Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com BC e Confederação Alemã de Cooperativas, Sistema OCB/AC oferece capacitação de Performance Competitiva e Estratégicas

Durante três dias, 48 gestores e dirigentes de cinco cooperativas de créditos do Acre se reúnem na Federação do Comércio, na avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco, para uma capacitação que tem como um dos objetivos debater sobre o crescimento e expansão do cooperativismo sem a perda da identidade no atual cenário econômico em meio a consequente necessidade de eficiência e adaptação e alterações no mercado financeiro.


Romeu Eugênio, do Banco do Central, ajuda na capacitação das cooperativas

A capacitação é denominada de Performance Competitiva e Horizonte Estratégico nas Cooperativas de Crédito, um projeto OCB/DGRV Norte Nordeste, que é fruto da parceria internacional entre a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e a Confederação Alemã de Cooperativas – DGRV.


O assessor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Romeu Eugênio de Lima, lembra que um dos grandes desafios do cooperativismo no atual contexto do mercado financeiro é manter o crescimento sem, no entanto, perder a identidade de “uma sociedade de pessoas”.


“Esse é o principal desafio das cooperativas de crédito pelos próximos anos. O mercado está em movimento constantemente. Estão aparecendo novos competidores e as cooperativas tem que continuar crescendo, competindo, continuar ganhando escala e ao mesmo tempo também sem perder a identidade, focar também na questão da perenidade. O cooperativismo é uma sociedade de pessoas, o foco é nas pessoas. Inclusive na sociedade italiana, uma cooperativa pertence não àquele grupo de pessoas que são sócias, ela pertence à sociedade, é um conceito muito mais amplo”, lembra.


O cooperativismo de crédito surgiu na Alemanha em 1864 e multiplicou seus benefícios e ideologia para mais de uma centena de países. Hoje o modelo do cooperativismo de crédito alemão é reconhecido por sua estrutura, eficiência, resultados e valores locais.


Nesse sentido, a transferência de conhecimento e experiências do cooperativismo alemão para a realidade brasileira, permite muitas vezes, projetar cenários de aperfeiçoamento estrutural e operacional, que podem contribuir substancialmente com os objetivos das cooperativas brasileiras, em ampliar positivamente os seus impactos socioeconômicos, por meio da inclusão financeira e social, gerando mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas.


“O grande ganho desse processo é o que nós chamamos de educação continuada. É importante que todos os nossos gestores passem por esse processo de capacitação e qualificação. Nós estamos​ trazendo essa experiência de gestão e governança da Alemanha, que hoje é uma referência no cooperativismo de crédito, e também o Banco Central que é o normatizador do sistema de crédito, já que as cooperativas estão dentro desse contexto de trabalho do Banco Central. O nosso trabalho é trazer esse conhecimento para que o nosso gestor possa levar pra prática dentro da cooperativa”, salientou o superintendente do Sistema OCB/AC, Emerson Costa Gomes.


A capacitação começou na última segunda, 25, e termina nesta quarta-feira, 27.