Menu

Pesquisar
Close this search box.

1º Seminário Estadual sobre Modelos Organizacionais de Cooperativa; saiba mais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A capital acreana será palco do 1º Seminário sobre Modelos Organizacionais de Cooperativas Rurais do Acre. O evento será realizado nesta sexta-feira, 06 de outubro, das 07h00 às 12h30, no Teatro Plácido de Castro, Bosque. Participam do seminário representantes de todas as cooperativas rurais do Acre com a finalidade de ouvir experiências bem sucedidas do Brasil e do mundo.


A programação contará com grandes nomes do cooperativismo, entre eles o diretor presidente da Pindorama, Klécio José dos Santos, o coordenador do ramo de Agropecuária das Organizações das Cooperativas Brasileiras – OCB Nacional, Paulo Cesar Nascimento, o dirigente nacional do MST, Milton José Fornazieri, o assessor em Suinocultura da Cooperativa Central da Aurora Alimentos, Sandro Luiz Treméa e o Procurador da Mondragon, Ibrahin Elias. Cada palestrante irá apresentar seu modelo de negócio, as dificuldades enfrentadas e histórias de superação que contribuíram para que se tornassem grandes exemplos de sucesso no cooperativismo.

Anúncios


O evento é uma inciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e do Governo do Estado do Acre. Segundo o gestor da Sedens, Sibá Machado, a ideia é promover uma reestruturação das cooperativas do Acre por meio da troca de experiências e, assim, ampliar a visão dos cooperados para o mercado nacional e internacional. Ele citou o exemplo da cooperativa Cooperacre que é considerada a maior do setor no Acre.


“Os cooperados terão a oportunidade de discutir o futuro do cooperativismo no Acre e sua importância estratégica para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dentro de um método de parceria público, privado e comunitário (PPPC)”, destacou Sibá Machado.


O secretário aposta na troca de informações e experiência como instrumento de transformação. “Acredito que com a vinda desses experts do cooperativismo no Brasil e suas histórias de superação e sucesso será possível abrir o campo de visão de nossos cooperados e, assim, reestruturar a ideia que eles têm sobre o mercado e possam buscar o fortalecimento e a união com foco não somente no mercado local, mas dentro de um padrão de qualidade e competitividade exigido pelo mercado nacional.


O objetivo final do evento é que seja instituído um grupo de trabalho e que a cada ano entre entre 10 a 20 cooperados possam sair do Acre para conhecer de perto e vivenciar novas experiências de sucesso das grandes cooperativas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido