Menu

Prefeitura de Rio Branco abre guerra contra os buracos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cidade em grande parte de suas ruas está tomada por buracos. É uma realidade da qual a PMRB não pode fugir. O prefeito Marcus Alexandre me ligou ontem para dizer que, o problema está sendo encarado com seriedade, com várias frentes de trabalho, que devem virar a noite e até trabalhar nos sábados. Só nos últimos dias o asfalto usado nesta verdadeira operação de guerra correspondeu a 700 viagens de carretas carregadas com o produto, mais de 5 toneladas, informou. Marcus deu um dado pluviométrico, para mostrar o quanto rigoroso está sendo o inverno: “nos últimos 82 dias só 14 dias não choveu, na capital”. Critica tem que haver, ninguém pode ficar omisso aos problemas da cidade, mas também tem que se reconhecer quando o enfrentamento é feito, como no caso da ação do prefeito Marcus (foto).


Emenda pior que o soneto
Existem notícias que não devem ser divulgadas por quem está no poder porque dão uma bela bandeira aos ataques da oposição, como no caso da que “os roubos caíram 32%”. Os deputados da oposição desceram de pau no índice duvidoso. “Falta de respeito” e “escárnio à população” e “mentira” foram adjetivos usados pelo deputado Gehlen Diniz (PP) e outros parlamentares. Este tipo de notícia gerada pelo governo só prejudica a imagem do governo.


Nenhuma defesa
O dado causou tanto constrangimento na base parlamentar do governo que, ninguém rebateu as críticas da oposição. E nem haveria como rebater. Foi uma divulgação imprópria numa hora imprópria. Tem hora que é melhor calar-se.


Calma, pequena!
Sua crítica valeu. Não tivesse feito nada teria mudado. Mas não está se processando a recuperação da cozinha do HUERB? Não foi constatado na sua vistoria? Então não cabe ficar mais fazendo carnaval em cima de um fato em correção. Calma, Pequena! Tudo tem limite!


Pressionar o governo
Não adianta só o deputado Heitor Junior (PDT) ficar clamando por uma campanha de convencimento a que se faça a doação de órgãos. O Acre tem uma Central de Transplantes de ponta, uma equipe de profissionais de ponta, mas sem uma campanha perene de doações, os pacientes têm que ficar esperando órgãos de outros Estados. E gente morrendo na fila de transplante. O governo tem uma imensa equipe de jornalistas e publicitários ao dispor.


O que houve, Gemil?
Acrelândia está há um mês sem ambulância. Em Campinas os profissionais estão tirando plantões extras alem do limite permitido por lei, porque as contratações dos concursados da Saúde não foram feitas. A denúncia é do deputado Nelson Sales (PV), secretário Gemil!.


Golpe de mestre
O presidente Michel Temer deu um golpe de mestre nos governadores e prefeitos. Anunciou que a Reforma da Previdência não atingirá estados e municípios. Ou seja, cada um que segure e sua ponta no sistema previdenciário. Na base do quem pariu Mateus, que embale.


Exemplo a ser seguido
Na Aleac existem dois funcionários com síndrome de Dow contratados e prestando serviço. É um exemplo a ser seguido pelo governo e também pelos órgãos de justiça.


Todos não são iguais?
Sou pelo fim do fórum privilegiado para os integrantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Por que só para o Legislativo? Só para os parlamentares? Todos não são iguais perante a lei, como diz a constituição Federal? Justiça boa começa na própria casa.


Quando o pirão é alheio é mais gostoso
O deputado Jonas Lima (PT), ontem apareceu na Aleac menos zangado e até agradeceu ao deputado federal Flaviano Melo (PMDB) por destinar emendas para a prefeitura de Mâncio Lima, comandada pelo irmão Isac Lima. O Jonas fica melhor no tom comedido e não no raivoso.


Uma sandice
Costumo escutar muitas sandices políticas. Uma delas é que o governador Tião Viana está brigado com o senador Jorge Viana (PT) e por isso irá boicotar a sua candidatura à reeleição.


Ver como se comportam
Como estarão perante a população os prefeitos de Feijó, Kiefer Roberto e de Tarauacá, Marilete Vitorino, na eleição do próximo ano? Se estiverem bem popularmente empurram o provável candidato governo Gladson Cameli (PP) para cima, caso contrário para baixo.


Muita reclamação
Falando no senador Gladson Cameli (PP), políticos aliados costumam se queixar que não dá andamento às conversas políticas. Isso não é bom para quem é candidato majoritário. E foi o que prejudicou muito seu tio Orleir Cameli, quando governou o Acre.


Toda pinta
Perguntei ontem a um amigo do PMDB sobre quem seria candidato a senador pelo partido. Disse que pelos movimentos que tem notado está com toda pinta que será o deputado federal Flaviano Melo (PMDB). E foi taxativo: seja Flaviano ou Vagner, o PMDB não fica sem candidato.


Mal divulgados
Existem deputados que são pessimamente divulgados. Alguns o povo nem sabe que estão no parlamento. Esta história de dizer que não precisa ter projeção na Aleac para ganhar, um dia a casa cai. E já vi muitas desabando ao longo de campanhas.


Um efetivo abaixo do ideal
Na avaliação de um oficial da Polícia Militar do Acre, para o efetivo ficar no tamanho ideal, teriam que acontecer cerca de 900 contratações. Não conheço o efetivo. Mas nem por isso se pode condenar o concurso para a PM com um número bem abaixo do desejável. Bem melhor do que nada.


Revira os olhos
Há tempos venho observando e registrando. Acho que nem o anão Montana Jack é tão fã do senador Sérgio Petecão (PSD) do que o deputado Jairo Carvalho (PSD). O Jairo suspira e revira os olhos de felicidade ao encher a boca para falar: “o meu senador Petecão é 100% popular”.


NOVO
É o nome do partido que o advogado Edinei Muniz está organizando, no Acre, e pelo qual pretende disputar uma das vagas de senador. Anotem: a oposição não terá menos de quatro candidatos ao Senado.


Caminho aberto
A oposição tendo quatro candidaturas ao Senado o caminho fica aberto para a FPA lançar dois nomes para senador: Jorge Viana e Ney Amorim. A eleição para o Senado tende a ser uma das mais disputadas e interessantes dos últimos tempos.


Fonte respeitável
Uma fonte que posso considerar como responsável garantia ontem numa conversa de que, ninguém tira a vaga da atual vice Nazaré Araújo (PT) na chapa do candidato ao governo a ser lançado pelo PT, na eleição do próximo ano. “É a vice ideal para qualquer candidato”, enfatizou.


Te cuida, Toniquinho!
O presidente da Federal de Futebol do Acre, Antonio Aquinho, que deve estar com mais de 30 anos no cargo está com o bicho na capação. O Pelezinho estaria se articulando para disputar a eleição para a presidência do órgão. Te cuida, Toniquinho! O Pelezinho faz despacho!


Uma patuscada contra o Brasil
Com essa patuscada que fizeram com o Brasil, pontuando três frigoríficos em irregularidades e generalizando, quando se tem três mil unidades de processamento de carne sem problemas,  os reflexos negativos acontecerão também no Acre, na diminuição dos repasses do FPE e FPM, podem aguardar! Um pecuarista amigo dizia ontem que a arrouba do boi já caiu de 120 para 100 reais. E quando a FRIBOI jogar seus estoques, aqui, o prejuízo à pecuária regional será imenso. Este está sendo um dos maiores golpes no sustentáculo da economia brasileira que é o Agronegócio. Tudo em cima de um espetáculo midiático.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.