Conecte-se agora
Fechar

Conexão com a internet no Acre deve melhorar cerca de 20 vezes mais até o final deste ano

Publicado

em

O termo de cooperação para investimentos em infraestrutura de telefonia móvel e internet no estado foi assinado na manhã desta segunda-feira, 02, durante solenidade no Palácio Rio Branco, entre o presidente da Vivo, Eduardo Navarro, dirigentes da Claro e da Tim, o governador Sebastião Viana e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. A cooperação prevê a chegada da internet 4,5G a Rio Branco, além do aumento significativo, cerca de 20 vezes, em relação a atual conexão com a rede.

Essas empresas são responsáveis por quase 100% do atendimento dos serviços de telefonia e internet no Acre.

Sete em cada 10 telefones no Acre são da Vivo. Eduardo Navarro, presidente da empresa, lembra que atualmente oito cidades são atendidas com a conexão 4G. “Até o final do ano que vem serão 15”, garante.

Soraya Tupinambá, diretora da Claro prometeu trazer para o Acre, em breve, “a internet 4,5G para Rio Branco que vai proporcionar mais avanço na internet para o Estado”, diz. “A Claro está presente em todos os municípios. Cobrimos 60% do Acre com 4G”, lembra.

O relator da Política Nacional de Banda Larga no Senado Federal, senador Jorge Viana, um dos principais articuladores dessa agenda de investimentos, lembrou a necessidade de garantir serviços essenciais via telefonia e internet em todo estado.

“Sempre pautei meu mandato na defesa do consumidor, especialmente o consumidor do Acre e das regiões norte e nordeste que sofrem com alguns serviços essenciais, como é o caso das telecomunicações. Trabalhei com cada dirigente das companhias que atuam no nosso estado e com a Anatel para chegarmos a essas mudanças que estão sendo propostas”, destacou Viana.

Após fazer um resumo da história do processo de criação da internet e sua importância para a humanidade, o governador Sebastião Viana disse que esse é um benefício histórico para o Acre. “Uma ferramenta para a educação. Esse é um mundo novo que está sendo anunciado pra nós”, disse.

Parceria para educação via internet

Na solenidade foi assinado um termo de parceria entre a Fundação Telefônica e as prefeituras de Rio Branco e Xapuri que tem por objetivo capacitar pelo menos mil professores e alunos com serviços de aprendizagem por meio da internet. A meta segundo o presidente da Fundação, Américo Teixeira Matar Júnior, é ampliar o benefício para
nove mil educadores do Acre. “Nosso objetivo é a melhoria da educação, trazer a conectividade para dentro da sala de aula”, destacou.

Destaque 5

Angelim visita Bárbara Heliodora e vê aplicados recursos de suas emendas

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (16), o deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) esteve na Maternidade Bárbara Heliodora, a convite do secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior, para visitar a unidade após a aquisição de novos equipamentos, no valor total de R$ 700 mil, com recursos de emendas parlamentares que destinou à saúde do Estado, especificamente para este fim.

“A Maternidade Bárbara Heliodora tem um significado todo especial para mim. Primeiro porque foi onde nasci e segundo porque tenho um envolvimento muito pessoal com essa questão da saúde da mulher, do parto humanizado, do aleitamento materno e da atenção neonatal. Então é uma satisfação muito grande pode contribuir, por meio do mandato, para que o trabalho realizado na unidade seja cada vez melhor.”, disse Angelim durante a visita.

Na ocasião, o deputado e o secretário de Saúde, que se fez acompanhar pela enfermeira Lorena Rojas (da equipe de planejamento da Sesacre), foram recepcionados por parte da equipe gestora: a gerente assistencial, enfermeira Ana Beatriz; o gerente técnico, médico José Everton; e o gerente administrativo, Márcio Ramos, que falaram a respeito do trabalho que estão realizando na unidade e mostraram os equipamentos adquiridos com recursos das emendas parlamentares de Angelim, já em funcionamento.

Além de um moderno ultrassom, foram comprados para a Maternidade e Hospital da Criança: berço aquecido, cadeira de rodas, cama para parto (PPP), carro de emergência, detector fetal, monitor multiparâmetro, entre outros.

“Nós só temos a agradecer a atenção que o deputado Angelim está dando para a saúde, em especial aqui para a maternidade. Temos nos empenhado em oferecer a cada dia um atendimento mais qualificado para nossa população e contribuições como essas só vem a se somar ao nosso esforço.”, disse o secretário Gemil Júnior.

Continuar lendo

Destaque 5

Moradores do bairro Estação Experimental amargam prejuízos deixado por temporal

Publicado

em

Os moradores do bairro Estação Experimental, na rua Vital Brasil, amargam prejuízos incalculáveis depois da enxurrada que acabou atingindo mais de 200 residências na região.

Os proprietários das residências acabaram empilhando seus pertences destruídos pela chuva às margens da rua do bairro para que o poder público faça o recolhimento.

Segundo José Souza, todos os seus móveis foram perdidos. Durante o temporal, ele conseguiu levantar somente a geladeira e o fogão. “Foi uma situação muito difícil, fomos pegos de surpresa. Esta rua nunca tinha ficado desse jeito”, destacou.

Os moradores pedem o apoio do poder público e da sociedade com água e material de limpeza para diminuir o transtorno ocasionado pela inundação.

A manicure Adriana Silva mostrou sua residência que teve um dos quartos destruído pela água. “Como vocês podem observar afundou o piso do quatro e a força da água foi tão grande que quase não consigo abrir a porta. Perdi tudo aqui em casa, inclusive meu material de trabalho”, explicou.

Continuar lendo

Destaque 5

Jenilson Leite auxilia no socorro à moradores de bairros afetados pela forte chuva na capital

Publicado

em

O deputado estadual Jenilson Leite ( PCdoB), que também é médico infectologista, esteve durante todo o dia de hoje prestando socorro aos moradores dos bairros inundados pela maior chuva dos últimos tempos em Rio Branco, capital do Estado.

No bairro da Paz, um dos mais atingidos pela enchente repentina, Leite esteve apoiando junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Eletrobras e o próprio prefeito da cidade, Marcus Alexandre ( PT), para levar medicamentos, alimentação e fraudas as famílias atingidas. Além providenciar barcos para retirar àqueles que já estavam praticamente desabrigados.

Foram 277,4 milímetros de chuva em apenas 10 horas. A média para o mês inteiro de fevereiro é de 280 milímetros. A maior chuva da história de Rio Branco causou alagamentos em vários bairros e ruas da capital. O Rio Acre subiu um metro e meio em 24 horas, passou de 10,82m para 12,32m às 6h da manhã desta quarta-feira.

Para o deputado Jenilson, é importante que as instituições e as pessoas que estão na condição de representante da sociedade, dê as mãos e busque auxiliar os moradores que estão passando por dificuldades. Porque além de ser solidariedade com o próximo, é um dever cívico.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.