Conecte-se agora

Por causa da Expoacre, prefeitura de Rio Branco paga hoje servidores municipais

Publicado

em

Como havia anunciado semana passada, a prefeitura de Rio Branco depositou nesta quarta-feira, 26, os salários dos servidores municipais. A antecipação ocorre por causa da Expoacre. Vale lembrar que o pagamento do funcionalismo na prefeitura ocorre normalmente nos penúltimos dias de cada mês.

A prefeitura possui mais de sete mil servidores. A assessoria de imprensa do Município informou que “em números são mais de R$20 milhões injetados na economia local nessa última semana do mês”.

Propaganda

Cotidiano

Inscrições para Oficina de Palhaçaria em Rio Branco já estão abertas

Publicado

em

Respeitável público, já estão abertas as inscrições para a “Oficina de Palhaçaria: O Corpo Cômico e Jogos de Dupla e Trio”, que acontecerá em Rio Branco entre os dias 16 e 18 de julho. Limitada a 25 vagas, a oficina será ministrada das 19h às 22h, no Serviço Social do Comércio (Sesc) do Centro. A atividade é parte do projeto de circulação pelo Acre do espetáculo teatral “O Dia da Caça”, da dupla de palhaças Las Cabaças.

As inscrições são gratuitas e as fichas devem ser solicitadas pelo e-mail bifiquinan@gmail.com ou pela página no Facebook Las Cabaças. O formulário deve ser preenchido e enviado para o mesmo endereço até o dia 11 de julho. A ação é voltada a estudantes ou profissionais de teatro, dança, circo, música, boneco ou performance. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 e os aprovados têm até o dia seguinte para confirmarem participação.

“Queremos propor na oficina um estudo sobre a linguagem do palhaço e introdução ao jogo de dupla de palhaços, apresentando conteúdos e conceitos da palhaçaria clássica através de exercícios físicos, jogos teatrais em dupla e trio”, explicou Marina Quinan, uma das artistas e oficineiras da dupla Las Cabaças.

Após a Oficina de Palhaçaria, elas apresentam gratuitamente a peça “O Dia da Caça” em três cidades acreanas. A primeira delas é Rio Branco, que receberá o teatro de rua no dia 20 de julho (sexta-feira), às 19h, na Praça da Revolução, no Centro. Depois, as atrizes pegam a estrada rumo a Xapuri para, no dia 22 (domingo), às 18h, encenarem a peça na Praça de Eventos, também no Centro. Por fim, a dupla leva, no dia 27 (sexta), o espetáculo para Cruzeiro do Sul. A apresentação acontece às 18h, na Praça Orleir Cameli.

Encenada pelas atrizes Juliana Balsalobre e Marina Quinan, que interpretam, respectivamente, as palhaças Bifi e Quinan, “O Dia da Caça” emprega elementos da palhaçaria clássica e tem como tema uma típica caçada noturna na floresta. O uso de vocabulários da região amazônica e objetos cênicos típicos, como boroca, canoa, terçado, arco e flecha, aliado a situações típicas do universo ribeirinho, trazem ao espetáculo um contexto totalmente regional.

A dupla Las Cabaças vem da região do Baixo Amazonas e faz intervenções em espaços públicos e no cotidiano de comunidades do interior do país, visando a troca humana e cultural a fim de transformar as experiências em roteiros teatrais por meio da linguagem da palhaçaria. Desde 2006 as artistas realizam pesquisa prática na Amazônia, com visitas a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas e apresentações e intervenções artísticas valendo-se do modo de vida, palavras, gestos e histórias que aprenderam com as populações desses locais.

Toda a programação é promovida pela Nascedouro Gestão Cultural, Namazônia e Las Cabaças, por meio do Edital Petrobras Distribuidora de Cultura 2018/2019, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura (MinC).

Continuar lendo

Cotidiano

Conta de luz deve continuar com bandeira vermelha até o fim do ano

Publicado

em

Um relatório de analistas do banco UBS aponta que a bandeira tarifária vermelha nível 2 deverá continuar até o fim do ano. A projeção leva em conta as previsões de chuvas abaixo da média na região dos reservatórios das hidrelétricas pelos próximos meses.

“Existe um certo consenso… há vários agentes de mercado que estão indo nessa linha, até novembro com bandeira vermelha, por uma questão principalmente de hidrologia. Apesar de a carga não estar crescendo como se esperava, a hidrologia está ficando bem abaixo da média”, disse Franklin Miguel, presidente da comercializadora Copel Energia, à agência Reuters.

As bandeiras tarifárias sinalizam ao consumidor as eventuais reduções na oferta de energia. No caso da tarifa vermelha nível 2, já acionada para junho, as contas de luz levam um adicional de R$ 5 a cada 100 kilowatts-hora consumidos.

Continuar lendo

Cotidiano

Rompimento no cabo de fibra óptica da internet seria a causa da lentidão na emissão de RG’s na OCA da Capital

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Policia Civil, por meio do Instituto de Identificação, emitiu nota de esclarecimento na página de notícias do governo, em que esclarece sobre a lentidão do sistema de emissão de cédulas de identidade na Central de Serviço Público – OCA Rio Branco.

Segundo eles, o problema já está sendo averiguado por equipes de técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT). A lentidão teria sido causada devido um rompimento de cabo de fibra óptica da internet, que provocou a lentidão no processo de emissão de cédulas de identidade no Estado.

“As equipes trabalham para resolver o problema e em respeito aos usuários da OCA, informamos que em breve todo sistema voltará a operar normalmente para que a população volte a usufruir do serviço”, informou em Nota.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.