Menu

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira edição do programa Saúde na Comunidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou no último sábado (30), a 1ª Edição do programa Saúde na Comunidade na Reserva Chico Mendes, distante 45 quilômetros do centro de Rio Branco.


A equipe formada por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e microscopista realizou consultas, atendimento odontológico com extrações, restaurações, limpeza, testes rápidos e vacinação. A estrutura incluiu farmácia com 150 itens.

Publicidade

Moradora da reserva há 22 anos, dona Maria da Conceição falou da importância da ação para a comunidade. “Ao invés de ir até a cidade em busca de atendimento, os médicos vem onde a gente está. Isso é bom demais. Fui no médico, levei também meus filhos. Foi uma maravilha”, disse dona Maria que já saiu da consulta com os medicamentos fornecidos pela farmácia do Saúde na Comunidade.


A chefe do Departamento dos Centros de Saúde e URAPS, Rozângela Farias, falou sobre a estrutura mobilizada para realização do atendimento em área de reserva. “Passamos mais de quinze dias dentro da reserva, organizando a estrutura, identificando as necessidades da população, sempre com o olhar de fazer algo mais. Aqui, por ser uma área de floresta, trouxemos também nossa equipe técnica de Leishmaniose, já com o objetivo de prevenir a doença comum nessas áreas”, explicou Rozângela.


As ações desenvolvidas durante a execução do Programa Saúde na Comunidade têm continuidade com o trabalho de orientação e encaminhamento dos casos identificados. “Além de mobilizar toda essa estrutura para ofertar o atendimento, o trabalho continua com os agentes de saúde que no dia a dia acompanham a saúde dos moradores e fazem os encaminhamentos necessários”, destacou a secretária Adjunta de Saúde do município, Jesuíta Arruda.


Para o prefeito Marcus Alexandre, foi um dia especial. “Esse é o trabalho que fazemos para levar atendimento a locais cada vez mais distantes. Poder estar, num sábado, com grande parte da nossa equipe, trazendo atendimento médico, dentista, medicamentos para pessoas que precisam é algo que me deixa muito feliz”.


Tecnologia social complementa ações de promoção e prevenção da saúde


Dando sequência à implantação do Programa de Tecnologia Social (TS), a Prefeitura e Governo do Estado, em parceria com o Centro de Trabalhadores da Amazônia (CTA), entregaram, também no sábado (30), mais 10 estruturas com banheiro e sistema hidrossanitário, que permite captar e tratar a água da chuva. A TS fortalece as ações de prevenção. “Antes da implantação da tecnologia, realizamos exames para identificar a situação de saúde da comunidade. O mesmo trabalho é feito depois da Tecnologia Social implantada. O primeiro impacto é a redução significativa de casos de verminose”, explicou a presidente do CTA, Bruna Lima.


Prevista no Projeto Sanear Amazônia, executado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), a Tecnologia Social foi planejada para beneficiar, inicialmente, 300 famílias que habitam 975 mil hectares da Reserva Chico Mendes, que, além de Rio Branco, abrange os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Capixaba, Sena Madureira e Epitaciolândia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido