Menu

Uma estreante administrando bem o desastre de Everaldo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pegar de cara uma dívida de 8 milhões de reais, a cidade completamente destruída, maquinário sucateado, uma crise econômica nacional com reflexos negativos nas prefeituras é para assustar até gestores experientes. Está me surpreendendo estes primeiros dias de gestão da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), noviça na administração. A informação que tenho é que não aparelhou a prefeitura com filiados do PT, fugindo do que é comum em governos petistas. Está priorizando pagar as pendências do INSS, FGTS e outros encargos, sem cujas quitações não se consegue recursos nos ministérios. Com a pequena estrutura abriu frentes de serviços de limpeza das ruas e sempre está pessoalmente nas áreas de trabalho. Fernanda (foto) tem uma virtude comum aos bons gestores que é ser muito ativa, não choraminga pelo abacaxi que recebeu. Está no caminho certo para fazer uma boa administração. Um bom administrador não se conhece na pujança, mas em tempos de crise.


Briga boa
O PSL não pode destituir o vereador Emerson Jarude (PSL) da liderança do partido e colocar o vereador Juruna (PSL) nesta função, por um impeditivo legal: Juruna integra a mesa diretora da Câmara Municipal e assim sendo, pelo Regimento Interno não pode ser líder. Encrencou.


Acabou o muro
Os vereadores que andam se acovardando de opinar sobre a CEI dos transportes coletivos, sob argumento de ser de competência do Conselho Tarifário, tratem de pular do muro. Pela Lei 1230/96, a decisão do Conselho Tarifário sobre reajuste no preço das passagens tem que ser homologada no voto pela Câmara Municipal. Ou seja: os vereadores terão que dizer numa votação aberta se eles ficarão com o povo rejeitando o aumento ou contra o povo aprovando.


Única coisa concreta
Seja qual for a decisão do Conselho Tarifário sobre o aumento das passagens, o resultado será judicializado e não entrará em vigor tão cedo. A composição da atual Câmara Municipal não é mais aquela coisa gelatinosa e subserviente como foi na legislatura passada.


Agindo como um magistrado
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Manoel Marcos (PRB), até aqui tem tido uma condução exemplar neste momento conturbado da CEI, agindo como magistrado, seguindo apenas o Regimento Interno. Além de não criar empecilhos ao debate.


Experiência do parlamento
Quem vem se conduzindo muito bem como líder do prefeito Marcus Alexandre(PT) é o vereador Eduardo farias (PCdoB), sempre ponderado, firme nas defesas da prefeitura, mas sem ser grosseiro e espetaculoso. O “Dudu”, já tem larga experiência em debates políticos.


É o que se ouve da população
Não vejo e não converso com o senador Gladson Cameli (PP) quase um ano. Mas não é preciso ver o Papa para saber que ele existe. Se a eleição para governador fosse hoje o Gladson seria franco favorito. É o que ouço em conversas e até de adversários políticos. Seu nome é moda. Repetindo: isso é hoje e a política é dinâmica e ainda temos dois anos para a eleição.


Pegando muito mal
Mas se tem um fato que está pegando muito mal é os seus aliados ficarem brigando nas redes sociais e o que é muito pior: dando nomes de futuros ocupantes de secretarias. O senador Gladson Cameli (PP) é favorito hoje. Mas estamos muito longe da eleição. E eleição não se ganha de véspera e até porque não se sabe o que vai acontecer em 2018. Já vi favorito perder.


Não é bêbado de ladeira
Não sei se será. Mas se o prefeito Marcus Alexandre (PT) for candidato ao governo não será fácil de ser batido como alguns otimistas apregoam. A eleição no Acre é regionalizada, não é tão atingida pelos escândalos nacionais. A minha experiência me ensinou a ver com ceticismo essa história do já ganhou


Não consigo aceitar
É Lei e cabe ao magistrado aplicar nos seus julgados. Este é um ponto. Mas não consigo aceitar a liberalidade da Audiência de Custódia, onde não se leva em conta a periculosidade do bandido preso, mas apenas se foi bem tratado pela polícia. Resultado: grande parte é liberada.


Muito mal para o policial
O que está acontecendo é que muito marginais com várias passagens pela polícia são liberados na Audiência de Custódia e saem rindo da cara do policial que o prendeu. A bancada federal podia tomar a frente de uma campanha para mudar a legislação que ampara estas audiências.


Muito difícil
O projeto do deputado Heitor Junior (PDT) que pede a redução do ICMS na compra de armas por policiais é até bem intencionado. Mas será muito difícil o governo reduzir este imposto.


Passou porque estudou
O mérito deste rapaz que passou em dois vestibulares de Medicina não tem nada a ver com o ensino público, mesmo porque se sabe que a rede pública de ensino é fraca. Foi aprovado porque deve ter se dedicado com muito afinco ao estudo por conta própria, o valor é seu.


Enfim, uma boa notícia
As ações da prefeitura de Rio Branco conseguiram diminuir em 73% a incidência na cidade.


Febre de malária
Se o presidente do PDT, Luiz Tchê, não estivesse gozando de perfeita saúde, diria que está sob o efeito dos delírios da febre que acompanha os casos de malária. Continua achando que o prefeito Marcus Alexandre (PT) disputará o governo pelo PDT. Se o PDT fosse oposição até seria vantagem, mas o PDT é aliado do PT. Seria o Marcus trocar o mesmo pela mesmice.


Não sei se teria a conduta
O atual presidente do PT, Ermício Sena, foi um democrata na condução do partido. Tomou suas posições partidárias, mas nunca deixou de tratar bem a imprensa. Fique ressaltado.


Versão da PMRB
Recebi e publico: “Luis, bom dia! Acho que você cometeu um equívoco, nós não convidamos mesmo os vereadores de oposição e nem o Jarude. Vejo isso de forma natural, só convidamos para nossa casa e nossas festas pessoas que queremos que estejam conosco comemorando. Essa obra (Centro de Idosos) é fruto de emenda parlamentar do senador Jorge Viana (PT). Ademais nunca fomos convidados para os eventos que a oposição organiza”. Faz sentido a observação da competente colega secretária de Comunicação da PMRB, Andréia Forneck.


Momento belicoso
Analisando bem não faria sentido a PMRB estender o tapete vermelho para vereadores que estão sendo belicosos na Câmara Municipal de Rio Branco. Cada qual com o seu cada qual.


Mudar com esta turma?
Como é que o presidente Michel Temer quer mudar o Brasil e limpar o estigma dos erros cometidos pelo PT tendo no time como estrelas um Edison Lobão e Moreira Franco, respondendo acusações na Lava Jato? Pior que a Dilma ainda não está, porque o governo dela foi uma desgraça, mas se não mudar o curso do seu governo corre o risco de se igualar ao dela.


Coligação poderosa
A chapa proporcional e para Federal da coligação formada pelo PSD-PSDB ficou muito forte e qualquer discussão para o Senado e Governo terá que ter a aliança com protagonista nos debates. Agem certo em solidificar o acordo, discutindo com as lideranças dos municípios.


Não deixa nada sem resposta
Que o sistema de Saúde tem uma série de gargalos, principalmente, quando se trata das suas unidades nos municípios, isso é indiscutível. O ponto positivo é que o secretário Gemil Junior não deixa um questionamento sem resposta e tudo dentro de um alto nível. Não tem empáfia.


Um vice que transmita maturidade
Conversando ontem com um velho amigo e ex-parlamentar federal, este me fazia uma observação muito pertinente. Acha que a escolha do vice do senador Gladson Cameli (PP) deve recair num nome com maturidade, que esteja fora da política e que seja respeitável na sociedade. “Se for pelo lado político”, se afundará. Lembra da trapalhada que foi a escolha dos seus suplentes. Se for colocar deputado estadual, deputado federal pode não simpático. Um nome não político de vice seria mais palatável, observou.


Não é de admirar
Ninguém vá se admirar se o deputado federal Sibá Machado (PT) mais à frente se lançar como candidato a presidente do PT e se este for o seu entendimento não há como lhe impedir. Neste caso bateria chapa com o candidato do grupo do Carioca, o Cesário Braga.


Candidato da cúpula
Cesário Braga não é só o candidato da presidência do PT do grupo do Carioca, mas tem a benção de toda a cúpula palaciana, como foi o caso da eleição do presidente Ermício Sena. Para o PT, está de bom tamanho, é um militante que tem sido veemente na defesa do partido.


Chegou quente
O ministro do STF, Eson Fachin, já chegou autorizando a abertura de investigações contra os senadores José Sarney (PMDB), Renam Calheiros (PMDB) e Romero Juca (PMDB). É uma decisão que mostra que será célere em despachar as ações contra os envolvidos na Lava Jato.


Coberto de razão
O senador Jorge Viana (PT) está coberto de razão quando diz que, o prefeito Marcus Alexandre (PT) estará como protagonista em qualquer discussão sobre candidatura ao governo em 2018. Ninguém pode negar que no primeiro mandato foi um bom gestor, começou bem o segundo, se reelegeu com uma avalanche de votos e é hoje o nome mais popular da FPA. É unânime.


“Cala a boca, jornalista!”
Causou surpresa o artigo de um amigo culto em um diário local, investindo contra a Lava Jato e contra a liberdade de imprensa, com citações como a que “com apoio da imprensa o País está caminhando a passos largos para o fascismo”. Pura bobagem! Imprensa é livre ou não é livre. Imprensa que bate palmas, que vive de incensar quem está no poder, esta sim, não é imprensa Fascismo é querer calar a imprensa, Lava Jato e juízes. No auge das críticas que o seu governo sofria, a presidente Dilma grafou uma frase que marcou positivamente a sua imagem: “prefiro uma imprensa livre, que uma imprensa amordaçada”. E olhe que a Dilma sofreu uma campanha virulenta da mídia. Mas como democrata, ela que foi presa por exercer a liberdade de expressão e viu a imprensa censurada, proferiu a célebre frase. Vamos então parar com esta tolice infantil de que a imprensa está destruindo o Brasil. Não fossem as suas a denúncias a Lava Jato não teria acontecido e a quadrilha que desmontou e prendeu e caminha para prender mais estaria ainda hoje solta e saqueando a Nação. Quem não consegue viver com o contraditório faço a sugestão de leitura do livro “Cala a boca, Jornalista!”, obra de Fernando Jorge. Que relata ao longo do tempo o ódio e a fúria dos mandões contra a imprensa brasileira. Vamos para com esta ladainha de que imprensa boa e a imprensa que elogia.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.