Menu

Pesquisa revela que 61% das acreanas tem dificuldade de ser mães e cuidar do emprego

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O estudo Carreira e Maternidade 2017 no Brasil mostra que o Acre é o segundo Estado onde as mulheres mais encontram dificuldades para conciliar trabalho e maternidade –e fazer uma carreira de sucesso tendo de cuidar do filho. Em entrevista, 61% das acreanas disseram ter esse problema quando decidem engravidar. Esse número só é menor que o registrado pelo Distrito Federal, onde 65% das mulheres declararam sofrer para manter o emprego ao tempo que exercem a maternidade.


O Acre é também um dos três lugares onde as mulheres levam mais tempo para retomar a rotina de trabalho após a licença-maternidade. Apesar desses aspectos negativos, a melhor conciliação entre trabalho e maternidade existe em apenas três capitais: Manaus, Palmas, e Rio Branco.

Publicidade

O estudo visa debater a real autonomia feminina e diz que a conquista de cada vez mais direitos foi apenas o início no caminho para maior independência do sexo supostamente mais forte. Uma peça-chave é o papel das mulheres no contexto do trabalho. “Elas não apenas buscam a independência financeira e realização profissional, mas ao mesmo tempo mostram a essência de uma sociedade igualitária” , diz a pesquisa realizada pelo portal Trocando Fraldas.


Porém, a responsabilidade de ter e criar os filhos permanece maioritariamente atrelada ao sexo feminino em uma sociedade ainda machista.


Mais da metade das entrevistadas (56%) considera mais improvável o sucesso profissional de mulheres com filhos. Mulheres do Centro-Oeste e do Distrito Federal, com 58,2% e 65,2% respectivamente, essão na região e no estado com as maiores dificuldades.


Liderados pelo Amapá, Amazonas e Roraima com índices abaixo ou igual à 50%, a região Norte possui a menor dificuldade com uma média de 52,7%. Todas as capitais do Sudeste (São Paulo 57,7% – Rio de Janeiro 58,2% – Belo Horizonte 60,4% – Vitória 66,7%) demonstram dificuldades acima da média. Aracajú é a capital da dificuldade de sucesso profissional com filhos, onde mais de 72% das mulheres têm essa impressão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido