Menu

Merecia ganhar uma estátua

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Gehlen Diniz (PP) deveria ganhar dos ex-governadores que estão recebendo uma pensão mensal do governo do Estado, uma estátua, por brecar a ação no STF que poderia pôr um fim a todos os pagamentos. A PEC do parlamentar só atinge quem vier a ser governador. Como a Ação de Inconstitucionalidade da OAB-AC que tramitava no STF se baseava nos artigos da Constituição Estadual, extintos pela PEC do Gehlen , perdeu o argumento jurídico e teve que ser declarada extinta. E com isso todos os ex-governadores escaparam de ter o benefício cassado pelo STF. Tudo graças ao parlamentar do PP, que atirou numa anta e matou uma cotia. Era um filme do qual já se esperava este resultado no Supremo Tribunal Federal.


UMA ANÁLISE FRIA
Não tenho amizade com a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, mas a estão crucificando por emoção, por ela ter devolvido recursos defasados que, seriam usados para construir uma unidade de saúde. Toda obra com recurso federal exige uma contrapartida financeira, e no caso da prefeitura, não tinha. E nem para desapropriação. Tampouco para manter em funcionamento. A devolução, neste caso, não foi uma incúria, mas um ato dentro da realidade.


E TODOS LOUVARAM AO SENHOR
Depois da explicação ontem do deputado Gehlen Diniz (PP) de que foi induzido ao erro pelos sindicalistas na questão da emenda que subiu os plantões dos enfermeiros para 600 reais, o deputado Daniel Zen (PT), que o tinha fustigado por uma suposta má-fé, lhe pediu desculpas.


ASSIM DEVE SER O PARLAMENTO
O Parlamento tem que ser centro das mais duras discussões políticas. Mas também do apaziguamento quando uma situação exige. Positiva, pois, a ação do deputado ZEN (PT).


ALHOS E BAGULHO 
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) diz que o ministro do STF, Luiz Barroso, defende a legalização da maconha por ser petista de coração, ter sido colocado no cargo pela Dilma e apóia outras bandeiras do PT, como o aborto. Está mais para teoria da conspiração, Eliane!


FALANDO FRIAMENTE
O deputado Jonas Lima (PT), não vê como o partido eleger cinco deputados estaduais na eleição do próximo ano, pelo desgaste político da sigla. Aposta no máximo em quatro. “As coisas estão muito difíceis”, ressalva. E olhe que o Jonas tem uma estrutura de campanha.


BISTURI AFIADO
Prestem atenção num candidato a deputado estadual: vereador Jackson Ramos (PT). Tem um corpo grande de médicos trabalhando sua candidatura. E ainda é da simpatia do Tião Viana.


FUGINDO DO DESGASTE
Tião Silva, funcionário de carreira, está cotado para ser o Superintendente do INCRA. Teria o aval do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que assim deixa de correr o risco de indicar um militante peemedebista para montar um curral no órgão. Tião tem o apoio dos servidores.


COISA PEQUENA
Uma das pressões sofridas pelo ex-presidente do INCRA, Eduardo Ribeiro, para fazer politicagem no órgão aconteceu em Brasiléia. Queriam que retirasse a patrulha mecanizada que atenderia os ramais do município, por a prefeitura estar sob o comando do PT.


UM QUESTIONAMENTO
Na sua entrevista ontem ao “Bar do Vaz”, no AC24horas, o ex-deputado Luiz Calixto, fez um questionamento polêmico, sobre o fato dos peemedebistas venderem a imagem do PMDB ser o maior partido do Acre. “Que partido grande é este, que elegeu só um vereador na Capital”?


LEQUE GRANDE
O deputado Ney Amorim (PT), segundo quem o acompanha de perto nas suas andanças políticas, me disse ontem que, 40% dos vereadores do interior de partidos de oposição já teriam garantido que trabalharão o seu nome para ser o segundo voto. Não duvido nada.


NOVA TECNOLOGIA
O DERACRE adota um procedimento surreal na rodovia para Plácido de Castro: tapar os buracos com barro. Depois de uma chuva o barro vai embora e o buraco permanece aberto. Quem fez a inusitada descoberta foi o deputado Jairo Carvalho (PSD), revelada ontem na ALEAC.


UMA PREVISÃO
Um colega de imprensa que conhece a fundo a administração do prefeito de Senador Guiomard, André Maia, previa ontem que, ele trabalhará os nomes do senador Jorge Viana (PT) e do senador Sérgio Petecão (PSD). E que a maioria do seu secretariado apoiará Marcus Alexandre. O comentário é de um jornalista enfronhado na política do município.


NÃO FUNCIONOU
Esta tese de que vão procurar colar o nome do prefeito Marcus Alexandre (PT) às estripulias do seu partido, com a imagem no fundo do poço, não acho que causará desgaste ao petista na campanha. Na segunda eleição para a PMRB não funcionou. O eleitor vota majoritariamente no nome e não no partido. E, principalmente, quando se trata de candidatura majoritária.


TOLERÂNCIA ZERO
O governo tem de decretar tolerância zero contra a violência ou a insegurança da população e as ações criminosas impunes vão continuar. O alerta, com sentido, é da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Na sua visão, o governo perdeu o controle no combate ao crime.


CANDIDATURA CONFIRMADA
Boatos desmentidos. A secretária Sawana Carvalho não irá para nenhum dos partidos nanicos e disputará a eleição para deputada estadual no PT. Bom para a política. É tão raro ver mulheres qualificadas disputando mandatos que, quando surge um nome do seu quilate é altamente positivo. Não só para o eleitorado feminino, mas para a boa política.


CURIÓ DE MUDA
O presidente do PMDB, deputado federal Flaviano Melo, está que nem curió em mudança de pena, não dá um pio. Está evitando entrar nesta discussão do INCRA como o diabo foge da cruz.


DISCUSSÃO ESTÉRIL
Foi uma discussão tosca entre deputados da oposição e da base do governo sobre o novo mobiliário do aeroporto. E se deve ser comprado no Acre ou fora do Estado. A questão não é nem essa, mas o governo estadual bancar a compra para um órgão federal, quando há coisas mais importantes com carência, como segurança, saúde e educação, clamando por recursos.


NADANDO EM DINHEIRO
A não ser que o Estado esteja nadando em dinheiro para fazer a gracinha com a INFRAÉREO.


ENFIM, VEIO A LUCIDEZ
Até que enfim caíram na realidade. O PSDB e o DEM lavaram as mãos e resolveram deixar sob a exclusiva responsabilidade do senador Gladson Cameli (PP), sem interferência, indicar o vice na chapa que disputará o governo estadual. Vice tem de ter total afinidade com o candidato.


ATÉ O FIM DO ANO
O senador Gladson Cameli (PP) deveria esperar o PT anunciar o seu vice, que acontecerá antes de dezembro, para em seguida anunciar o nome da oposição. Seria o tempo ideal para acabar a indefinição dentro da oposição. E já chegar no ano eleitoral com a chapa conhecida.


NOS DETALHES
A eleição para a escolha do novo governador, no próximo ano, será decidida nos detalhes.


FICA ATÉ O FIM
Com a economia melhorando e a segunda denúncia bem mais frágil do que a primeira, é improvável que o Congresso venha autorizar ao STF a investigar o presidente Temer. Deverá ganhar mais uma do PT. O Temer é do Legislativo, conhece todos os seus caminhos.


ENTENDIMENTO LÓGICO
Merece ser vista a entrevista do ex-deputado Luiz Calixto, no programa “Bar do Vaz”, no AC24horas. Fez uma análise muito lúcida e apartidária da sucessão estadual e da disputa pelas duas vagas de senadores. Foi na mesma linha da coluna: -se a oposição sair com mais de dois candidatos ao Senado, o PT pode ficar com as duas vagas. É simples: os votos do PT se unem e da oposição se pulverizam. A oposição já tem quatro candidatos: Márcio Bittar (PMDB), Sérgio Petecão (PSD), Sanderson Moura (PTC) e o nome a ser lançado pela REDE. E atentem que o PT tem duas candidaturas perigosas, do senador Jorge Viana (PT) e do deputado Ney Amorim (PT). Parece a repetição do mesmo filme em que a oposição saiu com quatro candidatos ao Senado e por conta disso o então senador Nabor Junior (PMDB), que era favorito, foi derrotado pelo sem voto Geraldinho Mesquita, que depois deu um chute na bunda do PT. Outro alerta do Calixto, com o qual também concordo: se a oposição perder a eleição para o governo, o PT emplacará mais vinte anos no poder. Não é para se duvidar.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.