Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fórum reúne dirigentes e conselheiros e tem debate sobre a criação de sindicato

O fortalecimento e atualização da agenda do cooperativismo do trabalho foi tema de uma capacitação durante o Fórum das Cooperativas do Trabalho, na Fecomércio, em Rio Branco, organizado pelo Sistema OCB no Acre, que é a Organização das Cooperativas local.


O evento reuniu 45 pessoas, entre dirigentes, cooperados, conselheiros fiscais e administrativos de 14 cooperativas do trabalho ligadas ao sistema OCB e serviu ainda para debater a constituição do Sindicato das Cooperativas de Trabalho.


“Discutir a criação do nosso sindicato é um avanço significativo porque se trata de garantir por meio dessa entidade os nossos direitos e fortalecimento da classe das cooperativas”, destacou Aloísio Inácio da Silva, diretor das Cooperativas do ramo trabalho no Estado.


A coordenadora nacional das cooperativas de Trabalho do Sistema OCB, Margareth Garcia Cunha, da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa), do Rio Grande do Sul, palestrou durante o Fórum. Ela ficou entusiasmada com a organização do sistema de cooperativas do Acre.


“O sistema de cooperativas do trabalho no Acre segue uma essência do que deve de fato ser uma cooperativa. É isso que deu pra observar aqui a partir desse diálogo. É um exemplo de que num momento de dificuldade econômica, o sistema de cooperativas é uma importante saída”, destacou.