Menu

Pesquisar
Close this search box.

Petecão: Estou fora da indicação do vice”

Plenário do Senado

O senador Sérgio Petecão (PSD) negou que o seu partido tenha indicado o Pastor Pedro Abreu e sua mulher Marfisa Galvão, para serem colocados na mesa de negociação da oposição para a escolha do vice do candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP). “O PSD está fora desta discussão, não sei de onde tiraram esta história”. Petecão acha que, a escolha do nome do vice deve ser feita em cima da preferência do candidato a governador e sem qualquer imposição por parte dos partidos da aliança. Para o senador do PSD, a sua única preocupação de momento é trabalhar a sua reeleição, o que vem fazendo de forma constante. Sobre o boato que estaria recuando para uma candidatura a deputado federal riu e sapecou: “isso não existe, eu serei o candidato ao Senado mais votado, como é que vou desistir? É Petecão de novo”.


SITUANDO A DISCUSSÃO
Vamos colocar a discussão no eixo da verdade. Houve de fato uma rejeição das contas do prefeito Marcus Alexandre pelo DNIT e pedido de devolução de valores. Mas é um ato administrativo, não se sabe nem se a decisão será acatada pela Procuradoria da República. O restante fica por contado clima político que envolveu a divulgação da matéria a este respeito.


LADO HUMORÍSTRICO DO TIÃO
Fica por conta do lado humorístico do governador Tião Viana a sua declaração de que o candidato mais forte da oposição é o Márcio Bittar. Os números não mostram isso. Bittar é um perdedor nato para cargos majoritários. Já perdeu para senador, prefeito da Capital e para governador. Está dando nesta nova disputa do Senado o tiro da macaca: é ganhar ou desistir.


NÃO SERÁ TIRO DE FESTIM
O que se sabe desta investigação da Polícia Federal sobre o episódio da venda de casas populares nos programas geridos pela SEHAB é que, nomes que não foram ouvidos na investigação inicial foram agora. Dentro de 60 dias se saberá tudo o que foi apurado pela PF.


NÚMEROS CONFIRMAM
Os números da pesquisa encomendada pela direção nacional do PSDB só vieram confirmar o que tenho batido na tecla de que, a eleição de 2018 para governador será decidida nos detalhes. Sem favorito. Quem quiser se enganar que será uma disputa fácil, que se engane.


FICA POR CONTA DO ACHSIMO
As declarações de setores da FPA e da oposição de que a eleição está no papo e é só questão das urnas serem abertas, ficam por conta do achismo e das paixões dos seus militantes.


TENTANDO A ALEAC
O ex-vereador Pedrinho Oliveira está de volta à política. Disputa uma vaga na ALEAC pelo PSD.


COMPLETAMENTE FORA DOS TRILHOS
Esta discussão de quem será o vice da oposição está completamente fora do trilho. Não pode ser indicação de um partido para resolver questões políticas pessoais. Estão invertendo tudo, dando prioridade ao que não é prioridade. E deixando em segundo plano o principal: a unidade em torno da candidatura ao governo. Por isso é que está dando tanta trapalhada.


ESTÃO FICANDO DOIDOS?
Até parece que a eleição a ser disputada é exclusivamente para escolher o vice-governador.


SEGURO MORREU DE VELHO
O deputado federal Alan Rick (PRB) cumpre sem dúvida um bom mandato e isso é indiscutível. Mas já deveria ter atentado que não é o nome preferido no jogo dos cardeais. Não é ingênuo para não notar. O melhor que lhe cabe é trabalhar a sua reeleição e sair deste cipoal.


CASA VELHA COM PINTURA NOVA
Imaginem uma casa caindo aos pedaços e se colocar sobre ela uma nova pintura. Será sempre casa velha. É o que acontece com os partidos que estão mudando os nomes das suas siglas para tirar o peso do desgaste. Isso não funciona, por um motivo: os nomes são os mesmos.


PILAR DA CANDIDATURA
O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, é o pilar dentro do PMDB da candidatura do ex-deputado federal Márcio Bittar ao Senado. No partido não terá problema de adesão, mas não espere o mesmo espaço que teve a sua gestão na mídia, conheço esta aldeia índio por índio.


NEM VALE A PENA
Os jornalistas que cobrem os trabalhos da ALEAC, simplesmente, mal aparecem pela Casa nas quintas-feiras. É perda de tempo. Virou dia de sessão solene, com salamaleques, fartos e falsos elogios aos homenageados. Tudo de olho no voto. Por não fazer coluna social, eu passo bem distante.


NÃO TEM SENTIDO
O que era para ser apurado pela CPI da SEHAB já está em fase final de apuração pela PF, que é a venda de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Por isso não faz sentido o presidente da CPI, deputado Lourival Marques, pedir a prorrogação de prazo. Não terá fatos novos.


VOZ ATIVA
O deputado federal Léo de Brito (PT) tem sido uma voz ativa contra o ato do presidente Temer de liberar uma imensa área na Amazônia para mineração. Se quando a área era uma reserva não havia o controle para a entrada de garimpeiros, pior ficará com o fim desta reserva.


PROMESSA DE JOGO DURO
Ao cruzar com o senador Sérgio Petecão (PSD), o deputado federal César Messias (PSD) fez a afirmação: “na campanha, não vou pedir um voto para você, mas aonde encontrar um voto do Márcio Bittar eu vou tirar”. Não deixa de ser uma ajuda indireta.


MUITO CLARO
Está ficando muito claro que há por parte de outros partidos da aliança da oposição uma rejeição que não é propriamente ao nome do Márcio Bittar, mas ao fato dele ser candidato do PMDB. Acham que o PMDB quer manipular a eleição de 2018, como fez na eleição à PMRB.


TODOS MUITO FORTES
Eleição é eleição. Mas pelo que se acompanha e se conhece das estruturas de cada um, dificilmente, os deputados do PT, Daniel Zen, Jonas Lima, Lourival Marques e Leila Galvão, não retornarão para novo mandato na Assembléia Legislativa. Ney Amorim sairá para o Senado.


É OUTRA CONVERSA
Sobre uma nota da coluna acerca da candidatura do vereador Roberto Duarte (PMDB), um velho peemedebista fez a seguinte observação: “foi o mais votado porque todo o PMDB se debruçou na sua candidatura. Não acontecerá de novo para deputado, agora tem o Chagas Romão e Eliane Sinhasique correndo na sua mesma raia”. É uma observação pertinente.


DUDU FORA
O médico Eduardo Farias (PCdoB) que foi um bom deputado estadual e está sendo um bom vereador não deverá ser candidato à uma vaga na ALEAC e vai cerrar fileiras para eleger o candidato preferencial do PCdoB, Edvaldo Magalhães.


AGUARDANDO AS REGRAS
Fica difícil se comentar sobre como ficarão os partidos na eleição de 2018, enquanto não se saber se as regras eleitorais continuarão a patifaria política atual ou se haverá mudança na lei.


PARA MARCAR POSIÇÃO
O PSL, que quer trocar o nome para LIVRES, poderá até ter candidato ao governo como apregoam os seus dirigentes, mas dentro do atual jogo, será só para marcar uma posição.


ESCORREGADIO COMO SABÃO
Quando se toca para o senador Jorge Viana (PT) sobre as escolhas dos dois suplentes da sua chapa desconversa a respeito de nomes, e fica mais escorregadio do que sabão molhado.


SAIU DO BURACO
Amigo que nasceu em Manuel Urbano e quase sempre visita os parentes me disse ontem que, já se pode notar a melhoria no aspecto urbano com a gestão do prefeito Tanízio de Sá. Na gestão passada parecia que a cidade tinha sido alvo de um grande bombardeio, tantos eram os buracos nas ruas, observou.


TRENAS DIFERENTES
O governador Tião Viana pode até não estar fazendo tudo o que pensou fazer na sua administração, deixado lacunas, mas não meçam a sua gestão com a mesma trena quando se tratar de política. Não é amador e comandará a eleição na máquina. Não o subestimem!


O RESULTADO DO JOGO DIRÁ SEU FUTURO
A vice-prefeita Socorro Nery, que assumirá em abril, não só terá a missão de ser a gestora da maior cidade do Estado, mas, principalmente, de assumir com uma eleição para governador na sua frente. Sabe que do resultado eleitoral dependerá o seu futuro político e a tranqüilidade para administrar. Se o PT perder o governo todos os olhos do partido estarão voltados para tentar empurrar para cargos na PMRB, os seus principais afilhados. E não haverá espaço para abrigá-los. A derrota do Marcus Alexandre também tiraria boa parte da chance da PMRB continuar nas mãos do PT. Se o PT fizer o governador tem tudo para levar avante uma boa gestão. Portanto, a eleição de 2018 será um divisor de água para sua passagem pela prefeitura. Para o bem ou para o mal. Não há como escapar desta situação.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.