Menu

Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Saúde do Estado do Acre diz estar zerando fila de cirurgias de joelho no HC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma equipe de profissionais do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, iniciou mais um mutirão de cirurgias ortopédicas. Ao todo, até o sábado, dia 6, serão realizados 27 procedimentos cirúrgicos, sendo 15 para implantação de próteses e outros 12 de ligamento cruzado. Agora, segundo a Secretaria de Saúde do Acre, a fila de cirurgias de joelho foi zerada.


Para resolver a demanda de cirurgias desse tipo no estado, o governo fechou parceria com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO), que passou a realizar os procedimentos no Hospital das Clínicas de Rio Branco, em pacientes que antes precisariam ser encaminhados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para o procedimento cirúrgico em outro estado.


A Secretaria destacou o procedimento recebido pelo aposentado Salviano da Silva, de 70 anos. O paciente não contou há quanto tempo esperava pela cirurgia, mas afirmou que sentia muitas dores. “Sei que se não fizer essa cirurgia vou terminar em uma cadeira de rodas. O que mais me deixa triste é não poder trabalhar”, afirmou.

Anúncios


Em média, casa prótese custa R$ 20 mil aos cofres públicos. Segunda a Secretaria de Saúde, o Hospital das Clínicas realizou 56 cirurgias para colocação desse tipo de prótese no ano passado, o que agora está viabilizando a finalização da fila de espera.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido