Menu

Pesquisar
Close this search box.

Indicado de Gladson Cameli poderá perder o cargo na pasta da Agricultura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira, 22, diz que das 27 superintendências de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsáveis pela fiscalização e inspeção de rebanhos e lavouras nos Estados, pelo menos 19 estão nas mãos de indicados por partidos políticos mas esse quadro deve ficar abalado: no próximo dia 10 de maio, entra em vigor o artigo do decreto 8.762, assinado pela ex-presidente Dilma e pela ex-ministra Kátia Abreu, no ano passado, que para manter o caráter técnico da função, limita a servidores de carreira o preenchimento dos cargos de superintendentes da pasta da Agricultura.


O Acre é um desses casos de nomeação política. Indicado pelo senador Gladson Camelli, o superintendente do Acre Francisco Luziel Carvalho diz que o decreto é “esdrúxulo”. “Eu não me sinto inferior a ninguém por ocupar cargo comissionado”, afirma. Em conversas anteriores com o AC24Horas, o superintendente diz ter orgulho de seu trabalho e que só chegou até ali por mérito e muito esforço. Luziel sempre foi do PP e há muitos anos atua no movimento sindical, sendo referência principalmente quanto à questão dos soldados da borracha. “Não se trata de uma questão que envolve ou não servidor de carreira. Particularmente, acho que deve se julgar se a pessoa tem ou não capacidade para exercer a função”, diz. “É uma questão de honestidade”. Assistente social e advogado, ele observa que tanto superintendente de carreira quanto indicado devem seguir as normas do servidor.


O PMDB, segundo esse levantamento do jornal Estado de São Paulo, domina a estrutura dos escritórios estaduais (10), seguido do PP (4), PR e PSDB (2) e PTB (1), indicações que foram feitas nos governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer. A prática das indicações políticas no setor veio à tona com a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, iniciada há dois anos, ainda no governo Dilma, que revelou um esquema de propinas pagas por frigoríficos a fiscais do Ministério. Para os investigadores, a corrupção nas superintendências do Paraná e de Goiás alimentou caixas partidários.

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido