Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Gaguinho”, um campeão esquecido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante quase duas décadas, o primeiro lugar nas corridas de rua no Acre e na região norte tinha um dono absoluto: José Arnaldo Barbosa Pinto (48), o “Gaguinho”, que coleciona os mais importantes títulos no pedestrianismo.


Ao longo de vinte anos nesse esporte, disputou corridas no Rio de Janeiro, Brasília, Rondônia, Natal, Goiás, Porto Alegre e centenas no Acre.


Franzino e gago, o que justifica o apelido pelo qual ficou conhecido no esporte, Gaguinho levou a bandeira do Acre ao ponto mais alto do pódio.

Anúncios


Acumula na sua trajetória os títulos da Corrida Chico Mendes, Do Fogo, Tiradentes e muitas outras organizadas no Acre.


Em 2010, decepcionado com a falta de apoio no esporte, decidiu parar. Se recolheu em casa e passou sete anos no anonimato.


Incentivado por amigos e familiares, resolveu voltar para aos treinos para passar um pouco de sua experiência para os mais jovens e ajudar a identificar novos nomes para o pedestrianismo local.


No dia 14 de janeiro, após sair do primeiro treino, uma acidente interrompeu bruscamente os planos do veterano atleta.


Gaguinho foi atropelado por uma motocicleta e sofreu uma grave lesão no tornozelo direito. Internado, ele aguardou por duas semanas e foi submetido a uma delicada cirurgia. Depois do procedimento, a piro notícia: o campeão correr o risco de nunca mais poder voltar a correr.


“Eu estava saindo de bicicleta e fui surpreendido pelo rapaz da moto. Não vi nada, só senti o impacto e muita dor depois do choque”, contou ele que se recupera em casa da cirurgia.


Ao lado da esposa, Gaguinho conta que desde o acidente a situação tem se agravado. Sem poder andar, não tem como voltar a catar latinhas, atividade que exercia para completar a renda da casa.


Desempregado, ele disse que catar latas  foi a única maneira que encontrou para ganhar o sustento.



” Muita gente prometeu arrumar um trabalho pra mim, mas ninguém me abriu as portas. Eu que tantas vezes subi no ponto mais alto do pódio, hoje me vejo aqui, esquecido e sem reconhecimento, mas confio na solidariedade das pessoas”, desabafa.
A solidariedade na qual o ex-atleta aposta é que as pessoas se sensibilizem para ajuda-lo nesse momento difícil. Ele conta que precisa comprar remédios para acelerar sua recuperação mas não tem dinheiro no momento.


Gaguinho vai precisar ainda de uma bota ortopédica para a próxima fase da recuperação e sem qualquer orgulho, disse que recebe de coração até doações em alimentos.


Aqueles que desejarem colaborar com o campeão Gaguinho, podem entrar em contato pelo telefone (68) 99995 7577, e levar sua contribuição.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido