Conecte-se conosco
Fechar

Saúde de RB deixa de realizar mais de 10 tipos de exames de sangue; Secretaria explica

Publicado

em

Usuários dos serviços de saúde de Rio Branco estão revoltados com a não realização de exames de sangue por parte do município. Apenas no centro Barral y Barral, na Estação Experimental, mais de 10 tipos de exame de sangue, entre eles os de hormônios, não estão sendo emitidos. O motivo seria a falta de reagentes para feitura dos exames.
José Ferreira, de 42 anos, é um dos pacientes que peregrinam em busca de conseguir fazer um exame. Ele diz que já precisou ir a três unidades de saúde, e que, em nenhuma delas, incluindo o Barral y Barral, conseguiu êxito na busca. Além disso, o servidor público já buscou hospitais do estado para tentar o procedimento. Também não conseguiu.

“Eles mandam a gente de um lado para o outro. Já fui no Lacen, no Taquari, na Baixada, e nada. Agora, eu vim aqui no Barral e ninguém faz também. Disseram que a prefeitura não está comprando os reagentes dos exames. Eu corro o risco de estar com câncer na tireoide e não consigo fazer os exames. Não tenho como pagar, senão pagaria”, relata Ferreira.

A policlínica, reinaugurada pelo prefeito Marcus Viana (PT) há alguns meses, deveria se tornar referência em atendimento para a população rio-branquense, mas a realidade é outra. Além da falta de médicos, faltam até exames essenciais aos diagnósticos dos pacientes. Uma funcionária disse que não há previsão para a volta das emissões.
“Enquanto não comprarem reagente, a gente não vai ter como fazer. O laboratório não pode fazer milagre. O pessoal da Semsa e do prefeito vem aqui, mas ninguém faz nada. Tem gente que vem do Bujari para cá, e não consegue fazer exame. Tem gente até de Porto Acre. O SUS é público, e ninguém pode ser impedido. Tem muita gente que dá até pena de ver voltando para a zona rural sem o exame”, comenta.

Na lista, segundo apurou ac24horas, estão os seguintes exames: Estradiol; FSH, LH, Progesterona, T4 Livre, THS, Prolactina, Testosterona, Anti-TPO, Ferritina, Magnésio, Amilase, Lipase e GGT. E nos próximos dias, outros exames também podem parar se ser realizados pelo laboratório, deixando, portanto, à população à espera da saúde estadual ou dos laboratórios particulares.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Ao ac24horas, a Secretaria de Saúde do Município de Rio Branco informou que a suspensão hoje (sexta-feira, 11) na coleta de alguns itens, deu-se em decorrência do aumento da demanda que passou de 70 mil para  106 mil análises por mês gerando um acréscimo acima de 50%.  A Secretaria informou ainda que “está sendo providenciado os insumos necessários para que na próxima semana esteja com o serviço regularizado”.

Continuar lendo

Acre

Número de endividados aumenta no Acre e supera a média do Brasil, revela Acisa

Publicado

em

Acre apresentou um aumento de 0,22% no volume de inadimplentes entre setembro deste ano e o mesmo período de 2016. O levantamento faz parte do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e foi divulgado pelo site da Associação Comercial e Industrial do Acre (Acisa).

O resultado acreano é superior ao verificado na média de toda a Região Norte (-2,59%) e do valor verificado em todo o país (-5,06%). Quando o último resultado é comparado com agosto, a quantidade de devedores aumenta a 1,39%.

O levantamento da Acisa apontou que as contas de luz e água (17,8%) apresentam o maior nível de inadimplentes, seguido pelo setor de comunicação (12,06%) e bancos (3,61%). As informações estão no Jornal A Tribunal deste domingo, 22.

Os maiores devedores são as pessoas que estão na faixa etária de 85 anos a 94 anos (15,53%), seguidos pelos idosos de 65 anos a 84 anos (10,53%). O terceiro lugar ficou com o grupo de idade que vai dos 40 anos aos 49 anos (8,11%).

Segundo a Acisa, para cada acreano que devia existiam 1.975 contas em atraso. O número foi menor que a média da Região Norte, que é de uma pessoa com nome sujo com 1.987 contas, e acima da média nacional.

Continuar lendo

Acre

Operação no município de Santa Rosa do Purus tem droga e dinheiro apreendidos

Publicado

em

Uma operação da Polícia Civil em Santa Rosa do Purus, neste domingo, dia 22, teve no primeiro balanço drogas e dinheiros apreendidos. Os trabalhos são parte da Operação Acre Integrado, deflagrada na semana passada. Ainda não se sabe até quando os trabalhos vão continuar.

Os trabalhos da Acre Integrado também envolvem a Polícia Militar. São ações contra o crime ocorrendo simultaneamente na Capital e interior. Os trabalhos ocorrem nas zonas urbana e rural, e visa coibir a prática de crimes pelas rodovias que cortam o estado.

“Esta operação tem o objetivo maior de fomentar uma integração de esforços das unidades operacionais na capital e no interior, fortalecendo de forma natural a sensação de segurança a nossa sociedade acreana”, afirmou o coronel Sousa Filho, diretor operacional da PMAC.

Apenas em Santa Rosa do Purus, foram mais de trouxinhas de cocaína, além de várias notas de dinheiro em espécie. Valores que seriam utilizados no comércio da droga.

Continuar lendo

Acre

Polícia Federal investiga carta racista deixada à aluna da Ufac no município de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Federal investiga a fundo a carta deixada em sala de aula para a uma acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira, dia 20. O caso se tornou público neste sábado, quando a acadêmica procurou a polícia para denunciar o fato.

Em nota, Ufac lamentou o ocorrido e disse não compactuar com esse tipo de postura entre a comunidade acadêmica. Ao citar a aluna, a nota diz que a universidade se solidariza com a discente. “Nesse sentido, a Universidade tomará as medidas legais cabíveis”, informa na página oficial no facebook.

Segundo apurou ac24horas, em caso extremo, o aluno que deixou a carta para a colega pode ser expulso da instituição. A garota foi chamada de “caboca”, “nojenta” e “imunda”. Também na carta, a pessoa diz à estudante que não sabe quem “teve a brilhante ideia de misturar pessoas normais com índios”.

Continuar lendo
Publicidade

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.