Menu

Prefeitura retira entulho e trabalha ação de educação ambiental no bairro Estação Experimental, na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O destino inadequado do lixo, por parte de moradores, tem sido recorrente e alguns pontos de entulho tem surgido, na capital. Nesta terça-feira, 29, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), esteve no trecho de acesso entre a rua Princesa Isabel e rua Vital Brasil, no bairro Estação Experimental, com serviço de retirada de entulho e ação de educação ambiental.


Publicidade

A SEMSUR, também, levou à comunidade serviço de roço, sinalizou a área com instalação de placa e trabalhou ação de conscientização ambiental, nas primeiras horas da manhã. “Percorremos as ruas Pedro Álvares Cabral, Princesa Isabel e Vital Brasil. Conversamos com os moradores sobre a importância de manter o ambiente saudável e limpo”, enfatiza Giovane Andrade, coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco.


Dona Odete França, mora na Vital Brasil, há mais de 20 anos e conta que os moradores do bairro e de outras localidades jogam lixo no acesso. “Moradores daqui e de outros lugares, jogam lixo aqui. Minha vontade era de que a prefeitura retirasse esse entulho. Eu agradeço que hoje eles vieram aqui”.


Francielia Oliveira, presidente do bairro, falou sobre a importância do trabalho realizado pela SEMSUR. “Esse trabalho de conscientização e limpeza é muito importante. Mas infelizmente tem sido um trabalho de enxugar gelo porque a população não tem colaborado”.



Coleta e destinação correta de resíduos

A SEMSUR realiza regulamente a coleta do lixo domiciliar em todas regionais da cidade. Móveis velhos, resto de construção, pneus ou de podas, os entulhos, devem ser levados ao Aterro de Inertes, na Transacreana, Km 01. Há ainda a oferta de serviço de papa-entulho, mediante pagamento de taxa.


Silmara Luciano, diretora do Departamento de Resíduos Sólidos, enfatiza a importância do descarte correto do lixo. “É preciso da parceria da população para ter Rio Branco limpa e organizada. Os moradores precisam fazer o descarte correto de lixo e entulho”, pontua.


A Lei Municipal de Meio Ambiente n• 1.459, art. 12 (VI e VII) prevê multas para destino inadequado do lixo que variam de R$ 179,73 a R$ 2.700.


A prefeitura por meio de serviços da SEMSUR e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) não tem medido esforços para conservar a cidade limpa. Ações de educação ambiental são estratégias utilizadas pela prefeitura para dialogar e trabalhar, em parceria com a população, na melhoria de qualidade de vida em Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido