Conecte-se agora
Fechar

Procurador-geral é recebido por Raquel Dodge e confirma vinda da PGR ao Acre

Publicado

em

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, foi recebido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, nesta segunda-feira, 9, em Brasília, durante reunião promovida pelo Ministério Público da União (MPU) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG).

O encontro faz parte do fórum permanente de diálogo entre os ramos e unidades do Ministério Público, e contou com a participação de todos os procuradores-gerais dos estados brasileiros ou seus representantes. A corregedora-geral do MPAC, Kátia Rejane de Araújo, também acompanhou a agenda.

Na ocasião, Raquel Dodge afirmou que o principal objetivo do encontro era incentivar a união dos ramos do Ministério Público, além de encurtar a distância entre os membros nos estados e estabelecer um diálogo permanente e horizontal na instituição.

“Todos os membros devem ter vez e voz no Ministério Público. Tenho interesse em diminuir a distância entre os MPs e tenho certeza de que todos vocês estão sensíveis a este convite”, afirmou.

Já os procuradores-gerais de Justiça destacaram a importância dessa interlocução, enfatizando a necessidade de uma maior aproximação entre o CNPG e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “Com o diálogo, tenho certeza de que muitas batalhas serão melhor enfrentadas e os resultados serão mais satisfatórios. O trabalho em parceria fortalece a nossa atuação em defesa da sociedade”, comentou o procurador-geral Oswaldo D’Albuquerque.

“Este fórum é importante para discutirmos temas comuns aos ministérios públicos”, ressaltou o procurador-geral de Justiça do Ministério Público em Santa Catarina (MPSC), Sandro José Neis – atual presidente do CNPG.
Nova equipe

A procuradora-geral aproveitou a oportunidade para apresentar parte dos integrantes de seu gabinete e colocar a equipe à disposição dos procuradores-gerais. Ela solicitou, ainda, atenção especial dos estados na atuação eleitoral.

O vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques Medeiros, lembrou que o Brasil está a um ano das eleições e reiterou a necessidade de integração dos membros com as Procuradorias Eleitorais.

Raquel Dodge no Acre

Ainda no encontro, a procuradora-geral da República confirmou ao procurador-geral Oswaldo D’Albuquerque, vice-presidente do CNPG para a Região Norte, sua vinda ao Acre para participar do Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras- Narcotráfico, uma Emergência Nacional. O evento acontece em Rio Branco, nos dias 26 e 27 deste mês.

Também anunciaram participação no encontro, o presidente da República, Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, respectivamente, além dos chefes de estados subnacionais e embaixadores da Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

O CNPG também confirmou presença dos procuradores-gerais no encontro, tendo inclusive anunciado que em razão do encontro, possivelmente, a reunião ordinária do colegiado deverá ser realizada no Acre, dia 25.

Destaque 2

Prefeitura prepara Parque de Exposições para o caso de transbordamento do Rio Acre

Publicado

em

Depois de uma semana de grande mobilização para dar assistências às famílias que tiveram suas casas invadidas por enxurrada, a Prefeitura retoma o trabalho de estruturação do Parque de Exposições para o caso de transbordamento do Rio Acre. O sábado foi de intenso trabalho para todas as equipes envolvidas na execução do Plano de Contingência do Município.

Enquanto a SEMSUR conclui o trabalho de limpeza e roçagem, outras frentes de serviço se revezam na limpeza e organização do espaço físico que inclui cozinha e banheiros. 108 boxes já foram construídos e as equipes da secretaria de Obras continuam de prontidão para construir mais unidades, se necessário.

Além de cuidar da estrutura física, todas providencias estão sendo tomadas com o objetivo de garantir serviços de saúde e assistência social às famílias, em caso de transbordamento e ocupação do abrigo público. Todo o trabalho é acompanhado de perto pelo prefeito Marcus Alexandre e a vice- Socorro Neri.

“Como ocorreu em janeiro, mais uma vez o Rio dá sinal de subida. O Rio Acre não está ainda na cota de alerta, mas conforme estabelece nosso Plano de Contingência ao atingir 12 metros acontece a mobilização total de nossas equipes no Parque. Essas medidas estão sendo tomadas para que estejamos preparados para o caso de o Rio atingir a cota de transbordamento”, destacou o prefeito Marcus Alexandre.

Monitoramento do Rio

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Rio Branco, o Rio Acre mantém o movimento natural e o momento é de atenção. Desde o início do inverno, a região do Alto Acre tem recebido chuvas intensas e localizadas que têm elevado o nível do Rio em toda a bacia. Do dia 13 para o dia 14 choveu 277 milímetros, chuva que ocorreu mais em Rio Branco e ao Norte. Na sexta feira, 16, choveu 95mm em Brasiléia. Em Assis Brasil, Xapuri, Brasiléia, Capixaba e Rio Branco o nível do Rio apresenta ainda patamares muito altos, com pequena vazante em Assis Brasil mas subindo bastante em Xapuri e Brasiléia. Essa água pode chegar a Rio Branco e afetar bairros como Airton Senna, Terezinha e Baixada da Habitasa. “De janeiro a abril o nível do Rio Acre tende mesmo a permanecer alto. Hoje o nível está com 12,76m. No dia 12 de fevereiro 2015 estava em 6,06m e em 05 de março chegou a 18,40m. Todas essas medidas são para que estejamos preparados e possamos agir rápido, se preciso for”, explicou o coordenador da Defesa Civil do Município. Cel. George Santos.

Continuar lendo

Destaque 2

Palácio da Justiça, sedia exposição “Um olhar sobre as artes” de Jendem Thierly

Publicado

em

O Palácio da Justiça, Centro Cultural do TJAC, volta a dar destaque aos talentos locais e regionais com a exposição “Um olhar sobre as artes” do artista plástico Jendem Thierly.

A mostra teve início nesta sexta-feira (16) e estará aberta à visitação pública até o próximo dia 15 de março, no horário das 8 às 18 horas (exceto aos finais de semana). São animais fantásticos, indígenas míticos, flores e até mesmo belas esculturas, que à primeira vista já revelam o desafio enfrentado pelo artista para produzi-las.

Jendem Thierly, que é formado pela Usina de Artes João Donato, explica que costuma se expressar de diversas formas, produzindo desenhos, escultura, pinturas e xilogravuras (gravuras em relevo sobre madeira), dentre outros, primando pela utilização das referências e técnicas aprendidas durante a formação.

“Eu tento fazer de tudo um pouco. Na pintura, eu gosto de retratar o índio amazônico, as araras, mas eu também fujo da nossa realidade quando pinto, por exemplo, um quadro de um elefante ou mesmo produzo um violão com palitos de dentes. Essas obras estavam todas paradas na minha casa e o espaço já estava ficando apertado, então a minha ideia foi dar a elas mais visibilidade e, claro, contato com o público”, fala.

Ao todo, são 19 trabalhos em aquarela, composições de materiais e óleo sobre tela, incluídas duas esculturas cheias de personalidade – um violão feito com cerca de quatro mil palitos de dentes e uma cobra produzida pelo artista “escama por escama” com diversos materiais, ao longo de quase um mês.

Todas as obras expostas estão à venda. Os valores variam de R$ 300 a R$ 1.500. Interessados podem procurar o próprio artista no Palácio da Justiça ou contatá-lo pelo número (68) 99988-2946.

O que: Exposição “Um olhar sobre as artes” de Jendem Thierly
Quando: de 16 de fevereiro a 15 de março, das 8 às 18 horas (exceto aos finais de semana)
Onde: Palácio da Justiça, Centro Cultural do TJAC (Rua Benjamin Constant, 277, centro)
Quanto: entrada gratuita

Continuar lendo

Destaque 2

Criminosos invadem casa e matam homem à tiros no bairro Vila Acre, em Rio Branco

Publicado

em

O crime aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), em uma residência localizada no Ramal do Canil, região do bairro Vila Acre em Rio Branco. A vítima Francicley Marques de Brito, de 27 anos estava em casa com a esposa e a filha quando foi assassinado.

Segundo o coletado pela equipe policial, os criminosos chegaram em um veículo modelo gol, cercaram a residência e em seguida arrombaram a porta da frente já atirando em direção à vítima. No quarto estavam a esposa e a filha de dois anos que saíram ilesas.

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu), chegou a ser acionada, mas os paramédicos só puderam atestar o óbito.

O local ficou isolado pela PM até a chegada da perícia e em seguida o corpo foi levado para a base do Instituto Médico Legal (IML). Os criminosos se evadiram após o crime e estão sendo procurados pelas forças policiais.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.