Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jéssica Sales é a deputada do Acre mais influente nas redes sociais, diz pesquisa de agência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desenvolvido pela agência FSB Comunicação, o índice de influência dos parlamentares acreanos nas redes sociais é muito baixo -não está entre os piores, mas é baixo. Dos que conseguiram figurar na lista, a deputada federal Jéssica Sales ocupa a 50ª colocação entre os congressistas, a melhor pontuação obtida por um membro da bancada acreana. Depois de Jéssica, o senador do PT, Jorge Viana se encontra na posição de número 64 em um ranqueamento liderado por outro petista, o senador Lindebergh Farias, cuja pontuação obtida é surpreendente: 51,3. Jorge Viana computou minguados 2,9 pontos. Jéssica foi um pouco melhor: 3,9 pontos.


Após analisar 85.203 posts feitos por 559 parlamentares durante o primeiro semestre legislativo, a primeira edição do FSBinfluênciaCongresso mostra polarização nas redes. Entre os 10 parlamentares mais influentes no ambiente digital, cinco são petistas e dois são da família Bolsonaro. O domínio dos parlamentares petistas se estende ao ranking dos partidos. O PT lidera com 80 pontos. Outros dois maiores partidos do Congresso, o PMDB aparece na 10º posição, com 13,4 pontos, e o PSDB apenas na 15ª, com 8,1 pontos. A partir da segunda edição, um índice individual vai comparar o desempenho pessoal de cada parlamentar com sua performance média ao longo do primeiro semestre de 2017.Todos na política (e fora dela!) já constataram a importância da atuação política no ambiente digital. As conversas hoje em dia começam e/ou ganham corpo na internet. Muitas vezes elas definem coberturas jornalísticas. Cada vez mais são cruciais em disputas políticas e eleitorais.

Anúncios


A metodologia captura todos os posts dos parlamentares e considera em seu cálculo seis critérios: número de seguidores, posts, curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance estimado. Os dados têm pesos diferentes para cada critério e cada rede social, Facebook e Twitter. O resultado final é um índice de influência, que varia de 0 a 100 e classifica os parlamentares em um ranking. O estudo inicial mostra que, dos 560 parlamentares monitorados, 94,3% são ativos nas redes. Apenas 34 não atualizam ou não têm perfis nas redes sociais.


Nesse contexto, o deputado Rocha é o 3o acreano com melhor desempenho nas redes sociais, colocando-se na posição 221. Angelim, mesmo raramente aparecendo nas redes, é o 3o com melhor desempenho entre os acreanos na posição 226 e nota 0,9 -a mesma de Rocha, do PSDB, cuja presença nas comunidades virtuais é aparentemente bem maior que a de Angelim.


Até hoje, no entanto, ninguém radiografou a fundo o desempenho de senadores e deputados federais nas redes sociais. Para resolver essa lacuna, o instituto de pesquisas da FSB desenvolveu o FSB Influência, com metodologia científica e monitoramento minucioso.


O FSB Influência mede a performance de cada parlamentar. Leva em consideração o número de seguidores, o alcance e o volume de posts, o número e a intensidade das interações no Facebook e no Twitter. Os dados são, então, calculados e ponderados. O resultado final é o índice de influência.


Este material refere-se ao desempenho dos parlamentares nas redes sociais durante o primeiro semestre de 2017. Foi mapeado e mensurado o comportamento e as interações dos parlamentares brasileiros entre os dias 2 de fevereiro a 17 de julho, período de funcionamento do Congresso Nacional.


Quando se analisa apenas a lista da Câmara dos Deputados, Jéssica Sales também é a líder na posição 34.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido