Conecte-se agora
Fechar

Durante licitação para mototaxistas, Forneck volta a dizer que Uber é ilegal

Publicado

em

Um total de 60 novas concessões de mototaxistas foram sorteadas nesta segunda-feira, dia 09, em Rio Branco. O ato ocorreu no Teatro Plácido de Castro, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans). Os candidatos compareceram em peso para acompanhar o certame público.

Atualmente são 560 permissões de mototáxi em Rio Branco. A última licitação ocorreu em 2012, quando 52 permissões foram outorgadas para o serviço de mototáxi. O número de permissões só pode ser ampliado quando há uma defasagem entre o número de outorgados e o índice populacional, conforme censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Gabriel Forneck, chefe da Rbtrans, mais de 290 pessoas participaram do sorteio. A expectativa é atender à demanda da cidade e melhorar o serviço. Após o sorteio, os contemplados terão 30 dias para compra do material e ajuste das motocicletas.

“Estamos finalizando a terceira e última etapa da licitação. Houve um acúmulo [da demanda] da ultima licitação para cá. Cada uma recebeu uma numeração. A gente espera assim atender essa demanda e dar essa oportunidade. A população tem crescido uma média de 4% ao ano”, explicou o gestor.

O serviço de mototáxi, denominado como Transporte Individual Remunerado de Passageiros, foi regulamentado no Município de Rio Branco em 2005, por meio da Lei nº 1.538, e é fiscalizado pela Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco – RBTRANS. A legislação garante um mototaxista a cada 600 habitantes.

Sobre o Uber, Forneck diz que a prefeitura continua fiscalizando o transporte ilegal. “Aqueles que não tem liminar, se forem pegos na cidade, eles receberão as punições que a legislação brasileira e municipal permitem, mas também estamos fazendo nossos recursos”, disse ao explicar que o Congresso Nacional e o Presidente da República precisam propor e aprovar esse tipo de serviço no País.

Acre

Por causa de égua, filho mata a própria mãe e depois é morto pelo irmão, em Porto Walter

Publicado

em

Uma tragédia em família foi registrada na comunidade Foz do Natal, em Porto Walter, na região do Juruá, interior do Acre, ontem, e abalou o município.

Após uma discussão por causa de um animal, a dona de casa Zilma Vieira de Melo, de 59 anos, foi morta pelo próprio filho, José Benedito, de 23 anos, com um tiro de espingarda.

Um irmão dele, que era filho de criação de dona Zilma, revoltado, que não teve o nome divulgado, o matou a golpes de terçado na nuca, nas costas e no braço esquerdo e fugiu. A polícia não sabe o paradeiro do rapaz. Os dois eram filhos do mesmo pai.

Zilmar chegou a ser levada ao hospital de Porto Walter, mas morreu ao não resistir aos ferimentos.

Uma égua teria motivado a discussão entre mãe e filho. O delegado Lindomar Ventura disse à jornalista Anny Barbosa, do G1 em Cruzeiro do Sul, que um juiz deve decidir se houve ou não legítima defesa na ação do irmão que matou o outro a golpes de terçado.

“Reunimos as informações e repassamos ao Judiciário, que deve informar se foi o caso de uma legítima defesa, nesse caso, a terceiro ou não. O fato é que estamos em busca do suspeito e, se ele for preso nas próximas horas, vamos realizar o procedimento de flagrante”, informou ao G1.

O corpo de dona Zilma e do filho foram liberados para sepultamento na comunidade Foz do Natal, lugar da tragédia.

Continuar lendo

Acre

PRF prende acreanas no Mato Grosso trazendo 18 pistolas 9 milímetros para o Acre

Publicado

em

Duas acreanas foram detidas por transportar armas em um ônibus. A prisão aconteceu na manhã deste domingo pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Pontes Lacerda, estado do Mato Grosso.

Bruna Mirela da Silva Pereira (21) e Ana Paula da Silva (27), estavam em um ônibus da Eucatur que vinha de São Paulo com destino a Rio Branco.

No momento da abordagem, com elas foram encontradas 18 armas de fogo tipo pistola calibre nove milímetros e 400 munições intactas.

As duas são naturais do Acre e o destino do armamento segundo o apurado pela polícia seria Rio Branco. Ambas receberam voz de prisão em flagrante e permanecem no estado do Mato Grosso pelo crime de posse ilegal de arma de uso restrito, agora considerado, crime hediondo.

 

Continuar lendo

Acre

Jovem sem habilitação perde controle de veículo e invade o hotel Ibis em Rio Branco

Publicado

em

Uma jovem de 18 anos sem habilitação perdeu o controle do carro que dirigia, um Corolla, e invadiu a entrada do hotel Ibis em Rio Branco, na Estrada Dias Martins, na madrugada deste domingo, 10.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Acre, a jovem seguia no Parque do Tucumã, quando perdeu o controle do veículo, passou por cima de um canteiro e invadiu o hotel. A moça foi levada à Unidade de Pronto Atendimento da  Sobral com  fraturas e escoriações.

No interior do carro, agentes da PRF encontraram um auto de infração de trânsito pelo fato de o veículo ter sido estacionado por volta das 2h30 da madrugada deste domingo, momentos antes de invadir o hotel, sobre a faixa de pedestre na avenida Ceará em frente à Papelaria Globo. Na ocasião, Jardem Bino Bastos se apresentou como condutor para os PMs que atenderam a ocorrência. Populares informaram que Jardem conduziu o carro até o Condomínio Ipê e lá a condutora acidentada, identificada pelo nome de Vitória, teria pego a direção e seguia com destino à sua residência no bairro Tucumã II, quando perdeu o controle e invadiu o hall do Ibis Hotel.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.