Menu

Lançamento calendário do povo Ashaninka sob o olhar de Sebastião Salgado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


O resultado das três semanas de visita do fotógrafo Sebastião Salgado à Aldeia Apiwtxa, terra dos Ashaninkas do rio Amônia (foto), rendeu um belíssimo calendário que será lançado nesta segunda-feira, 06, na livraria Nobel, do Via Verde Shopping, às 18h30. Sebastião Salgado, fotógrafo reconhecido internacionalmente, esteve no Acre no ano passado por duas vezes a convite do senador Jorge Viana. Os dois se conheceram em um jantar em Paris e da amizade surgiu a ideia da imersão do fotógrafo em terras acreanas. Um trabalho realmente magnífico. Salgado trata com delicadeza e sutileza, toda a suntuosidade e beleza do povo Ashaninka.

Publicidade

LIVRO
O calendário é apenas uma etapa de um novo projeto de Salgado em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a ONG inglesa Survival International, que resultará na publicação de um livro sobre as culturas indígenas brasileiras.


MELHOR LUGAR
Sou daquelas pessoas que acredita, sinceramente, que a Aldeia Ashaninka do Rio Amônia deveria estar entre os mil lugares que se deveria visitar (não sei se está). É um dos mais belos lugares da nossa floresta encantada. Lá tem alva, tem aquela imensidão de floresta, tem a sombra e por isso, atrai a luz ao coração. E não, não, essa rima não é minha. Quem me dera. É de Milton Nascimento. Só troquei a água pela alva. Porque a alva de lá, colega, é a mais linda que eu já vi. Não que eu tenha visto muitas, mas duvido que tenha uma mais bela.


Nara Marques e Alan Silva estiveram domingo na Arena da Floresta, prestigiando o jogo do Remo devidamente paramentados de torcida super organizada. Muito amor pelo Pará e suas tradições


HÁ VAGAS?
Naturalmente não há impedimento, mas é inegável que é muito chato olhar as redes sociais e ter que aguentar os pré-candidatos às eleições de 2018 questionando, criticando, visitando os melhores lugares da cidade, dando dicas de comidinha, fazendo bloquinho ou simplesmente atacando o sistema com um único objetivo: posar de bom moço para o cidadão, para dizer que desde sempre defendeu o seu interesse. E tudo isso com fotos, muitas fotos.


A QUEM INTERESSA
Há sim candidatos com bons propósitos. Não me refiro a esses. Falo dos moços e moças da pós-verdade, do Fake News, dos amigos do povo, dos melhores do mundo. Muita propaganda e pouca defesa – real – dos interesses do povo. A esses só uma coisa a dizer: melhorem, senhores e, na boa? Seje menos…


Alessandra Machado, jornalista das boas, é amiga para todas as horas. Na foto um registro de seu belo sorriso na (nova lente) do Altino Machado, que se revela cada vez mais um excelente retratista


FERIADO
Não chore pensando que a festa acabou. Sexta-feira tem mais. Sim leitor amigo, sexta-feira é feriado. De quê? Dia Internacional da Mulher. No Acre, acredite, a data é feriado estadual graças à uma lei aprovada na Aleac. Como dia 08 de março cai na quarta-feira, o feriado ficou para sexta-feira.


PALESTRA
A Comissão da Mulher Advogada e Jovem Advogado da OAB- Acre realizada nesta terça-feira, 07, mais um ciclo de palestras. Desta feita em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Uma das palestras mais interessantes será a da empresária Iris Tavares que vai falar sobre “Atitudes Vencedores de Uma Mulher Empreendedora”, no auditório da sede da Ordem no Estado, a partir das 17h.


CERTIFICAÇÃO E SORTEIOS
Além da palestra de Iris Tavares, haverá sorteio de brindes e bolsas parciais de pós-graduação para quem participar, além de certificação de cinco horas/aula. Informações 3216-4000.


SÉRIE EM ALTA
Uma série que ganhou meu coração no ano passado foi “Designated Survivor”, embora ela não tenha feito grande sucesso nos Estados Unidos. Os 10 primeiros capítulos já estão disponíveis na Netflix.  Há ainda 12 capítulos dessa primeira temporada que começam a ser exibidos no final do mês.

Publicidade

SEMELHANÇAS
Talvez tenha gostado tanto de “Designated Survivor”, por conta de suas semelhanças com o Brasil atual. É preciso assistir para entender, naturalmente, mas o sobrevivente designado é aquele cara que ninguém acreditava e que, por uma circunstância trágica, assume a presidência dos Estados Unidos.


FILMES DO OSCAR
E por falar em Netflix, não custa lembrar que o serviço de streaming já anunciou que vai exibir, ainda neste semestre, “Moonlight – Sob a luz do luar”, vencedor do Oscar de melhor filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante, “Até o último homem”, que venceu nas categorias de melhor edição e mixagem de som, além de “Lion – Uma jornada para casa” e Jackie.


PESAR
A coluna se solidariza com a família do empresário Elson Dantas, pelo falecimento de sua mãe, Maria Dantas. Sentimentos também ao amigo Paulo Emílio Dantas, neto de D. Maria e à conselheira do TCE, Naluh Gouveia, que perdeu o pai e o irmão. Que Deus possa consolá-los neste momento de dor.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido