Conecte-se agora

Jornalistas do ac24horas dizem que guerra interna dentro do PT favorece Ney Amorim ao senado

Publicado

em

Destaque 5

Prefeitura e Embrapa realizam seminário e apresentam Mapa de Solos de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após dois anos e meio de estudos, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) chegaram à conclusão do Mapa de Solos do município. O resultado foi apresentado no Seminário Solos e Agricultura, promovido nesta segunda-feira, 19, no auditório da Escola Craveiro Costa.

O encontro, que reuniu produtores cruzeirenses, também divulgou aos participantes o zoneamento do açaí e do café, ou seja, as áreas propícias para o cultivo das duas cadeias produtivas.

“Temos esse termo de parceria com a Prefeitura desde 2017. Esse Mapa de Solos coloca a Prefeitura de Cruzeiro do Sul à frente dos demais municípios acreanos, pois esse instrumento de gestão técnica permite que definir onde plantar e quais culturas devem ser priorizadas para alavancar a economia do Município”, endossou o chefe da Embrapa, Eufran Amaral.

O seminário também enfatizou os resultados das políticas públicas municipais para a agricultura, resultados de pesquisas integradas da Universidade Federal do Acre (Ufac), tendo como importante parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores (Sebrae), que tem auxiliado nas capacitações e assistência técnica.

O prefeito Ilderlei Cordeiro destacou a importância do estudo. “Estamos fazendo algo inédito na Amazônia, pois essa escala de precisão do solo do nosso município é pioneira na Região. Esse mapa nos aponta os melhores locais de produção para o açaí, em consórcio com outras culturas. A produção agrícola é uma das prioridades da nossa gestão e nada melhor que investir respaldado com estudos”.

O Mapa de Solos e o Zoneamento representam um importante marco para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento está consolidando uma estratégia integrada de atuação, com base em tecnologias de ponta e gestão territorial.

“Esse seminário trouxe mais conhecimento para a gente, que está acostumado a plantar apenas a mandioca e, agora, vamos poder diversificar a nossa produção. Estou ansiosa para saber o que mais posso cultivar e aumentar a minha renda”, contou a agricultura Maria Jurleide, moradora do Ramal 5.

O produtor Juarez Silva também ficou empolgado com a novidade. “Quanto mais a gente puder melhorar o nosso plantio e renda, mais nós ganhamos. Esse apoio da Prefeitura para nós é muito importante”, disse.

O seminário contou com a participação da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, representada pela vereadora Mariazinha.

Continuar lendo

Destaque 5

Ilderlei inaugura Centro de Referência Especializado de Assistência Social em Cruzeiro

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, inaugurou nesta sexta-feira,16, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Arlete Soares de Souza. O espaço também recebeu equipamentos para o atendimento à comunidade.

O Creas foi construído e equipado por meio de emendas parlamentares da deputada federal Jéssica Sales. O Centro atende pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

A Keiliane Cordeiro, secretária de Desenvolvimento Social, celebrou a conquista. “É a realização de um sonho ter a sede própria do Creas e não tenho dúvidas de que nossos atendimentos serão ainda melhores. Vamos poder oferecer mais comodidade, além de estarmos mais próximos dos bairros de maior vulnerabilidade”.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, o centro também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

“O nosso mandando é feito com muito amor para a comunidade e em parceria com as prefeituras. Fico muito feliz de estar aqui, inaugurando um espaço que leva o nome de uma mulher que fez muito por todos”, destacou Jéssica Sales.

Por orientação do prefeito Ilderlei Cordeiro, o Creas recebeu o nome de Arlete Soares de Souza, mãe exemplar, trabalhadora, empresária e humanista. Em vida, Arlete se dedicou a cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade social e auxiliou instituições sociais como Mohan, Lar dos Vicentinos, Santa Casa, Educandário, dentre outros.

“Agradeço toda a nossa equipe e a deputada Jéssica pelo apoio. Hoje, estamos entregando mais uma obra, proposta no nosso Plano de Governo, que atende jovens e crianças do nosso município. É com seriedade e trabalho que temos conseguido implantar boas políticas públicas em Cruzeiro do Sul”, endossou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.