Menu

Programação do Outubro Rosa tem início nesta terça-feira (3)

Mother breast feeding her infant
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tem início nesta terça-feria, 3 de outubro, a programação em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e luta contra o câncer de mama com o tema: “Tempo de se cuidar. Previna-se contra o câncer de mama”. No ano passado, o Acre contabilizou 58 novos casos, e 25 mulheres morreram por consequências do câncer de mama.


A abertura oficial da campanha será realizada com a iluminação do Lago da Ufac na cor rosa, show musical, orientações e entrega de laços que simbolizam a luta contra o câncer de mama, a partir das 16h30, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Publicidade

Segundo a técnica da Divisão de Doenças Crônicas, Argentina Rocha, o objetivo é alertar as mulheres sobre o câncer de mama, divulgando informações e falando da importância do autoexame frequentemente, além é claro, da realização de mamografia de rastreamento para mulheres entre 50 e 69 anos.


Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o Brasil, biênio 2016/2017, aponta para uma ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer, sendo o de mama o segundo mais incidente entre as mulheres. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido