Menu

Conexão com a internet no Acre deve melhorar cerca de 20 vezes mais até o final deste ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O termo de cooperação para investimentos em infraestrutura de telefonia móvel e internet no estado foi assinado na manhã desta segunda-feira, 02, durante solenidade no Palácio Rio Branco, entre o presidente da Vivo, Eduardo Navarro, dirigentes da Claro e da Tim, o governador Sebastião Viana e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. A cooperação prevê a chegada da internet 4,5G a Rio Branco, além do aumento significativo, cerca de 20 vezes, em relação a atual conexão com a rede.


Essas empresas são responsáveis por quase 100% do atendimento dos serviços de telefonia e internet no Acre.

Publicidade

Sete em cada 10 telefones no Acre são da Vivo. Eduardo Navarro, presidente da empresa, lembra que atualmente oito cidades são atendidas com a conexão 4G. “Até o final do ano que vem serão 15”, garante.


Soraya Tupinambá, diretora da Claro prometeu trazer para o Acre, em breve, “a internet 4,5G para Rio Branco que vai proporcionar mais avanço na internet para o Estado”, diz. “A Claro está presente em todos os municípios. Cobrimos 60% do Acre com 4G”, lembra.


O relator da Política Nacional de Banda Larga no Senado Federal, senador Jorge Viana, um dos principais articuladores dessa agenda de investimentos, lembrou a necessidade de garantir serviços essenciais via telefonia e internet em todo estado.


“Sempre pautei meu mandato na defesa do consumidor, especialmente o consumidor do Acre e das regiões norte e nordeste que sofrem com alguns serviços essenciais, como é o caso das telecomunicações. Trabalhei com cada dirigente das companhias que atuam no nosso estado e com a Anatel para chegarmos a essas mudanças que estão sendo propostas”, destacou Viana.


Após fazer um resumo da história do processo de criação da internet e sua importância para a humanidade, o governador Sebastião Viana disse que esse é um benefício histórico para o Acre. “Uma ferramenta para a educação. Esse é um mundo novo que está sendo anunciado pra nós”, disse.


Parceria para educação via internet

Na solenidade foi assinado um termo de parceria entre a Fundação Telefônica e as prefeituras de Rio Branco e Xapuri que tem por objetivo capacitar pelo menos mil professores e alunos com serviços de aprendizagem por meio da internet. A meta segundo o presidente da Fundação, Américo Teixeira Matar Júnior, é ampliar o benefício para
nove mil educadores do Acre. “Nosso objetivo é a melhoria da educação, trazer a conectividade para dentro da sala de aula”, destacou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido

Postagens Relacionadas