Conecte-se conosco
Fechar

Frio de origem polar derruba a temperatura no Acre na quarta

Publicado

em

Uma parcela da poderosa onda de frio polar, que atingirá o Brasil no último dia de maio de 2017, chegará à Amazônia sul-ocidental, com ventos intensos, derrubando a temperatura no Acre, em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, em Mato Grosso e nas planícies da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale.

De acordo com Friale, “a frente fria – que são aqueles ventos que antecedem a massa de ar frio polar – chegará ao leste e ao sul do Acre e ao sul e oeste de Rondônia, durante a tarde ou nas primeiras horas da noite da próxima quarta-feira, 31, com fortes rajadas de vento da direção sudeste. Na sequência, já no dia seguinte, primeiro de junho, uma massa de ar frio polar começará a penetrar”.

“Nas nossas análises de hoje, 29 de maio, a perspectiva é de que a temperatura caia, mas não muito. Essa onda de frio atingirá a Amazônia sul-ocidental com intensidade moderada, sendo que as mínimas deverão oscilar entre 14 e 18ºC, no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e em parte de Mato Grosso, inclusive, em Cuiabá”, explica.

Friale argumenta que no último sábado, dia 27, uma fraca frente fria chegou ao Acre. “A chegada desta frente fria provocou, no sábado e principalmente no domingo, chuvas torrenciais no estado e também na Bolívia e no Peru. As chuvas foram fortes e volumosas na bacia do rio Acre. Na cidade de Assis Brasil, foram registrados mais de 100mm, nas últimas 48 horas. Em Rio Branco, o nível do rio deverá ter um aumento de, aproximadamente, 2m, nos próximos dias”.

Segundo pesquisador, essas chuvas, porém, foram de despedida do período chuvoso do último verão. Após essas chuvas torrenciais, uma parcela de ar polar seco, já nesta segunda-feira, começou a deslocar para o Amazonas a umidade que estava sobre a região. Entretanto, será com a próxima onda de frio – a que chegará no último dia de maio – que o período seco começará a se manifestar com mais rigor na Amazônia Ocidental.

Assim, os primeiros dias de junho já serão bastantes secos e, com a chegada de outras ondas de frio previstas para junho, a projeção é de que o ano de 2017 tenha seca severa, principalmente, no Acre e em Rondônia.

“A partir de agora, as chuvas ocorrerão, mas serão do tipo frontal, ou seja, causadas pela chegadas de frentes frias. Poderão ser chuvas fortes, mas passageiras. O predomínio, neste inverno, que tem início no próximo dia 20 – pelo horário de Rio Branco – será de baixa umidade do ar. Durante alguns dias, os registros poderão ser inferiores a 30%, com muito sol e elevada radiação ultravioleta’, frisa.

Continuar lendo

Cotidiano

Quatro pessoas ficaram feridas após tiroteio na tarde desta terça-feira, no bairro 6 de Agosto, na capital

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (17), quatro pessoas ficaram feridas, entre elas uma mulher e uma criança de 2 anos, após tiros no bairro Seis de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações coletadas pela equipe policial, um veículo preto se aproximou do grupo e armados os ocupantes efetuaram pelo menos 10 disparos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionado e três viaturas prestaram apoio a ocorrência. A mulher, a criança e dois homens foram encaminhados ao Pronto Socorro. A menor levou um tiro de raspão e não corre riscos de morte

A Polícia Militar, após a coleta de informações, saiu a procura dos suspeitos que se evadiram tomando rumo ignorado após o crime de tentativa de homicídio.

Continuar lendo

Cotidiano

Após denúncia, BOPE prende homem de 37 anos com fuzil e outras armas no bairro Calafate, em Rio Branco

Publicado

em

Um homem de 37 anos foi preso na tarde desta terça-feira (17), em flagrante com um fuzil em uma residência localizada na Rua Madureira, bairro Novo Calafate, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, a prisão só foi possível após uma denúncia anônima que dava conta de que na residência havia homens armados. Ao chegarem ao local, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), encontraram a arma de fogo de grosso calibre, uma AR-15, com 21 munições, de uma pistola 9 milímetros, 14 munições de 556, usadas em outro tipo de fuzil, droga, celulares, dinheiro e material para embalagem do entorpecente.

Na casa no momento do flagrante só havia Cleber José da Silva Bezerra, que alegou ter comprado a arma pelo valor de R$ 28 mil no pais vizinho, a Bolívia. O homem foi levado a Delegacia de Flagrantes (Defla), e deverá retornar ao regime fechado já que estava sendo monitorado em regime semi aberto. Desta vez, deverá responder pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Continuar lendo

Cotidiano

Universidades britânicas oferecem bolsa de estudo para estudantes do Estado do Acre; saiba mais

Publicado

em

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nessa segunda-feira, 16, palestra sobre o programa Chevening, que ofecere bolsas de mestrado a estudantes brasileiros, financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e organizações parceiras.

O programa é uma iniciativa do governo britânico, que oferece bolsas de mestrado para qualquer área do conhecimento em qualquer universidade britânica, estimulando pessoas com potencial de liderança.

A bolsa cobre todos os principais custos para realização de mestrado, possui duração de um ano e, após esse período, o estudante precisa voltar ao Brasil para aplicar os conhecimentos adquiridos. “Um dos objetivos do Reino Unido com o programa é montar uma rede de pessoas influentes, que mantenham relacionamento com o país no futuro”, disse o representante da Embaixada do Reino Unido, Carlos Eduardo Mesquita.

Para a vice-reitora e assessora interinstitucional da Ufac, Guida Aquino, a universidade vem seguindo os caminhos da internacionalização. “Sem essa interculturalidade, a ciência se torna mais pobre.”

Para se inscrever no programa, acesse o link www.chevening.org/eligibility.

(Ascom/Ufac)

Aleta Dreves
Assessora de Comunicação
Portaria n. 535/2016
68.8111.4288

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
Universidade Federal do Acre – UFAC
68.3229.1799
68.3901.2554

Continuar lendo
Publicidade

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.