Menu

Passando dos limites

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada Juliana Correia (PRB) está certa ao cobrar em requerimento explicações à direção regional da ELETROBRÁS sobre as interrupções de energia. Somente em agosto já aconteceram em dois dias. A parlamentar diz que, assim com o consumidor tem o dever de pagar as contas em dias, o fornecedor é obrigado a fornecer um serviço de qualidade, que não vem ocorrendo.


RAIMUNDINHO, O BRABO: “MARCUS TEM DE COLOCAR TODOS NA RUA”.
O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) está exigindo um compromisso do prefeito Marcus Alexandre e o mais cotado para ser o candidato ao governo da FPA: “ou ele assume a palavra que se ganhar a eleição demitirá os atuais ocupantes de cargos de confiança do governo. Não manterá os atuais secretários e colocará caras novas na sua equipe ou não terá o apoio do meu grupo durante a campanha”. No desabafo feito ontem na tribuna da ALEAC, Raimundinho acusa a atual equipe do governo estadual de estar cansada, atender mal a população, tratar mal os deputados, não se preocupar com as demandas que lhe chegam e de estarem no comodismo de quase vinte anos no cargo. “O Marcus tem de demitir estes cavernas (sic) se quiser fazer uma boa gestão”, adverte. Raimundinho (foto) diz que, mesmo sendo da base do governo não pode deixar de apontar erros na administração e querer mudanças. Nem um deputado de oposição chegou a este tipo cobrança ao governo. O que há com o Raimundinho, o Brabo?


NÃO POUPA AS CRÍTICAS
Mesmo sendo da base governista na ALEAC, tendo votado sempre com o governo, o deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) tem sido em alguns pontos um crítico duro do governo.


CAMINHO MAIS PROVÁVEL
Não será candidata a deputada. Não continuará como vice por ser do PT. Não emplacará a candidatura ao governo. O caminho que está aberto para a bela vice-governadora Nazaré Araújo é o de ser a primeira suplente na chapa do candidato ao Senado, Jorge Viana (PT).


ESCANCARA A MOROSIDADE
A decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, se não tem efeito prático na suspensão de uma gratificação não mais recebida pelos magistrados do Acre, escancara por outro lado uma triste realidade do Judiciário, a morosidade: levou 20 anos para a Ação Popular ser julgada pelo STF.


ABUSO A SER COMBATIDO
O vereador Manuel Marcos (PRB) está sendo pragmático para combater a demora dos bancos em atender os clientes: aumentando os valores da multas e em caso de reincidência com pena de fechamento do banco infrator durante 24 horas. Ou continuará o péssimo atendimento. A única linguagem que entendem é a da punição pecuniária.


USO DO CACHIMBO DEIXA A BOCA TORTA
O vereador Rodrigo Forneck (PT) está desconectado da realidade política. O PT não elege mais um poste. Nas duas últimas décadas a oposição não teve um candidato ao governo tão forte e bem situado como o senador Gladson Cameli (PP). Será uma disputa renhida. Mesmo Marcus Alexandre (PT) sendo um nome competitivo. É reconhecido pela própria cúpula do PT. Essa história de que o PT vai dar uma “peia” fica por conta dos arroubos da juventude do Rodrigo.


SENTIMENTO GRANDE
Sou bastante experiente para não me deixar levar pela emoção dos fatos. O que se nota na população é um sentimento de mudança. Se este sentimento será traduzido em votos é outra conversa. Mas deve se levar em conta que também não será fácil derrotar o PT, mesmo estropiado. Atentem para o fato que a eleição para o governo será equilibrada como nunca. E o PT terá no comando da campanha alguém que não é amador: o governador Tião Viana.


ISSO TUDO É BALELA
Esta conversa que pode aparecer no DEM uma terceira via para o governo é tudo uma grande balela. Se algum desavisado entrar por este caminho sabe que será um mero participante da campanha, que será polarizada entre Marcus Alexandre (PT) e Gladson Cameli (PP).


SABE QUE O JOGO ESTÁ JOGADO
Numa campanha majoritária não será o apoio de A e nem a rebelião de B que impedirá ou que norteará o eleitor a votar no candidato ao governo. Quando o povo tem empatia com uma candidatura não olha quem é o candidato a deputado ou a senador, foca no nome ao governo e vota.


BUSCANDO SEU ESPAÇO
Não se pode condenar o ex-prefeito Tião Bocalon por estar fazendo pressão para empurrar goela abaixo da oposição o deputado federal Alan Rick (DEM) como vice. Busca seu espaço. Com Alan de vice, Tião Bocalon fica como único candidato do DEM à Câmara Federal. Está errando só na estratégia da faca no pescoço. Poderia ter buscado o caminho da diplomacia.


CAVALO DE BATALHA
Só que, o Bocalon não pode situar o DEM como se fosse o maior partido da oposição para colocar este ponto como uma exigência. Tem dado uma dimensão além do tamanho real.


SOCORRO PARA SENADOR GUIOMARDS
A violência dominou a pequena cidade de Senador Guiomard. Os assaltos acontecem de dia. Os moradores não têm mais sossego com tantos casos. O deputado Jairo Carvalho (PSD) diz não haver mais a quem recorrer. “Mas policial para multar tem aos montes”, critica Jairo.


SUGESTÃO CONTRA A VIOLÊNCIA
No segundo distrito da Capital os comerciantes apresentaram uma proposta inusitada: mandam arrumar todas as viaturas do batalhão da PM que cobre aquela regional, abastecem de combustível, e o que gastarem será abatido no imposto de ICMs pago ao Estado. A revelação foi feita ontem pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB). É pegar ou largar.


MOVIMENTO DAS MULHERES
Está havendo um grande movimento entre as mulheres da oposição para uma grande reunião em que defenderão que, o espaço de vice na chapa ao governo deve ser ocupado por uma representante do sexo feminino. E querem a presença do candidato a governador.


BONS DE GARFO
Não sei se a equipe do prefeito de Capixaba, José Augusto, é trabalhadora, tanto quanto é boa de garfo. O prefeito licitou 266 mil reais para comprar comida e amainar a fome da rapaziada. Uma coisa pode acontecer: ao término do mandato estarão todos gordinhos.


DO OUTRO LADO DA CIDADE
Na região da Baixada da SOBRAL, o deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) traça um quadro nada alentador para a segurança. Diz que há 5 anos o contingente da PM na Baixada era de 130 homens. Hoje está reduzido a 70 PMs e o ideal é de 240 militares. “Não há como combater a criminalidade desta maneiram reduzindo a tropa”, lamenta.


“QUERO SER O PRIMEIRO”
O senador Sérgio Petecão (PSD) negou que, optará por ser candidato a deputado federal. Afirma que nunca disputou o Senado com tanta chance de se eleger e tem como meta ser eleito o senador mais votado da eleição de 2018. “Me aguardem”, avisa um otimista Petecão.


NÃO ENCONTRO OUTRA PALAVRA
Num tempo de uma crise econômica braba, o gestor devolver recursos federais em caixa para a construção de uma unidade de saúde não se pode encontrar outra palavra que não seja incompetente, para lhe qualificar. É o caso da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD).


SEM JUSTIFICATIVA
O sistema de saúde de Tarauacá não está às mil maravilhas para dispensar recursos à construção de um Posto de Saúde que, inclusive, estava licitado, por isso nenhuma justificativa que a prefeita Marilete Vitorino der para a sua incúria pode ser aceita pela população.


NENHUMA OBRA
A única obra atribuída à prefeitura de Xapuri não foi feita pelo prefeito Bira Vasconcelos. O asfaltamento da rua de acesso ao centro da cidade foi executado pelo governo via DERACRE.


FEITA NA PREFEITURA?
Foi anunciado pelo seu arauto na ALEAC, deputado Jairo Carvalho (PSD), de que o prefeito de Senador Guiomard, André Maia, está com 80% de aprovação da sua gestão. Nem o Papa tem isso no Vaticano. Ou a pesquisa foi feita dentro da prefeitura ou fizeram aquela soma maluca que não se faz: somando os índices Regular, Bom e Ótimo. É querer se enganar!


Empregos em tempo de crise
Esta na ALEAC um projeto do governo que aumenta o teto de contratações no quadro estadual de Enfermeiros e de Técnicos de Enfermagem. Deverá ser votado, na terça-feira próxima. Permitirá a contratação de 130 enfermeiros e 110 Técnicos de Enfermagem. É o governo remando contra a crise econômica que tomou conta do país. Já tinha autorizado a contratação de 300 servidores para a Saúde e mais 300 para a Educação. Esta é uma iniciativa do governador Tião Viana que não pode deixar de ser ressaltada e elogiada. Contrata e paga em dias. E isso num estado pequeno, não industrializado, mas com o controle fiscal no azul. Estados como o Rio de Janeiro, com a pujança da produção de petróleo, há meses não paga o funcionalismo estadual. Se ressalte também sobre este projeto que, o deputado Daniel Zen (PT) foi um dos mais ardorosos defensores das duas categorias para a mudança na legislação. Ganhar um emprego é mais dignidade para uma família.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.