Menu

Aniversário de Sena Madureira e o resgate da memória e identidade da cidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sena Madureira comemora hoje 113 anos de fundação. Da chegada do Coronel Siqueira de Menezes até hoje, a cidade já passou por muitos altos baixos. Dias bons, dias maus, mas sempre firme. Sempre em frente. Não vive seus melhores dias, mas há esperança de dias melhores. A violência é um dos seus maiores problemas. Mas não é o único. Há muitas outras coisas a serem melhoradas. Da infraestrutura à educação, passando por esporte, lazer e, claro, uma disposição de todos em cuidar melhor da cidade.


Não foram poucos os madureirenses que foram em busca de melhores oportunidades fora dos muros da cidade. Foram muitos. No último sábado, enquanto o prefeito Mazinho Serafim reinaugurava o Estádio Marreirão, muitos destes filhos da mini diáspora de Sena Madureira se achegavam novamente à cidade, graças a um grupo de WhatsApp e o incentivo de Carlinhos Batista, Nazaré Guedes, Deusdete Menezes, Ronaldo Queiroz, Joscy Viana, Juzeide Ganun, Nilsa Araújo e tantos outros.

Publicidade

A turma veio de muitos lugares. Manaus, Belém Recife, São Paulo, Porto Velho, Recife, Rio Branco… Ali, no gramado da principal praça esportiva da cidade, a homenagem que o prefeito Mazinho fez aos craques do passado como Louzada, Zé Louro, Hermano Filho, Nelson Sales, Cabral, Peba, Joscy, Luiz Barros, Idel Diniz, além de famílias que dedicaram toda a sua vida ao esporte do município, trouxe de volta um princípio de honra e reconhecimento do legado dessa gente que nunca deixou de amar e cuidar de Sena Madureira. Nos seus melhores e piores anos.


Faço aqui destaque especial a homenagem à família do melhor prefeito que Sena já teve, José Nogueira Sobrinho, pai de uma pessoa mais que querida, Núbia Celestino. Foi prefeito em 1966, num tempo em que se construía uma cidade com pá, enxada e carrinho de mão. E a cidade que ele construiu nem mesmo o tempo, ou o abandono de alguns, deixou de existir. Reverenciar a memória e a história de José Nogueira Sobrinho através de suas filhas e de sua esposa nos faz lembrar que ainda há esperança para a princesinha do Iaco. Parabéns a todos os envolvidos nessa linda festa! Vida longa à minha amada Sena Madureira.


Deixo com você algumas fotos do que foi o fim de semana em comemoração aos 113 anos da cidade. Faltam muitas imagens, mas espero que faz jus à importância do evento:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido