficam praticamente intrafegáveis no período chuvoso.

“Nós estamos reivindicando nossos direitos uma vez que há anos estamos na lama na poeira e ninguém faz nada. Não tem esgoto, nem condições nenhuma para os moradores, estamos a mercê”, disse uma moradora.

“Todo dia é uma assalto nesse Joafra, a iluminação é precária, o acesso é terrível, as pessoas estão aqui há mais de 20 anos sem receber nenhum benefício, as obras começam e não termina”, disse Márcia Moraes, também residente.

Uma equipe do policiamento de trânsito da região foi acionada e está no local para prevenir qualquer incidente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Destaque 2

Prefeitura de Rio Branco pavimenta Beco da Conab, na Estação Experimental

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco por meio da EMURB realizou a longo dessa semana a pavimentação do Beco da Conab, na Estação Experimental. O prefeito Marcus Alexandre esteve nesta quinta-feira, 19, no local vistoriando a qualidade do serviço executado e aproveitou para fazer a entrega da obra aos moradores.

O pavimento é do tipo “fresado”, cujo princípio é parecido com o tratamento superficial simples (TSS) –uma aplicação de pedra brita, emulsão asfáltica e areia – com previsão de construção do meio-fio para proteção das laterais.

Em trabalho desenvolvido pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), o Beco da Conab recebeu asfalto em toda sua extensão, 150 metros. A largura da via é de 4 metros. Os moradores promoveram um café da manhã para marcar a entrega da obra e convidaram, além do prefeito, os vereadores Rodrigo Forneck e Elzinha Mendonça. Ambos apresentaram indicações para pavimentação daquela via e comemoraram a chegada do benefício: “não foi o trabalho de uma só pessoa, mas a junção de ações que culminaram com esta obra”, disse Elzinha. “Eu brincava por aqui quando era criança, sou morador da Estação Experimental e fico muito feliz por essa pavimentação. Agradeço ao prefeito e aos moradores pela oportunidade de participar dessa melhoria”, completou Forneck.

No Beco da Conab há um agrupamento de famílias tradicionais da Estação Experimental. Alguns, como dona Maria Amélia Lopes Monteiro, vivem ali há 38 anos, desde o início da expansão do bairro. “É uma alegria depois de tanto tempo ver esse melhoramento chegando aqui na nossa rua”, alegrou-se dona Amélia, como é conhecida a moradora. Já Maria Muniz é funcionária pública e mora no Beco da Conab há 31 anos. Ela também ficou muito satisfeita com a obra. “Sempre tivemos esperança e agora o prefeito nos traz essa boa notícia”, disse Maria.

A visita de Marcus Alexandre ao Beco da Conab foi acompanhada pelo diretor-presidente da EMURB, Edson Rigaud, e pela presidente da Associação de Moradores do Bairro Estação Experimental, Franciélia Oliveira. O secretário Kellyton Carvalho, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), também esteve presente. “Só tenho a agradecer ao prefeito porque nossas demandas estão sendo atendidas”, declarou a líder comunitária.

Para o prefeito, a pavimentação do Beco da Conab cumpre compromissos firmados com os moradores e com as lideranças políticas e comunitárias. “Por isso, nossa gratidão aos vereadores, às lideranças e aos moradores pela paciência. Conseguimos fazer este trabalho antes do inverno chegar”, disse Marcus Alexandre.

Um novo tempo para os moradores

O serviço de pavimentação desenvolveu-se ao longo desta semana e teve seu ponto alto na tarde de quarta-feira, 18. Nesse dia, a dona de casa Helen Amanda retornava da escola Natalino da Silva Brito com suas duas filhas, Manara, de 6 anos, e Isis, de 8. Ela ficou positivamente impactada quando viu que o trabalho havia avançado sobremaneira. “Ficou muito bom”, disse Helen. “Era uma dificuldade para sair de casa quando chovia”, completou.

O comerciário Francenilton Damasceno é morador a 21 anos daquele local. Ele possui uma motocicleta e diz que, com o pavimento, sair e chegar em casa ficou mais fácil, especialmente porque, atendendo a seu pedido, a EMURB lançou material asfáltico no trecho de quatro metros que liga a rua à garagem de casa. “Eu agradeço muito e sei que todo mundo que mora aqui está feliz. Esse asfalto na nossa rua é muito importante para todos nós”, afirmou Damasceno.

Continuar lendo
Publicidade

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.