Conecte-se agora
Fechar

Cerca de 80 títulos de eleitores apareceram com duplicidade no Estado do Acre, informa TRE

Publicado

em

Segundo dados da Justiça Eleitoral aproximadamente 64 milhões de eleitores realizaram o cadastramento biométrico no Brasil. Desse total uma média de 25 mil registros de título de eleitor foram detectados com duplicidade ou múltiplos,segundo levantamento da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A reportagem do ac24horas entrou em contato com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) para saber os números no Estado. Segundo dados oficiais, 80 títulos apareceram em duplicidade, com cerca de 164 inscrições envolvidas.

Das nove Zonas Eleitorais somente a 3ª Zona não tem registro de coincidência. O órgão informou que os casos de irregularidade serão investigados conforme determina a Resolução TSE 21.538/2003, por meio de processo administrativo a cargo do juiz eleitoral ou Corregedor Regional Eleitoral.

Nos casos de confirmação do ilícito, o caso é enviado ao promotor eleitoral para instauração de inquérito policial. O sistema de recadastramento biométrico no Acre já alcançou o percentual de 79,46% do eleitorado, segundo informe do TRE.

BIOMETRIA – Segundo o TSE, a identificação biométrica é necessária para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral, uma vez que as digitais são únicas. Com isso, o cadastramento de biometria tem ajudado a encontrar fraudes no sistema documental, pois cada cidadão, por meio do CPF pode acessar a uma série de benefícios sociais junto ao Governo Federal e INSS. A Justiça Eleitoral estima que até 2022 o cadastramento biométrico esteja concluído.

Cidades

Polícia recaptura na tarde desta segunda, quatro dos 20 presos que fugiram do presídio Moacir Prado

Publicado

em

Policiais recapturaram na tarde desta segunda-feira, 11, quatro dos 20 presos que fugiram durante a madrugada do presídio Moacir Prado, em Tarauacá.

O detentos arrombaram a laje da cela em que estavam no pavilhão D da unidade prisional e fugiram. A fuga ocorreu por volta de 1h da madrugada.

O trabalho de recaptura dos presos é feito pelas polícias Civil e Militar.

Foram recapturados: Romário da Silva Souza, Iago Brinner Barroso, Mauro Gomes Brasil e Geovane dos Santos Vieira.

Continuar lendo

Cidades

Bolsa Família: prazo para acompanhamento em saúde termina dia 22 deste mês, em Rio Branco

Publicado

em

Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm até o próximo dia 22 de dezembro para realizar o acompanhamento em saúde referente ao segundo semestre de 2017, que é obrigatório para as famílias cadastradas no programa. Quem não fizer o acompanhamento pode ter o benefício bloqueado.

Crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 49 anos inscritas no programa devem procurar as unidades de saúde de Rio Branco levando o cartão Bolsa Família, documento de identidade com foto, comprovante de residência, documento escolar, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso.

Em Rio Branco, das 18.877 famílias que devem fazer o acompanhamento, apenas 4.729 compareceram aos postos de saúde para realizar a avaliação. Ou seja: 14.148 famílias ainda não atualizaram seus dados. Das grávidas, 705 de 1.243 já fizeram o acompanhamento.

A diretora do Departamento de Regulação, Controle Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Sulamita Guedes, lembra que o acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma das exigências do Programa Bolsa Família, que prevê a transferência direta de renda, beneficiando pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza no País.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde deve ser realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre, para que as informações sejam enviadas ao Ministério da Saúde.

Continuar lendo

Cidades

Quatro municípios do Estado do Acre serão beneficiados com a instalação de Free Shops para vendas

Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Publicado

em

As cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Santa Rosa do Purus que fazem fronteira com outros países serão beneficiadas com autorização para a criação de lojas francas, conhecidas como Free Shops, para a venda de produtos com isenção de impostos. As regras finais de controle e implantação das lojas francas e serão publicados no site da Receita, em janeiro. Seguindo o cronograma do órgão, em julho de 2018 as primeiras lojas já deverão estar funcionando.

Pelo menos foi o que ficou acertado durante o seminário nacional que aconteceu em Brasília. O evento foi organizado cm conjunto pela Unale, Parlasul, Parlamento Amazônico e Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops. O deputado estadual Heitor Júnior (PDT) foi um dos representantes do Acre. Segundo ele, a instalação das lojas francas tem como objetivo valorizar as cidades de fronteira, gerando oportunidades de trabalho e desenvolvimento.

“Como membro do Parlamento Amazônio e Unale, acreditamos nesse instrumento de transformação e desenvolvimento para o Acre. A instalação de Free Shop vai possibilitar o equilíbrio da economia, além de gerar postos de trabalho e promover o desenvolvimento de pequenos municípios como é o caso de Santa Rosa do Purus. Vencido os trâmites burocráticos tenho certeza que nossos quatro municípios só têm a ganhar a partir do funcionamento dessas lojas”, destaca Heitor Júnior.

Além de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Santa Rosa, o município de Cruzeiro do Sul também ganha uma nova alternativa econômica para região do Vale do Juruá. Os estudos apontam para a possibilidade de instalar uma zona franca na segunda maior cidade do Acre. Cruzeiro do Sul funcionaria como uma mola propulsora do desenvolvimento no interior do Estado, recebendo mercadorias nacionais e estrangeiras sem se sujeitar às tarifas alfandegárias normais.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.