Menu

Pesquisar
Close this search box.

Período de seca deve levar ao acionamento da bandeira vermelha nos próximos meses

Nos próximos meses (outubro, novembro e dezembro), o brasileiro deve preparar o bolso para pagar mais caro na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já sinalizou quanto à cobrança da bandeira tarifária vermelha, em virtude do período de seca dos rios. O acionamento irá implicar na cobrança de R$ 3,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.


Em pronunciamento, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, nesta semana, não está descartada a possibilidade de acionamento da bandeira vermelha no mês de outubro. Ele informou que não há nenhum risco de desabastecimento, mas ressaltou que o custo da energia deve ficar mais caro nos próximos meses em razão do regime de chuvas, que não tem sido favorável há meses.


No início desta semana, o Governo Federal regulamentou a importação de energia oriunda da Argentina e do Uruguai. O governo também estuda a possibilidade de realizar uma campanha publicitária de incentivo à economia de energia.


De acordo com relatórios meteorológicos que chegam ao governo, o solo da Amazônia está seco, o que impede a formação de nuvens que, depois, se convertem em chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, onde estão os principais reservatórios das hidrelétricas do País